Universidade, movimentos populares e Diálogo de Saberes
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270203Palavras-chave:
Diálogo de Saberes; universidade e movimentos populares; interculturalidade; lugar epistêmico-político; práxis de lutas populares pela vidaResumo
Apresento aqui o tema do Diálogo do Saber como estruturação de uma aliança política entre o mundo universitário e os movimentos populares. Inicia-se com uma breve memória de alguns elementos que estiveram presentes ao longo da história regional latino-americana-caribenha nesse esforço que não é novo, mas teve importantes contribuições entre o final do século XX e até agora o XXI. Analiso as características e componentes deste Diálogo do Saber a partir dos princípios da interculturalidade a partir da unidade do político e do epistêmico e da proposta de partir da opção por um lugar epistêmico-político específico: a práxis das lutas populares pela vida. Por fim, destaco a importância do aprofundamento desse caminho para o fortalecimento das organizações e lutas populares e para a concretização de um caminho popular e descolonizador para nossas universidades.
Downloads
Referências
Andrango, A. (2009). Entrevista realizada por el autor en Quito. Enero de 2009.
Ardiles, O. (1973). Bases para una de-strucción de la Historia de la Filosofía en la América Indo-Ibérica. En O. Ardiles, Hacia una Filosofía de la Liberación Latinoamericana. (pp. 7-26) Bonum.
Argumedo, A. (2004). Los silencios y las voces en América Latina. Notas sobre el pensamiento nacional y popular. Ed, del Pensamiento Nacional – Colihue.
Baschet, J. (2002). ¿Los zapatistas contra el imperio? Una invitación a debatir el libro de Michael Hardt y Toni Negri. Revista Chiapas, 13.
Carri, R. (1968). Isidro Velázquez: formas prerrevolucionarias de la violencia. Colihue.
Cullen, C. (1984). Sabiduría popular y fenomenología. En J. C. Scannone, Sabiduría popular, símbolo y filosofía, Guadalupe.
Chancoso, B. (marzo de 2007). Constitución de Estados plurinacionales y sociedades interculturales. III Cumbre Continental de los Pueblos Indígenas del Abya Yala. Guatemala. http://alainet.org/active/16594&lang=es Acceso 18 de mayo de 2011.
Cholango Tipanluisa, M. H. (2012). Movimiento Indígena del Ecuador su participación en la Asamblea Constituyente de Montecristi, y la lucha por el Estado Plurinacional. [Tesis de Licenciatura en Gestión para el Desarrollo local sostenible] Universidad Politécnica Salesiana, Sede Quito.
Churuchumbi, G. (2014). Usos cotidianos del término Sumak Kawsay en el territorio Kayambi. [Tesis de Maestría de Estudios Latinoamericanos] Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador.
Dávalos, P. (2005). La necesidad política de una reconstrucción epistémica de los saberes ancestrales. En P. Dávalos (comp.), Pueblos indígenas, Estado y Democracia, (pp. 35-42) CLACSO.
Dussel, E. (1977). Introducción a la Filosofía de la Liberación Latinoamericana. Extemporáneos.
Dussel, E. (1974). Método para una Filosofía de la Liberación. Ágora.
Dussel, E. (1983). Praxis latinoamericana y Filosofía de la Liberación. Nueva América.
Eggers Lan, C. (1969). Ideología, Ciencia y Estrategia. Antropología 3er Mundo, 1(2):9-18.
Ellacuría, I. (1981). Los pobres, lugar teológico en América Latina. Misión abierta, 4-5:225-240.
Ellacuría, I. (1982). Universidad, derechos humanos y mayorías populares. ECA, 406.
Ellacuría, I. (1980). Universidad y política. ECA, 383.
Fals Borda, O. (2009). Una sociología sentipensante para América Latina. CLACSO / Siglo del Hombre.
Fals Borda, O. y Mora Osejo, L. E. (2004). La superación del Eurocentrismo. Enriquecimiento del saber sistémico y endógeno sobre nuestro contexto tropical. Polis. Revista Latinoamericana. 7.
Flores Galindo, A. (2008). Obras Completas. Tomo V. Sur.
Freire, P. (1984). ¿Extensión o comunicación? La concientización en el medio rural. Siglo Veintiuno editores.
Friggeri, F. P. (2017a). Algunas claves del aporte de los intelectuales indígenas para pensar desde América Latina. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, 11(3): 19-49.
Friggeri, F. P. (2022a). Biocentrismo ancestral: uma ecologia mais profunda. Le Monde Diplomatique Brasil. https://diplomatique.org.br/biocentrismo-ancestral/. [acceso 2 de enero de 2022].
