Percepções de estudantes universitários sobre habilidades de pensamento crítico

  • Dominga Elsa Velázquez Facultad de Ciencias Agropecuarias y Desarrollo Rural- UNP
  • Lida Graciela Valenzuela Universidad Nacional de Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280310

Palavras-chave:

pensamento crítico, compreensão leitora, análise, empatia intelectual, avaliação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever o nível de desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico percebido pelos estudantes da Universidade Nacional do Pilar (UNP). A abordagem foi quantitativa, com delineamento observacional e transversal. A população incluiu 2.950 alunos de sete unidades acadêmicas. A amostra foi de 341 unidades, determinada com margem de erro de 5 %, nível de confiança de 95 %, estratificada e selecionada aleatoriamente por discagem telefônica. Utilizamos o questionário do Google até completar o valor necessário para cada estrato. Aplicamos o instrumento validado por Canese (2020) de habilidades de pensamento crítico. Constatámos que os alunos atingiram um nível intermédio (62 %) em todas as competências, sendo o nível degradado de acordo com a complexidade do processo de pensamento exigido. Isso revela a necessidade de aprimorar essas habilidades de pensamento crítico na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Camacho Tovar, G. L. C., Jordán Yépez, A. E., & Contreras, G. A. (2015). METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN EDUCACIONAL. file:///C:/Users/hplap/Downloads/Libro%20Angela%20Elizabeth%20Jord%C3%A1n%20Y%C3%A9pez%202015%20Metodolog%C3%ADa%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%20educacional.pdf
Canese, I. (2020). Percepción del desarrollo de las habilidades del pensamiento crítico en la Universidad Nacional de Asunción. Paraguay. Perfiles educativos, pp 21-35.
Cangalaya, L. (2020). Habilidades del pensamiento crítico en estudiantes. Desde el Sur | Volumen 12, número 1., pp. 141-153. https://doi.org/ 10.21142/DES-1201-2020-0009
Carlino, P. (2013). ALFABETIZACIÓN ACADÉMICA DIEZ AÑOS DESPUÉS. 18, 27.
Cátedra UNESCO. (2015). Cátedra UNESCO. Lectura y escritura: continuidades, ruptura y reconstrucciones. En N. T. Álvarez Martínez, & C. Muse (Ed.), Leer en la Universidad, una cuestión crítica (Vol. 3, págs. 63-70). Córdoba, Argentina: Oficina de Conocimiento Abierto OCA. Obtenido de http://rdu.unc.edu.ar
Curiche, D. (2015). Desarrollo de habilidadesdel pensamiento crítico por medio de aprendizaje colaborativo medido por computador en alumnos del tercer año medio en la asignatura de filosofía . Universidad de Chile.
Flores Guerrero, D. (junio de 2016). La importancia y el impacto de la lectura, redacción y pensamiento crítico en la Educación Superior. ZONA PRÓXIMA(24), 128-135.

Gómez, D. A., & De La Herrán Gascón, A. (2018). Desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes de Educación Secundaria: Diseño, aplicación y evaluación de un programa educativo. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 22(4), 269-285. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i4.8416
Gómez-López, J. R., & Reyes-Lizárraga, J. O. (2015). ANÁLISIS DE USO DE LA
PLATAFORMA MOODLE EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS. RITI Journal, 13(5), 24-28.
Hernandez Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la Investigación. México: Mc Graw Hill.
Innova&accion.com. (2023). Recuperado el 15 de 10 de 2023, de Innova&accion.com: https://innovayaccion.com/blog/se-puede-aprender-a-pensar-una-aproximacion-al-pensamiento-critico
Lillis, T. (2021). El enfoque de literacidades académicas: Sostener un espacio crítico para explorar la participación en la academia. Enunciación, 26, 55-67. https://doi.org/10.14483/22486798.16987
Ortiz Arellano, E. (2013). Epistemología de la Investigación Cuantitativa y Cualitativa: Paradigmas y Objetivos. Revista de Claseshistoria, 408, 1-23.
Qualtrics. (s.f.). Obtenido de Qualrics: https://www.qualtrics.com/es-la/gestion-de-la-experiencia/investigacion/calcular-tomano-muestra/
Rivadeneira, E. M. J., Torres, T. Y. V., Jaramillo, N. I. A., Ayovi, D. J. Q., & Cubi, J. G. A. (2023). Estrategias efectivas para fomentar el Pensamiento Crítico en el Aula. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(2), Article 2. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i2.5780
Rojas García, I. (2016). Enseñar a leer y escribir en las disciplinas. Estado de la cuestión en las universidades colombianas. Folios, 45(1), 29-49. https://doi.org/10.17227/01234870.45folios29.49
Sanz de Acedo Lizarraga, M. L. (2016). Competencias cognitivas en Educación Superior. NARCEA, SA de ediciones. https://narceaediciones.es/es/Madrid
Velázquez, D. E. (2019). Comprensión Lectora de los estudiantes del primer curso, Carrera Ingeniería Agropecuaria de la UNP. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 3(1), 287-302. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v3i1.25
Velázquez, D. E. V. (2019). Procesos cognitivos en estudiantes del primer año de la carrera Ingeniería Agropecuaria de la Facultad de Ciencias Agropecuarias y Desarrollo Rural de la Universidad Nacional de Pilar /. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1654-1667. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1152
Infografía

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Velázquez, D. E., & Valenzuela, L. G. (2024). Percepções de estudantes universitários sobre habilidades de pensamento crítico. Praxis Educativa, 28(3), 1–17. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280310

Edição

Seção

Artículos