A perspectiva estatal: migrantes e ponto de vista no material pedagógico do Ministério da Educação da República Argentina

  • Rocío Flax Universidad de Buenos Aires, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2025-290122

Palavras-chave:

análise do discurso, discurso pedagógico, migrantes, ponto de vista, estudos decoloniais

Resumo

Analisamos a construção do ponto de vista em materiais produzidos pelo Ministério da Educação da Argentina para trabalhar com o tema migrações. Esse estudo nos permitiu investigar questões como quem são ou podem ser migrantes, quem pode se constituir como sujeitos de conhecimento, quem é relegado à posição de objeto de conhecimento e a partir de qual distância e ângulo de visão eles são observados e estudados. Inscrevemos nossa pesquisa na Análise Crítica do Discurso e usamos uma metodologia qualitativa que analisa um corpus acotado em extenso. Entre os resultados obtidos, destacamos que predomina o ponto de vista das pessoas não-migrantes e coexiste uma distância íntima, que repara em detalhes da vida cotidiana, as necessidades e os desejos das pessoas migratórias, com uma distância pública, que generaliza e homogeneiza experiências. Por fim, a presença de estudantes migrantes nas escolas argentinas é invisibilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avallone, G. y Molinero Gerbeau, Y. (2021). Liberar las migraciones: la contribución de Abdelmalek Sayad a

una epistemología migrantecéntrica. Migraciones internacionales, 12, 1-28.

Bottazzi, F. y Di Tondo, F. (2021). La conservación de textos escolares: entre el afecto y la institucionalización:

El caso de la Biblioteca del Docente. El Toldo de Astier, 12(23), 78-89.

Castro-Gómez, S. y Grosfoguel, R. (2007). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más

allá del capitalismo global. Siglo del Hombre Editores.

Cuenca, M. y Hilferty, J. (1999). Introducción a la lingüística cognitiva. Planeta.

Dvoskin, G. (2024). Entre la reproducción de contenidos y la formación crítica: un análisis crítico discursivo de

las interacciones áulicas en la Ciudad de Buenos Aires. Praxis Educativa, 28(2), 1-17.

Fairclough, N. (1992). Discourse and Social Change. Polity Press.

Fairclough, N. (2003). Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research. Routledge.

Flax, R. (2024a). “¿Cómo creen que se sentirían ustedes si tuvieran que irse a vivir a otro país?” Invisibilización

de les estudiantes migrantes en los manuales oficiales de argentina. Revista Rasal Lingüística, 2024(2).

Flax, R. (2024b). La representación de migrantes en manuales escolares de literatura: entre el silencio, el fracaso

y la nostalgia. Revista de Educación, 31(2), 195-227.

Flax, R. y Forte, D. (2022). Semiótica social y multimodalidad. Herramientas para el análisis de textos.

Editorial Tres más uno.

Foucault, M. (1996) [1978]. La verdad y las formas jurídicas. Gedisa.

Gil Araujo, S. (2010). Una sociología (de las migraciones) para la resistencia. Empiria. Revista de Metodología

de Ciencias Sociales, 19, 235-249.

Hart, C. (2010). Critical Discourse Analysis and Cognitive Science. New Perspectives on Immigration

Discourse. Palgrave Macmillan.

Hart, C. (2014). Discourse, Grammar and Ideology. Bloomsbury.

Hart, C. (2015). Viewpoint in linguistic discourse. Critical Discourse Studies, 12(3), 238-260.

Heiss, S. y Herzog, B. (2021). Invisibilization of Coloniality. The Control of Being, Knowledge and Power.

International and Multidisciplinary Journal of Social Sciences, 10(1), 52-80.

Ibarretxe-Antuñano, I. y Valenzuela Manzanares, J. (2023). Lenguaje y cognición. Editorial Sintésis.

Kress, G. y van Leeuwen, T. (2006). Reading images. The grammar of visual design. Routledge.

Lakoff, G. (1987). Women, fire and dangerous things. The University of Chicago Press.

Langacker, R. (2008). Cognitive grammar: A basic introduction. Oxford University Press.

Lizcano, E. (2006). Metáforas que nos piensan. Sobre ciencia, democracia y otras poderosas ficciones. Editorial

Traficantes de Sueños.

Raiter, A. (2016). Representaciones sociales. En A. Raiter y J. Zullo (Comps.), Al filo de la lengua. Medios,

publicidad y política (pp. 15-36). Ediciones La Bicicleta.

Sayad, A. (1984). État, nation et immigration: l’ordre national à l’épreuve de l’immigration. Peuples

méditerranéens, 27-28, 187-205.

Segato, R. (2006). Racismo, discriminación y acciones afirmativas: herramientas conceptuales. Série

Antropología, 404.

Segato, R. (2007). La nación y sus otros: raza, etnicidad y diversidad religiosa en tiempos de políticas de la

identidad. Prometeo Libros.

Van Leeuwen, T. (2008). Discourse and Practice. New Tools for Critical Discourse Analysis. Oxford University

Press.

Verón, E. (1998). Lo ideológico y la cientificidad. En La semiosis social. Gedisa.

Infografía

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Flax, R. (2025). A perspectiva estatal: migrantes e ponto de vista no material pedagógico do Ministério da Educação da República Argentina. Praxis Educativa, 29(1), 1–24. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2025-290122

Edição

Seção

Artículos