Friggeri, F. P. (2022b). Mariátegui and the Search for the Latin American Proletariat. Latin American Perspectives, 49(4):45-61. DOI: 10.1177/0094582X221105223
Friggeri, F. P. (2017b). Venganza clasista y venganza racista. El racismo de clase en el gobierno de Mauricio Macri. Lutas Sociais, 21(38):65-78.
García Linera, Á. (2001). Multitud y comunidad. La insurgencia social en Bolivia. Revista Chiapas, 11.
Gualinga, P. (2021). Tan importante como fue Sarayaku, ahora son los casos Sinangoe, Piatua y pueblo Waorani. En F. Hidalgo Flor (ed.), Proceso Constituyente y Buen Vivir 2007-2022. (pp. 53-62) SIPAE.
Guitarra, R. (2009). Entrevista realizada por el autor en Cotacachi, Imbabura. Enero de 2009.
Gutiérrez, G. (1969). La idea de la revista Antropología 3er Mundo. Antropología 3er Mundo, 1(2):1-8.
Inuca Lechón, J. B. (2017). Yachay tinkuy o encuentro y confrontación de saberes: Genealogía de la interculturalidad y del Buen Vivir en la educación de los pueblos kichwas del Ecuador desde mediados del siglo. [Tesis doctoral] FLACSO Ecuador.
Kusch, R. (1978). Esbozo de una Antropología Filosófica Americana. Castañeda.
Lajo, J. (2003). Qhapaq Ñan: la Ruta Inka de Sabiduría. CENES / Amaro Runa.
Macas, L. (2005). La necesidad política de una reconstrucción epistémica de los saberes ancestrales. En P. Dávalos (comp.), Pueblos indígenas, Estado y Democracia, (pp. 35-42) CLACSO.
Macas, L. (2021). La propuesta es la construcción del estado plurinacional y una sociedad intercultural. En F. Hidalgo Flor (ed.), Proceso Constituyente y Buen Vivir 2007-2022. (pp. 25-34) SIPAE.
Mamani Condorí, C. (2007). Memoria y reconstitución. En C. Zapata Silva (comp.), Intelectuales indígenas piensan América Latina, (pp. 285-310) Universidad Andina Simón Bolivar / Abya Yala / CECLA.
Mandel Gallardo, C. V. (2022). Raúl Roa y la universidad. Apuntes sobre el pensamiento de un revolucionario de su tiempo. Política Internacional, IV(4):120-126.
Mariátegui, J. C. (2010). Ideología política y otros escritos. El perro y la rana.
O’Farrell, J. (1969). La Cultura Popular Latinoamericana. Antropología 3er Mundo, 1(2):19-28.
Quijano, A. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina". En E. Lander (comp.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. (pp. 201-248), CLACSO
Pacari, N. (2021). El Sumak Kawsay tiene que ver con un sistema de vida comunitario. En F. Hidalgo Flor (ed.), Proceso Constituyente y Buen Vivir 2007-2022. (pp. 15-24) SIPAE.
Sarango Macas, L. F. (2019). La universidad intercultural Amawtay Wasi del Ecuador, un proyecto atrapado en la colonialidad del poder. Revista Universitaria del Caribe, 23(2):31-43, DOI: https://doi.org/10.5377/ruc.v23i2.8929
Sarango Macas, L. F. (2006). Comentario del Dr. Luis Fernando Sarango Macas, Rector de la Universidad, VII Seminario Cultura y Política Exterior, Mesa Redonda La proyección multicultural del Ecuador. Ministerio de Relaciones Exteriores. República del Ecuador. Plan Nacional de Política Exterior 2006-2020. http://www.mmrree.gov.ec/mre/documentos/ministerio/planex/comen_ponencias_6.pdf
Tenesaca Caguana, J. D. (2013). Proceso organizativo de la Ecuarunari: un análisis desde las Asambleas Plurinacionales 2009-2011. Tesis de licenciatura en Gestión para el desarrollo local sostenible. Universidad Politécnica Salesiana, sede Quito.
Villanueva, E. (1970). La explotación de la sociología. Envido, I(2):64-67.
Walsh, C. (2003). ¿Qué saber, qué hacer y cómo ver? Los desafíos y predicamentos disciplinares, políticos y éticos de los estudios (inter)culturales desde América andina. En C. Walsh (Ed.), Estudios Culturales Latinoamericanos. Retos desde y sobre la región andina. (pp. 11-30), Universidad Andina Simón Bolívar / Abya Yala.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).