Tautologias menstruais políticas (estéticas)

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270313

Palavras-chave:

visualidade; ciclo menstrual; pesquisa artística; performance; pedagogia cuir

Resumo

Este artigo partilha as incertezas, curiosidades e promiscuidades disciplinares a partir das quais se desenvolve a metodologia(R)gia da investigação de doutoramento que estou a realizar sobre as visualidades e experiências sensíveis do ciclo menstrual em escolas secundárias. A abordagem narrativa e (auto)biográfica com um posicionamento feminista situado e queer, em ressonância com a retórica visual, os olhares e a performance abrigada na Arte como linguagem vital configura a proposta política (estética) que aqui se partilha e a partir da qual esta tese é construída. Ao mesmo tempo, esta proposta pretende ser um contributo para a demarcação do entendimento da ciência moderna colonial com uma pretensão objectiva, empírica e universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ornela Barone Zallocco, Universidad de Mar del Plata, Universidad de La Plata, Argentina

Profesora y Diseñadora en Comunicación Visual (UNLP) , se formó en “Educación, Imágenes y Medios” por FLACSO, Diplomada en “Construcción de Proyectos en Ciencias Sociales” en IDES. Doctoranda en Educación por la UNR. Actualmente trabaja como docente en la Facultad de Humanidades (UNMdP) y en una Escuela Secundaria Técnica. Forma parte del Grupo de Investigación del GIIEC - CIMED. Y del Grupo de Extensión PedagOrgía dependiente de la FH de la UNMdP. Coordinadora del Observatorio de Género y Diseño en el Laboratorio de Investigación en Comunicación Visual de la Facultad de Artes de la Universidad Nacional de La Plata

Referências

Ahmed, S. (2019). Fenomenología Queer: orientaciones, objetos, otros. Bellaterra Editorial.

Alcázar, J. (2014). Performance. Un arte del yo. Autobiografía, cuerpo e identidad. Siglo XXI.

Amícola, J. (2007). Autobiografía como autofiguración: Estrategias discursivas del yo y cuestiones de género. Beatriz Viterbo.

Anzaldúa, G. (2021). Luz en lo oscuro. Ed. Hekht.

Bal, M. (2016). Tiempos trastornados: Análisis, historias y políticas de la mirada. Ediciones Akal.

Barone Zallocco, O. (2019). Lo cuir de la menstruación en las aulas. Rev. de Educación UNMdP, (18), 233-250.

Barone Zallocco, O. (2021). Teñir la ESI de rojo menstrual. Praxis educativa, 25(1), 1-16. https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2021-250117

Calafell Sala, N. (2007). Textualidades femeninas: la auto(bio)grafía en Victoria Ocampo, Norah Lange y Alejandra Pizarnik. Extravío. Revista electrónica de literatura comparada, (2). Universidad Autónoma de Barcelona.

Coccia, E. (2017). La vida de las plantas. Una metafísica de la mixtura. Miño y Dávila.

Denzin, N. K. y Lincoln, Y. S. (Eds.). (2015). Métodos de recolección y análisis de datos: manual de investigación cualitativa. GEDISA.

Didi-Huberman, G. (1997). Lo que vemos, lo que nos mira. Manantial.

Finley, S. (2015). Investigación con base en las artes. En K. N. Denzin e Y. S. Lincoln, Métodos de recolección y análisis de datos. Gedisa.

Fisher, M. (2018). Lo raro y lo espeluznante. Ediciones Alpha Decay, S.A.

flores, v. (2018). Esporas de indisciplina. Pedagogías trastornadas y metodologías queer. En fabi tron (Ed.), Pedagogías Transgresoras II (pp. 141 -208). Bocavulvaria ediciones.

flores, v. (2019). Una lengua cosida de relámpagos. Hekht.

flores, v. (2021). Romper el corazón del mundo: modos fugitivos de hacer teoría. La Libre Editora.

García-Huidobro Munita, R. (2016). La narrativa como método desencadenante y producción teórica en la investigación cualitativa. EMPIRIA. Revista de Metodología de las Ciencias Sociales, (34), 155-177.

Groys, B. (2018). Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Caja negra.

Guasch, A. M. (2005). Doce reglas para una Nueva Academia: La <> y los estudios audiovisuales. En J. L. Brea (Ed.), Estudios visuales (pp. 59-74). Ediciones Akal.

Haraway, D. (2021). Testigo_Modesto@Segundo_MIlenio.HombreHembra Ⓒ_Conoce_ OncoRataⓇ. Rara Avis.

Haudricourt, A. (2019). El cultivo de los gestos. Cactus.

Hernández Hernández, F. (2008). La investigación basada en las artes. Propuestas para repensar la investigación en educación. Educatio Siglo XXI, (26), 85-118.

Laguna González, M. (2005). Escritura autobiográfica. LINDARAJA. Revista de estudios interdisciplinares, (3). Foro universitario de Realidad y ficción.

Lopes Louro, G. (2018). Los estudios feministas, los estudios gays y lésbicos y la teoría cuir como políticas de conocimiento. En G. Herczeg (Comp.), Pedagogías Transgresoras. Bocavulvaria.

Masson, L. (2017). Epistemología rumiante. Pensaré cartoneras.

Nussbaum, M. C. (2012). El ocultamiento de lo humano. Repugnancia, vergüenza y ley. Katz Editores.

Passeggi, M. D. C. (2015). Narrativa, experiencia y reflexión autobiográfica: por una epistemología del sur en educación. En G. J. Murillo Arango (Ed.), Narrativas de experiencia en educación y pedagogía de la memoria. CLACSO.

Pérez, M. (2016). Teoría Queer, ¿para qué? ISEL, 5, 184-198.

Preciado, P. B. (2020). Yo soy el monstruo que os habla: informe para una academia de psicoanalistas. Anagrama.

Preciado, P. B. (2022). Dysphoria mundi. Anagrama.

Porta, L., Ramallo, F. y Aguirre, J. (2018). La expansión (auto)biográfica: Territorios habitados y sentidos desocultados en la investigación educativa. Interritórios Revista de Educação, 4(7), 164-183. Universidade Federal de Pernambuco.

Rebentisch, J. (2018). Estética de la instalación. Caja Negra.

Silverman, K. (2009). El umbral del mundo visible. Ediciones Akal.

Stengers, I. (2020). Pensar con whitehead. Editorial cactus.

Tarzibachi, E. (2017). Cosa de mujeres. Menstruación, género y poder. Sudamericana.

Whitehead, A. (2022). Modos de pensamiento. Cactus.

Infografía con presentación del tema, metodología y aportes del artículo

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Barone Zallocco, O. (2023). Tautologias menstruais políticas (estéticas). Praxis Educativa, 27(3), 1–14. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270313

Edição

Seção

Artículos