Saberes emergentes em contextos deslocados: discursos sobre a alfabetização de pessoas adultas no Equador
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260115Palavras-chave:
educação de pessoas adultas, alfabetização, aprendizagem por experiência, história de vida, análise qualitativaResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo sobre a campanha “Todos ABC Monseñor Leonidas Proaño (fase 1)”, cujo objetivo foi determinar os discursos sobre o processo de alfabetização de adultos. A proposta metodológica parte da investigação narrativa como rota de construção de conhecimento. Para isto se analisou três histórias de vida de estudantes – entre setembro de 2017 e outubro de 2019 – de diversas regiões do Equador. Os resultados referem-se à dissonância de discursos circunscritos ao longo da vida dos participantes que, tendem manter ou promover uma ordem com relação a alfabetização. Portanto, conclui-se que a educação de adultos requer estratégias pedagógicas focadas nos métodos bibliográficos para promover aprendizagens significativas e sustentada no tempo. Ao final, o artigo propõe certas recomendações no campo da educação de adultos.
Downloads
Referências
Abadzi, H. (2003). Improving Adult Literacy Outcomes. Lesson from Cognitive Research for Developing Countries. World Bank. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/15136
Aguerrondo, I. (1999). El Nuevo Paradigma de la Educación para el siglo XXI. OEI. Programas. Desarrollo Escolar y Administración Educativa, 1-13. http://www.oei.es/administracion/aguerrondo.htm
Alheit, P. (2018). El «paradigma biográfico» en la investigación educativa. Revista de La Asociación de Sociología de La Educación, 11(2), 239-257. https://doi.org/10.7203/rase.11.2.12340
Alheit, P. y Dausien, B. (2008). Procesos de formación y aprendizaje a lo largo de la vida. Revista de La Asociación de Sociología de La Educación, 1(1), 24-48. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/8535/8078
Amaya, A. y Fonseca, A. (2019). Fractales de sabiduría de las personas mayores en el contexto del buen vivir. Polisemia, 26(14), 62-84. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26620/uniminuto.polisemia.14.26.2018.62-84
Antamba Chauca, L. (2015). Estadística Educativa. Reporte de Indicadores. Ministerio de Educación. http://www.educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016/01/Publicaciones/PUB_EstadisticaEducativaVol1_mar2015.pdf
Arias Cardona, A. M. y Alvarado Salgado, S. V. (2015). Investigación narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. Revista CES Psicología, 8(2), 171-181. https://doi.org/10.21615/3022
Bassi Follari, J. E. (2014). Hacer una historia de vida: decisiones clave durante el proceso de investigación. Athenea Digital, 14(3), 129-170. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1315
Bataller Catalá, A. y Ballester Roca, J. (2019). Los retos de la alfabetización de las personas adultas. Creencias de docentes peruanos y propuestas metodológicas. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 17(1), 153. https://doi.org/10.4995/redu.2019.9758
Bean, R. M., Partanen, J., Wright, F. y Areonson, J. (1989). Attrition in Urban Basic Literacy Programs and Strategies to Increase Retention. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED317797.pdf
Belando-Montoro, M. R. (2017). Aprendizaje a lo largo de la vida. Concepto y componentes. Revista Iberoamericana de Educación, 75, 219-234. https://doi.org/10.35362/rie7501255
Brito Lorenzo, Z. (2008). Educación popular, cultura e identidad desde la perspectiva de Paulo Freire. En M. Godotti, M. Gomez, J. Mafra y A. Fernandes de Alencar (Eds.), Paulo Freire. Contribuciones para la pedagogía (pp. 29-45). CLACSO. http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/freire/06Brito.pdf
Carreño, M. (2009). Teoría y práctica de una educación liberadora: el pensamiento pedagógico de Paulo Freire. Cuestiones Pedagógicas, 20, 195-214. https://revistascientificas.us.es/index.php/Cuestiones-Pedagogicas/article/view/9922/8700
