Anotações sobre a organização e o funcionamento da Universidade Obreira Nacional (1953-1955)

  • Alvaro Sebastián Koc Muñoz IdIHCS-CONICET-UNLP

Palavras-chave:

investigação educativa, pedagogias decoloniais, autorização discursiva.

Resumo

Neste artigo começaremos por fundamentar a potência pedagógica da investigação educativa, dado que educa de um modo particular a respeito do que significa investigar e o cumulo de licenças e autorizações –assim como de exclusões- que deveriam estar compreendidas em seu devir e manifestações. A partir desta premissa, tentaremos discernir entre aquelas práticas que reeditam modos de colonialidade persistentes na academia e aqueles gestos com capacidade de ruptura a respeito das opressões de categorias tradicionais.  Esperamos que tal inventário de práticas disruptivas- decoloniais em espírito, incluso de modo implícito- colabore com a (re) instituição de novas narrativas em uma expressão do que Catherine Walsh promete como políticas do nomear (Walsh, 2014) e o que a investigação social mais radical propicia como participação (disputada) nos modos de representar o mundo (Denzin & Lincoln, 2011, 2012; Kincheloe & McLaren, 2012). Esperamos, pois, que o próprio ato discursivo que o artigo expõe constitua um relato decolonizante, imbuído de sua própria força pedagógica.

 

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Biografia do Autor

Alvaro Sebastián Koc Muñoz, IdIHCS-CONICET-UNLP

TITULOS OBTENIDOS

Profesor de Sociología Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación

Universidad Nacional de La Plata 2012

Licenciado en Sociología Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación

Universidad Nacional de La Plata 2014

 

 

ANTECEDENTES DE INVESTIGACIÓN

Tipo de beca: Interna Doctoral

Institución otorgante: CONICET

Duración: 5 años

Fecha de inicio: 1/4/2016

Tema de investigación desarrollado: La Universidad Tecnológica Nacional entre el ascenso de la “Revolución Libertadora” (1955) y el declive de la “Revolución Argentina” (1973). Un estudio sobre la política de educación superior técnica en Argentina durante el desarrollismo.

El proyecto de investigación propone describir y analizar el impacto de las políticas desarrollistas de modernización cultural y científica en la Universidad Tecnológica Nacional en el periodo comprendido entre la “Revolución Libertadora” de 1955 y el retorno al régimen democrático en 1973. Concretamente se propone analizar el alcance que tuvieron en dicha institución las políticas estatales de promoción de la producción científica, regionalización de la educación superior y los cambios en la organización académica durante este período.

 

CARGOS DOCENTES ACTUALES

Cargo: Docente provisional de la asignatura Historia

Institución: EET Nº6 “Albert Thomas”

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Koc Muñoz, A. S. (2019). Anotações sobre a organização e o funcionamento da Universidade Obreira Nacional (1953-1955). Praxis Educativa, 23(1), 1–12. Recuperado de https://ojs.unlpam.edu.ar/ojs/index.php/praxis/article/view/3086

Edição

Seção

Artículos