Expectativas universitárias e escolha profissional. Uma análise de casos atípicos de licenciados, licenciados de primeira geração e estudantes em fase de conclusão
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280208Palavras-chave:
expectativas – escolha de carreira – primeira geração de estudantes universitarios – relação com o saber – desigualdades.Resumo
Neste artigo, analisamos as expectativas em relação aos estudos universitários e à escolha de carreira dos estudantes universitários e licenciados de primeira geração. O nosso interesse por esta população em particular deve-se ao facto de se tratar de casos atípicos.A perspetiva teórica é a relação com o saber e a sociologia disposicionalista e contextualista. A metodologia é qualitativa e utilizámos entrevistas em profundidade com uma amostra de 35 estudantes de três cursos de licenciatura da Universidade Nacional de La Plata.As famílias e a experiência escolar foram centrais na construção das expectativas, enquanto a escolha da carreira foi definida com base no trânsito pela escola secundária, na própria experiência universitária e noutros ambientes não escolares.
Downloads
Referências
Adrogué, C., y García de Fanelli, A. (2021). Brechas de equidad en el acceso a la educación superior argentina.
Páginas De Educación, 14(2), 28-51. https://doi.org/10.22235/pe.v14i2.2507
Aguilar, V. B. (2019). Deserción en el sistema universitario: el caso de la carrera de Licenciatura en Enfermería.
Escuela Superior de Ciencias de la Salud – UNCPB (Tesis de maestría).
Benvegnu, M. A. (2015). Eje 3: el ingresante universitario como sujeto de aprendizaje. En Benvegnu, M. A.
(comp.). Ingreso universitario. Políticas y estrategias para la inclusión: nuevas complejidades, nuevas
respuestas (pp. 149-156). 1ª ed. – Luján: EdUNLu.
Carli, S. (2012). El estudiante universitario: Hacia una historia del presente de la educación pública. Buenos
Aires, Siglo XXI Editores.
Cambours de Donini, A. M. y Arias, M. F. (2016). Aproximaciones a un perfil de los ingresantes en las
universidades del Conurbano bonaerense. En Cambours de Donini, A. M. y Gorostiaga, J. M. (coords.) Hacia
una universidad inclusiva. Nuevos escenarios y miradas (pp. 19-40). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Aique
Grupo Editor.
CEPAL (2010). Panorama social de América Latina. ISBN 978-92-1-323465-5.
Charlot, B. (2008). La relación con el saber. Elementos para una teoría. 1ª ed.- Buenos Aires: Libros del Zorzal.
Charlot, B. (2014). La relación de los jóvenes con el saber en la escuela y en la universidad, problemáticas,
metodologías y resultados de las investigaciones. Polifonías revista de educación, (4).
Corica, M. A. (2012). Juventud y futuro: educación, trabajo y grupos familiares. [Tesis de doctorado].
Universidad Nacional de Buenos Aires.
Cotignola, M., Legarralde, M. y Margueliche, J. (2017). Las trayectorias universitarias de estudiantes de
Sociología de la FaHCE: Un análisis desde los registros administrativos. Cuestiones de Sociología (17).
Coulon, A. (1995). Etnometodología y educación. Barcelona, España: Paidós Ibérica S.A.
Dalle, P., Boniolo, P., Estévez Léston, B., y Carrascosa, J. (2020). Desigualdad de oportunidades de graduación
universitaria en Argentina (1975 - 2015): efectos del territorio, la clase social de origen y el nivel educativo
familiar. Ciudadanías. Revista De Políticas Sociales Urbanas, (3).
Di Piero, E.; Garriga Olmo, S. y Marchel, A. L. (2024). Expectativas de estudiantes del nivel secundario
bonaerense sobre el nivel superior en la pandemia: entre ampliación, la reconfiguración y las desigualdades.
RASE, 17 (1), 27-49. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/26862
Fernández, T.; Trevignani, V.; Cardozo, S.; Pacífico, A.; Marques, A.; Kunrath, R.; Da Cunha, P. (2022). Perfil
de ingreso, puntos de bifurcación en la trayectoria y desafiliación en el ingreso a la universidad. un estudio de
caso comparado en tres universidades de Argentina, Brasil y Uruguay. 1ª ed. – Santa Fe: Universidad Nacional
del Litoral. Libro Digital.
García, A. M. (2017). La graduación: un reto para los estudiantes universitarios de primera generación. Revista
de Educación Superior en América Latina. 1 (1), 14-15.
