Discursos sobre a infância na formação de professores universitários de Educação Física (1964-1983)
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270108Palavras-chave:
Educação Física, infância, discursos, formação de professores, currículoResumo
No presente artigo analisamos o lugar, as noções e os discursos sobre as infâncias na Cátedra Universitária de Educação Física da Universidade Nacional de La Plata durante o período de 1964 a 1983. Em um primeiro momento, investigamos os aspectos estruturais-formais do currículo da disciplina Educação Física para crianças e seus análogos a partir dos aspectos do lugar e senso dada à infância. Por sua vez, confrontamos tal análise com uma entrevista com a professora responsável pela disciplina para conhecer os discursos sobre infâncias que circulavam na formação profissional.Nesse sentido, pudemos identificar a conformação e consolidação de diversas matrizes discursivas sobre o mundo infantil: as infâncias como objeto de preocupação da Educação Física e sua formação docente e retórica sobre a universalização das infâncias.
Downloads
Referências
Aisenstein, Á. (2006). La educación física escolar en Argentina. Conformación y permanencia de una matriz disciplinar, 1880-1960 [Tesis inédita de doctorado]. Universidad de San Andrés.
Aisenstein, Á. y Scharagrodsky, P. (2006). Tras las huellas de la Educación Física escolar Argentina. Cuerpo, género y pedagogía. 1880-1950. Prometeo.
Ariés, P. (1987). El niño y la vida familiar en el Antiguo Régimen. Taurus.
Barba, F. (2001). Prólogo. En S. Finocchi, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Documentos y notas para su historia (pp. 11-16). Ediciones Al Margen.
Carli, S. (2009). La cuestión de la infancia; entre la escuela, la calle y el shopping. Paidós.
Carli, S. (2011). Estudios sobre historia, cultura y sociedad. Paidós.
Carli, S. (2012). Niñez, pedagogía y política. Transformaciones de los discursos acerca de la infancia en la historia de la educación argentina (1880-1955). Miño y Dávila.
Carr, W. (1996). Una teoría para la educación. Hacia una investigación educativa crítica. Ediciones Morata.
Corea, C. (2001). La infancia en el discurso mediático. Cuadernos de Pedagogía, 8.
Cosse, I. (2021). Familias e infancias en la historia contemporánea. Jerarquías de clase, género y edad en Argentina. Eduvim.
Davini, M. C. (2011). La formación en la práctica docente. Paidós.
De Alba, A. (1998). Currículum: crisis, mito y perspectiva. Miño y Dávila.
De Luca, R. y Álvarez Prieto, N. (2011). La sanción de la Ley Orgánica de las Universidades en la Argentina bajo la dictadura de Onganía y la intervención de los distintos organismos nacionales e internacionales en el diseño de las transformaciones. Perfiles Educativos, 35(139), 110-126.
Duarte Quapper, C. (2012). Sociedades adultocéntricas: sobre sus orígenes y reproducción. Última década, 99-125.
Eberhardt, M. L. (2009). Enfoques políticos sobre la niñez en la Argentina en los años ochenta y noventa. En S. Carli, La cuestión de la infancia. Entre la escuela, la calle y el shopping (pp. 57-82). Paidós.
Fairclough, N. (2008). El análisis crítico del discurso y la mercantilización del discurso público: las universidades. Discurso y sociedad, 170-185.
Finocchio, S. (2001). Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Documentos y notas para su historia. Ediciones Al Márgen.
Galak, E. (2012). Del dicho al hecho. El largo trecho de la construcción del campo de la formación profesional de la Educación Física en Argentina [Tesis inédita de doctorado]. Universidad Nacional de La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.
Galak, E. y Simoy, S. (2015). El oficio de ser "profe". Prácticas, saberes y discursos de la formación superior en educación física en Argentina. En R. Crisorio, Ideas para pensar la educación del cuerpo (pp. 125-136). EDULP.
Guitelman, P. (2006). La infancia en dictadura. Modernidad y conservadurismo en el mundo Billiken. Prometeo.
Kopelovich, P. (2020). Departamento de Cultura Física (1929-1946) y Dirección General de Educación Física (1947) de la Universidad Nacional de La Plata: Continuidades y rupturas en sus discursos legitimantes. Tempos e espaços em educação, 13, 1-19.
Levoratti, A. (2020). La configuración de la Dirección Nacional de Educación Física, Deportes y Recreación de la República Argentina. Entre las problemáticas locales y los lineamientos internacionales (1963-1983). Espacio Abierto, 110-129.
Liebel, M. (2018). Colonialismo y la colonización de las infancias a la luz de la teoría poscolonial. En S. Morales y G. Magistris, Niñez en movimiento. Del adultocentrismo a la emancipación (pp. 153-180). Chirimbote - Editorial El Colectivo.
Lobato, M. (2019). Infancias argentinas. Edhasa.
Mansi, D. (2021). Historia y memoria del pasado reciente: análisis del Diseño Curricular de Educación Física para el Nivel Preescolar durante la última dictadura cívico-militar argentina. ÁGORA PARA LA EDUCACIÓN FÍSICA Y EL DEPORTE, (23), 348-364.
Mansi, D. y Galak, E. (2021). La Educación Física infantil durante la última dictadura cívico-militar Argentina (1976-1983). Entre el conservadurismo y la modernización. Materiales para la historia del deporte, (22), 32-45.
Narodowski, M. (2016). Un mundo sin adultos. Debate.
Puiggrós, A. (2015). Imperialismo y educación en América Latina. Colihue.
Rodríguez, L. (2014). La Universidad Nacional de La Plata entre 1973 y 1983. PolHis, 14(7), 259-279.
Villa, A. (2007). La conformación de la profesionalidad de la educación física desde la formación de profesores universitarios. Revista Brasileira de História da Educaçao, 117-144.
Wodak, R. y Meyer, M. (2001). Métodos de análisis crítico del disrucso. Gedisa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).