Novos formatos de apropriação do conhecimento de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260319Palavras-chave:
textualidade multimodal, novos letramentos, conhecimento científico, divulgação científica.Resumo
O artigo descreve no ambiente universitário as novas dinâmicas de comunicação da ciência no âmbito das Sociedades da Informação e do Conhecimento, que com a irrupção das tecnologias digitais transformaram os hábitos de acesso e transmissão do conhecimento científico, difundido em sua maioria na fala e escrita cultura. Argumentará de forma discursiva por que é necessário explorar novos letramentos e formas de textualidade multimodal como alternativas emergentes para a apreensão e disseminação do conhecimento científico, em contraste com os formatos tradicionalmente utilizados pelas universidades na apropriação e disseminação desse conhecimento e formação de profissionais.
Downloads
Referências
Area, M. (2008). La alfabetización digital y la formación ciudadana del siglo XXI. Recuperado de: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432014000300002
Archer, A. (2010). Multimodal texts in Higher Education and implications for writing pedagogy. English in Education, 201-213 DOI:10.1111/j.1754-8845.2010.01073.x
Ataide Malcher, Maria, & Cunha Lopes, Suzana (2013). Construyendo una noción de comunicación de la ciencia. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (122),74-81. ISSN: 1390-1079. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16057409011.
Barbero, J. (2005). La comunicación de la ciencia en Colombia. . En MinCiencias, La percepción que tienen los colombianos de la ciencia y la tecnología (págs. 105 - 118). Bogotá: MinCiencias.
Balanskat, A., Blamire, R., & Kefala, S. (2006). EC EUROPA EU. Recuperado de: www.ec.europe.eu.edu.
Barnton, D. (2001). Directions for Literacy research: Analysing language and social practices in a textually mediated world. Language and Education. 5(2&3), 92-594 104.
Bedia, M., & Castillo, L. (2010). Hacia una teoría de la mente corporizada. La influencia de los mecanismos sensomotores en el desarrollo de la cognición. Revista ANFORA, 101-124.
Berstein, B. (1998). Pedagogía, control simbólico e identidad: teoría, investigación y crítica. Morta. Colección pedagogía.
Bourdieu, P. (1983). El campo científico. En R. Ortiz, Pierre Boudiey: Sociología (págs. 122-155). San Paulo: Colección Grandes Cíentificos Sociales.
Broncano, F. (2004). ¿Capacidades metarrepresentacionales y conducta simbólica? Estudios de Psicologia, 1883-203.
Cabrales, O & Díaz, V. (2017). El aprendizaje autónomo en los nativos digitales. Conhecimento & Diversidade, 9 (17). pp. 12-32. Recuperado de:https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/3473
DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v9i17.3473
Camacho, A. (2017). La norma escrita en las conversaciones de WhatsApp de estudiantes universitarios de posgrado. Revista mexicana de investigación educativa, 48-56. Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662017000401077
Carrillo D, S.; Calle A; & Ramirez, D. (2015). Alfabetización: una ruta de aprendizaje multimodal para toda la vida. CERLALC, UNESCO. Recuperado de: https://cerlalc.org/publicaciones/alfabetizacion-una-ruta-de-aprendizaje-multimodal-para-toda-la-vida/
Cassany, D. (2006). Trás las lineas. Sobre la lectura contemporánea. Madrid: Anagrama.
Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Barcelona: Grupo Editorial Siglo Veintuno.
Cazau, P. (2004). Estilos de aprendizaje: Generalidades. Recuperado de: https://scholar.google.es/scholar?hl=es&as_sdt=0%2C5&q=estilos+de+aprendizaje&lr=lang_es&oq=estilos+de
Clement, T. (2012). En T. Clement, Digital humanities pedagogy: practices, principles and politics (págs. 365- 388). London: Open Book Publishers. Recuperado de: http://books.openedition.org/obp/docannexe/image/1656/img-2.jpg
Clivaz, C., Pache, C., Rivoal, M. &. Sankar, M. (2015). Multimodal literacies and academic publishing: The eTalks. Information Services & Use. Journal: Information Services & Use, vol. 35, no. 4, pp. 251-258. Recuperado de: https://content.iospress.com/download/information-services-and-use/isu781?id=information-services-and-use%2Fisu781.
Cobo, C. y Moravec, J. (2011). Aprendizaje Invisible. Hacia una nueva ecología de la educación.Barcelona: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/324919044_Aprendizaje_Invisible_Hacia_una_nueva_ecologia_de_la_educacion
Condie, R., & Munro, B. (2007).. In BECTA (Eds.) Obtenido de http://dera.ioe.ac.uk/1627/
Dominguez Lázaro, Ma. De los Reyes (2009). La importancia de la comunicación no verbal en el desarrollo cultural de las sociedades. Revista Razón y Palabra. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3104442
Dussel, I. (2012). La formación docente y la cultura digital: métodos y saberes en una nueva época. Buenos Aires: Paídos. Recuperado de: https://isfd160-bue.infd.edu.ar/sitio/wp-content/uploads/2020/02/02-Dussel-La-Formacion-Docente-y-La-Cultura-Digital.pdf
Fajardo, E., Roa, C. & Cervantes, L. (2020). Complejizar La Competencia En Lenguaje, Un Terreno De transición Entre Lo lingüístico Y Lo Multimodal. Revista Boletín Redipe, vol. 9, n.º 4, abril de 2020, pp. 137-52, doi:10.36260/rbr.v9i4.954.