CEPAL. (2011). Mortalidad en la niñez. Una base de datos de América Latina desde 1960. https://www.cepal.org/es/publicaciones/1425-mortalidad-la-ninez-base-datos-america-latina-1960
Chárriez Cordero, M. (2012). Historias de vida: Una metodología de investigación cualitativa. Revista Griot, 5(1), 50-67. https://revistas.upr.edu/index.php/griot/article/view/1775/1568
Dausien, B. (2015). “Aprendizaje biográfico” y “biograficidad”. Reflexiones para una idea y una práctica pedagógica en la formación de personas adultas. Revista Electrónica de Educación Sinéctica, 45, 1-16. https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/582/575
De Luca, M. (2015). La alfabetización en adultos : Significados e impactos en la vida cotidiana. Universidad de la República. https://www.colibri.udelar.edu.uy/jspui/handle/20.500.12008/7565
Delory-Momberger, C. (2009). Biografía y educación. Figuras del individuo-proyecto. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/coediciones/20171122033344/Biografia_educacion.pdf
Delory-Momberger, C. (2014). Experiencia y formación: Biografización, biograficidad y heterobiografía. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(62), 695-710. https://www.comie.org.mx/revista/v2018/rmie/index.php/nrmie/article/view/202/202
Di Pierro, M. C. (2018). Desafíos de las políticas públicas para el aprendizaje y la educación con personas jóvenes y adultas en América Latina y el Caribe. Revista Decisio, 50, 3-9. http://www.crefal.org/decisio/images/pdf/decisio-50/decisio-50-art01.pdf
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de investigación. McGrawHill Education. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf
Hernani-Limarino, W. y Eid, A. (2013). Unravelling Declining Income Inequality in Bolivia: Do Government Transfers Matter? Conference on Income, Wealth and Well-Being in Latin America, 41. https://filedn.com/l1kKtvkUoTKbj76CXimGnDu/CV/HernaniEid.pdf
Ibáñez, J. (1985). Análisis sociológico de textos y discursos. Revista Internacional de Sociología, 1, 119-162. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/122324
INEC. (2017). Encuesta nacional de empleo, desempleo y subempleo (ENEMDU). Instituto Nacional de Estadísticas y Censos. https://www.ecuadorencifras.gob.ec/educacion/
Infante, I. y Letelier, E. (2016). Regional experts meeting on Literacy and Adult Education in Latin America and the Caribbean. Literacy and Sustainable Societies: traslating the “2030 Vision of Literacy” into action in Latin America and the Caribbean. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245650_eng
Ireland, T. D. (2018). El camino de Belém a Suwon: una perspectiva latinoamericana. Decisio, 50, 21-27. https://www.crefal.org/decisio/images/pdf/decisio-50/decisio-50-art04.pdf
Jiménez Ramírez, M. M., Luengo Navas, J. J. y Taberner Guasp, J. (2009). Exclusión social y exclusión educativa como fracasos: conceptos y líneas para su comprensión e investigación. Revista de Currículum y Formación Del Profesorado, 3(13), 11-49. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42267
Jociles Rubio, M. I. (2005). El análisis del discurso: de cómo utilizar desde la antropología social la propuesta analítica de Jesús Ibáñez. Avá. Revista de Antropología, 7, 1-25. https://www.redalyc.org/pdf/1690/169021460009.pdf
Kurlat, M. y Perelman, F. (2013). Procesos de alfabetización inicial en personas jóvenes y adultas: ¿hacia una historia de inclusión? Revista Del IICE, 0(32), 55-72. https://doi.org/10.34096/riice.n32.491
Landín Miranda, M. D. R. y Sánchez Trejo, S. I. (2019). El método biográfico-narrativo. Una herramienta para la investigación educativa. Educación, XXVIII(54), 227-242. https://doi.org/10.18800/educacion.201901.011
Larentes-da-Silva, A. (2018). Paulo Freire, el INEA y la educación de jóvenes y adultos en México. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 9(24), 173-188. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2018.24.268
Letelier Gálvez, M. E. (2018). Alfabetismo en el siglo XXI: una reflexión desde América Latina y el Caribe. Revista Decisio, 50, 10-15. https://www.crefal.org/decisio/images/pdf/decisio-50/decisio-50-art02.pdf
