Sujeito, ensino e educação: sentidos e tensões na política curricular argentina (2015-2019)
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260309Palavras-chave:
currículo, sujeito, ensino, educaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise dos discursos que construíram o currículo emitido pelo Ministério da Educação da Nação durante o governo de Mauricio Macri, para desvendar essas áreas ocultas, ou seja, aqueles saberes e relações que proporcionam suas condições de possibilidade e nos permite compreender por que se estabeleceram certas regras, conceitos, práticas e outros modos de relação entre sujeito, educação e ensino. Trata-se de nos perguntar: quais são os fundamentos desse novo currículo e o que ele deixou de fora? Que educação e que ensino foi pensado e para qual disciplina? Em outras palavras, trata-se de compreender os discursos que estabelecem o sentido dos documentos curriculares, o lugar que o sujeito neles ocupa, o ensino e a educação.
Downloads
Referências
Anijovich, R. y Mora, S. (2009). Estrategias de enseñanza: otra mirada al quehacer en el aula. Aique.
Arfuch, L. (2015). El giro afectivo. Emociones, subjetividad y política. Revista deSignis, (24), 245-254.
Ball, S. J. (Comp.). (2001). Foucault y la educación. Disciplinas y saber. Morata.
Behares, L. (2008). Saber, sujeto y acontecimiento de la enseñanza. Departamento de Enseñanza y Aprendizaje: Instituto de Educación de la Universidad de la República.
Behares, L. (2013). Sobre las éticas de lo imposible y la enseñanza. En M. Southwell y A. Romano (Comps.), La escuela y lo justo. Ensayos acerca de la medida de lo posible (pp. 245-260). UNIPE, Editorial universitaria.
Behares, L. (2015). Enseñanza y Educación: La contribución de Herbart a su distinción y a sus relaciones. Didáskomai, (6), 13-36.
Castorina, J. A. y Sadovsky, P. (2016). El significado de los conocimientos en los procesos de enseñanza y aprendizaje escolares. UNIPE.
Crisorio, R. (2006). Saber y ser competente no es lo mismo. Educación Física y Deporte, 25(2), 95-103.
Coromias, J. Pascual, A. (1999). Diccionario Crítico Etimológico Castellano Hispano, Gredos.
Dogliotti, P. y Torrón, A. (2015). Algunas notas sobre el concepto de instrucción en Herbart. Didáskomai, (6), 37-322.
Dussel, I. (2006). Filosofía política del currículum. Anales de la educación común, Tercer siglo, 4(2), 95-105.
Egan, K. (2000). Mentes educadas: cultura, instrumentos cognitivos y formas de comprensión. Paidós.
Eidelsztein, A. (2012). El origen del sujeto en psicoanálisis. Del Big Bang del lenguaje y el discurso en la causación del sujeto. El Rey está desnudo. Revista para el psicoanálisis por venir, 4(5), 7-55.
Emiliozzi, V. (2016). El sujeto como asunto. Las tramas curriculares de la Educación Física contemporánea. Miño y Dávila.
Foucault, M. (2007). Nacimiento de la biopolítica. Fondo de Cultura Económica.
Foucault, M. (2008a). La arqueología del saber. Siglo XXI.
Foucault, M. (2008b). Las palabras y las cosas: una arqueología de las ciencias humanas. Siglo XXI.
Foucault, M. (2013a). La inquietud por la verdad: Escritos sobre la sexualidad y el sujeto. Siglo XXI.
Foucault, M. (2013b). ¿Qué es usted, profesor Foucault?: Sobre la arqueología y su método. Siglo XXI.
Grimberg, S. (2011). Gubernamentalidad y educación en tiempos de gerenciamiento. Reflexiones en torno de la experiencia de los dispositivos pedagógicos en contextos de extrema pobreza urbana. VIII Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales Argentinas: teoría, formación e intervención en Pedagogía. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.