Fleaming, N., & Mills, C. (1992). Nor another inventory, rather a caralyst for reflection to improve the academy. Education and Innovation Research, 137-144. Recuperado de: https://digitalcommons.unl.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1245&context=podimproveacad
Fúquene Bolaños, S. V. (2016). Las Competencias Informacionales: Un Marco Para El Desarrollo Del Aprendizaje Autónomo. Bogotá: Universidad Militar Nueva Granada. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10654/14798
Gee, J. (2004). Situated language and learning. Routledge. Recuperado de: https://gamesandlearning.files.wordpress.com/2016/01/gee-2004-ch1.pdf
González García, J. (2018). El enfoque multimodal del proceso de alfabetización. Educacao em Revista. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/edur/a/DpbjKPkLtryKvZR9cHxFrsz/?format=pdf&lang=es
Henao, A., Octavio, S., & Ramirez, D. (2016). Impacto de una experiencia de producción textual mediada tecnologías de información y comunicación en las nociones sobre el valor epístemico de la escritura. Revista Educación y Pedagogía , 223-238. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2362627
Hederich, C. (2005). La percepción que tienen los colombianos sobre la ciencia y la tecnología . Bogotá: Colciencias
Hinton, G., & Nowlan, S. (1987). How learning can guide evolution. Semantic Scholar, 495-502. Recuperado de: http://www.cs.toronto.edu/~hinton/absps/evolution.htm
Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Nuevos alfabetismos: su práctica cotidiana y el aprendizaje en el aula. Madrid: Morata. Recuperado de: https://edmorata.es/libros/nuevos-alfabetismos-su-practica-cotidiana-y-el-aprendizaje-en-el-aula/
MEN, L. y. (2008). MinEducación. Obtenido de Ministerio de Educación Nacional de Colombia: www. mineducación.gov.co .
Meneses, M. P., Nunes, J. A., Añón, C. L., Bonet, A. A., & Gomes, N. L. (2019). Un discurso sobre las ciencias. In Boaventura de Sousa Santos: Construyendo las Epistemologías del Sur Para un pensamiento alternativo de alternativas, Volumen I (pp. 31–72). CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctvt6rmq3.6
Moravec, J. (de.) (2013). Knowmad society. Minneapolis: Education Futures. Recuperado de: https://educationfutures.com/storage/app/media/documents/KnowmadSociety.pdf
Morin, E. (2010). Ciencia com consciencia. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Recuperado de: https://ddd.uab.cat/pub/analisi/02112175n10-11/02112175n10-11p325.pdf
Nolfi, S. &. (1996). Learning to adapt to changing environments in evolving neural networks. Adaptative Behavior, 75-88. Recuperado de: https://doi.org/10.1177/105971239600500104
Pasadas, C. (2010). Multialfabetización y redes sociales en la universidad: Competencias informacionales y digitales en la educación superior. Universidad y Sociedad de conocimiento, 43-57. Recuperado de: http://openaccess.uoc.edu/webapps/o2/bitstream/10609/2605/1/pasadas-esp.pdf
Pérez Tornero, J., Tejedro, S., & Simello, N. (2015). Estudiantes universitarios ante los retos formativos de las Redes Sociales: El caso de Colombia. Estudios sobre el mensaje periodístico, 509-521. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/368/36812036013.pdf
Rifkin, J. (2009). La terecera revolución industrial. Cómo el poder lateral estra transformando la energía y la economía del mundo. Paidos Estado y Sociedad.
Sánchez Asín, A. B. (s.f.). . (2009). La sociedad del conocimiento y las tics: una inmejorable oportunidad para el cambio docente. Pixel-Bit. Revista De Medios Y Educación, (34), 179-204. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/368/36812036013.pdf .
Sánchez Asín, A., Boix Peinado, J. L., & & Jurado de los Santos, P. (2009). La sociedad del conocimiento y las tics. Revista de Medios y Educación , 179-204.
Santos, Boaventura de Sousa. (2009). Um discurso sobre as ciencias. 6. ed. São Paulo: Cortez. Recuperado de: https://doi.org/10.2307/j.ctvt6rmq3.6
Small, G., & Vorgan, G. (2009 ). El cerebro digital. Barcelona: Urano.
Qustodio. (2020). Conectados más que nunca. Apps y nativos digitales: la nueva normalidad . Barcelona: Qustodio. Recuperado de: https://www.observatoriodelainfancia.es/ficherosoia/documentos/7131_d_Qustodio-2020-report.pdf
Wolton, D. (2011). Informar y no comunicar. Rio de Janeiro: Editora UnB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).