Kessler, G. (2002). La experiencia escolar fragmentada. Estudiantes y docentes en la escuela media en Buenos
Aires. Buenos Aires: IIPE-UNESCO.
Lahire, B. (2019). Para una sociología disposicionalista y contextualista. Clivajes. Revista de Ciencias Sociales.
(12), 1-17.
Marano, G. (2023). Problemáticas y desafíos en la articulación entre el nivel secundario y la universidad.
Algunas reflexiones preliminares a partir del análisis de las políticas de articulación 2006-2020. En Vercellino,
S. y Pogré, P. (comp.) Transiciones. Instituciones y subjetividades en los inicios de los estudios universitarios
(pp. 239-251). 1ª ed.- Viedma: Universidad Nacional de Río Negro.
Molina Derteano, P. (2021). Elecciones educativas de los hogares en los aglomerados urbanos entre 2003 y
En Chávez Molina y Muñiz Terra (comp.) El desencuentro. Diferencias de clase en la Argentina desigual
(pp. 39-57). Buenos Aires: Ediciones Imago Mundi.
Muñiz Terra, L. (2021). Desigualdades sociales dinámicas: el lugar de la transmisión familiar en las trayectorias
laborales de las clases de servicios y trabajadoras. En Chávez Molina y Muñiz Terra (comp.) El desencuentro.
Diferencias de clase en la Argentina desigual (pp. 17-37). Buenos Aires: Ediciones Imago Mundi.
Pogré, P.; Cambours de Donini, A. M.; Vidondo, M. y Bifano, F. (2023). Concepciones, políticas y prácticas
para abordar la articulación. En Vercellino, S. y Pogré, P. (comp.) Transiciones. Instituciones y subjetividades en
los inicios de los estudios universitarios (pp. 219-230) 1ª ed.- Viedma: Universidad Nacional de Río Negro.
Rovelli, L., & Garriga Olmo, S. (2023). Reconfiguraciones y aprendizajes institucionales orientados al acceso,
la permanencia y el egreso en la Educación Superior en Argentina. Un estudio de caso en la UNLP. Revista de
Educación, 1(31. 2), 31-50. https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/7737
Santos Sharpe, A. (2018). Discontinuar los estudios en la universidad. Un estudio comparativo sobre la
experiencia del abandono en cuatro carreras de la Universidad de Buenos Aires. [Tesis de doctorado].
Universidad Nacional de Buenos Aires.
Saraví, G. (2015). Juventudes fragmentadas: socialización, clase y cultura en la construcción de la desigualdad.
Flacso México: CIESAS.
Suasnábar, C.; Rovelli, L. (2016). Ampliaciones y desigualdades en el acceso y egreso de estudiantes a la
educación superior en la Argentina. Pro-Posições; 27 (3) 81-104.
Veleda, C. (2002). Estrategias individuales y familiares en la elección de las instituciones de educación superior.
En Kisilevsky, M. y Veleda, C. Dos estudios sobre el acceso a la educación superior en la Argentina. Buenos
Aires: IIPE-UNESCO.
Visacovsky, N. y Frank Italia, P. (2016). Encuentros y desencuentros entre universidad y escuela secundaria. En
Cambours de Donini, A. M. y Gorostiaga, J. M. (coord.) Hacia una universidad inclusiva. Nuevos escenarios y
miradas (pp. 101-120). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Aique Grupo Editor.
Fuentes
• Síntesis de Información Estadísticas Universitarias 2015-2016. Departamento de Información Universitaria.
Secretaría de Políticas Universitarias. Ministerio de Educación.
• Síntesis de Información Estadísticas Universitarias 2016-2017. Departamento de Información Universitaria.
Secretaría de Políticas Universitarias. Ministerio de Educación.
• Síntesis de Información Estadísticas Universitarias 2017-2018. Departamento de Información Universitaria.
Secretaría de Políticas Universitarias. Ministerio de Educación.
• Síntesis de Información Estadísticas Universitarias 2018-2019. Departamento de Información Universitaria.
Secretaría de Políticas Universitarias. Ministerio de Educación.
• Síntesis de Información Estadísticas Universitarias 2019-2020. Departamento de Información Universitaria.
Secretaría de Políticas Universitarias. Ministerio de Educación.
• Síntesis de Información Estadísticas Universitarias 2020-2021. Departamento de Información Universitaria.
Secretaría de Políticas Universitarias. Ministerio de Educación.
• Síntesis de Información Estadísticas Universitarias 2021-2022. Departamento de Información Universitaria.
Secretaría de Políticas Universitarias. Ministerio de Educación.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Santiago Garriga Olmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).