Llosa, S. M. (2020). Memoria colectiva y biografías educativas de alfabetizadores en movimientos sociales. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 5(13), 294-313. https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2020.v5.n13.p294-313
Martinez, R. y Fernández, A. (2010). Impacto social y económico del analfabetismo. CEPAL-UNESCO/OREALC. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/3747/1/S2009862_es.pdf
Medina Ferre, B. y Llorent Garcia, V. (2017). La educación permanente en los nuevos organismos internacionales y las nuevas concepciones. HumanArtes. Revista Electrónica de Ciencias Sociales y Educación, 5(10), 103-121. http://hdl.handle.net/10396/15024
Mena Oliveira, H. C., Troyano, A. y Aguilera, X. (2020). Alfabetización funcional: más que un aprendizaje, una experiencia de vida. Praxis Educativa, 24(1), 1-9. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240111
Montero, C. (2006). La exclusión educativa de las niñas del campo: ¿pasado o presente? En P. Ames (Ed.), Las brechas invisibles: desafíos para una equidad de género en la educación (pp. 203-232). IEP, UNFPA y Universidad Peruana Cayetano Heredia.
Oficina Internacional del Trabajo y Walk Free Foundation. (2017). Estimaciones mundiales sobre la esclavitud moderna. OIT. https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/@dgreports/@dcomm/documents/publication/wcms_651915.pdf
Olarte, M. y Borrero, A. (2008). Analfabetismo y discriminación por género en América Latina. Estudio comparado de Chile, Perú y Venezuela. Fermentum. Revista Venezolana de Sociología y Antropología, 18(53), 506-531. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70517572005
Plá, S. (2020). La pandemia en la escuela: entre la opresión y la esperanza. En IISUE (Ed.), Educación y Pandemia. Una visión académica (pp. 30-38). UNAM. http://www.iisue.unam.mx/nosotros/covid/educacion-y-pandemia
Reyes Espejo, M. I. (2013). Liderazgo comunitario y capital social: Una Aproximación desde el campo biográfico. Universidad Autónoma de Barcelona. https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/129380/mire1de1.pdf
Santiago Jiménez, M. E., Murillo Murillo, M., Parra Vitorino, B. y Lazcano Herrero, M. E. (2010). Alfabetización reflexiva, construcción permanente del pensamiento. Polis. Revista de La Universidad Bolivariana, 9(25), 345-363. https://doi.org/10.4067/s0718-65682010000100021
Sheehan-Holt, J. K. y Smith, M. C. (2000). Does basic skills education affect adults’ literacy proficiencies and reading practices? Reading Research Quarterly, 35(2), 226-243. https://doi.org/10.1598/rrq.35.2.2
UIL. (2017a). 3er Informe mundial sobre el aprendizaje y la educación de adultos. El impacto del aprendizaje y la educación de adultos sobre la salud y el bienestar; el empleo y el mercado de trabajo, y la vida social, cívica y comunitaria. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247556?posInSet=1&queryId=3262caae-84e9-4415-b0de-cd7ac29224ad
UIL. (2017b). Progress, Challenges and Opportunities: The Status of Adult Learning and Education. Summary of the Regional Reports. CONFINTES VI MId-term Review. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000259707.locale=es
UIL. (2019a). 4th Global Report on Adult Learning and Education. Leave No One Behind: Participation, Equity and Inclusion. UNESCO. http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/recordDetail?accno=ED540497
UIL. (2019b). CONFINTEA Mid-Term Review 2017 Suwon/Osan, Republic of Korea, October 2017. Towards CONFITEA VII: Adult learning and education and the 2030 agenda. UNESCO. unesdoc.unesco.org/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_6c95103f-2515-4380-a7ef-e9c91fa80fa3?=368899eng.pdf&to=113&from=1
Usman, L. M. (2009). Rural adult education and the health transformation of pastoral women of Northern Nigeria. International Journal of Lifelong Education, 28(5), 631-647. https://doi.org/10.1080/02601370903190060
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).