Grimberg, S. y Levy, E. (2009). Pedagogía, currículum y subjetividad: entre pasado y futuro. Universidad Nacional de Quilmes.
Grinberg, S. (2015). El gobierno de sí recargado: educación, pedagogía y gubernamentalidad en las sociedades de gerenciamiento. Textura, Revista de educação e letras, 17(34), 10-31.
Herbart, J. F. (1935). Bosquejo para un curso de pedagogía [Traducción por Lorenzo Luzuriaga]. Ediciones de la Lectura.
Laclau, E. y Mouffe, C. (1985). Hegemonía y estrategia socialista. Hacia una radicalización de la democracia. Siglo XXI.
Libera, A. (2007). Archéologie du sujet-Naissance du sujet, Vol. 1. Vrin.
Maureira, F. (2010). La Neurociencia Cognitiva. ¿Una ciencia base para la Psicología? Psiquiatría Universitaria, 6, 449-453.
Ministerio de Educación [MdE]. (2017ª). Marco de Organización de los Aprendizajes para la Educación Obligatoria Argentina. Argentina: Secretaría de Innovación y Calidad Educativa. https://www.argentina.gob.ar/educacion/secundaria-federal-2030/marcos-pedagogicos
Ministerio de Educación [MdE]. (2017b). Marco Nacional de integración de los aprendizajes: hacia el desarrollo de capacidades. Argentina: Secretaría de Innovación y Calidad Educativa. https://www.argentina.gob.ar/educacion/secundaria-federal-2030/marcos-pedagogicos
Ministerio de Educación [MdE]. (2018a). Saberes emergentes. Argentina: Secretaría de Innovación y Calidad Educativa. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/saberes_emergentes.pdf
Ministerio de Educación [MdE]. (2018b). Marco para la Implementación de la Secundaria Federal 2030. Argentina: Secretaría de Innovación y Calidad Educativa. https://www.argentina.gob.ar/educacion/secundaria-federal-2030/marcos-pedagogicos
Palamidessi, M. (2000). Currículum y problematizaciones: moldes sobre lo cotidiano. En S. Gvirtz (Comp.), Textos para repensar el día a día escolar. Sobre cuerpos, vestuarios, espacios, lenguajes, ritos y modos de convivencia en nuestra escuela. Santillana.
Real Academia Española (RAE). (2021). Diccionario de la lengua española. Real Academia Española. http://www.rae.es/rae.html.
Rose, N. (1999). Powers of Freedom: Reframing Political Thought. Cambridge University Press.
Rose, N. (2007). The Politics of Life Itself: Biomedicine, Power, and Subjectivity in the Twenty-First Century. Princeton University Press.
Sacristán, G. J. (Comp.). (2008). Educar por competencias, ¿qué hay de nuevo? Morata.
Sáez, C. (2014). Neuroeducación, o cómo educar con cerebro. Revista Quo, (6), 74-79.
Sen, A. (1982). Choice, Welfare and Measurement. Blackwell.
Sen, A. (1985). Commodities and Capabilities. North-Holland.
Sen, A. (1993). Capability and Well-being. En Nussbaum y Sen (Eds.), La calidad de vida. Fondo de Cultura Económica.
Sen, A. (2003). Development as Capability Expansion. Journal of Development Planning, 19, 41-58.
Southwell, M. (2020). Posiciones docentes: interpelaciones sobre la escuela y lo justo. Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología-Biblioteca Devenir Docente.
Terigi, F. (2016). Sobre aprendizaje escolar y neurociencias. Propuesta Educativa, 2(46), 50-64.
Tiramonti, G. (2007). La trama de la desigualdad educativa: mutaciones recientes en la escuela media. Manantial.
Vassiliades, A. (2020). Impugnaciones de la enseñanza y desplazamientos de la pedagogía: políticas docentes y discursos estandarizados e Argentina durante la presidencia de Mauricio Macri (2015-2019). Espacios en Blanco. Revista de Educación, 2(30), 247-262.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).