Prejuízos de gênero contra estudantes universitários gays em uma universidade pública na Cidade do México
Palavras-chave:
preconceitos, diversidade sexual, estereótipos de gênero, discriminação.Resumo
No México, a orientação sexual continua a ser um fator de discriminação. A percepção que as pessoas têm da homossexualidade ainda tende a ser preconceituosa. O objetivo deste artigo é descrever os preconceitos de gênero dos estudantes heterossexuais em relação aos estudantes homossexuais em uma instituição pública de ensino superior na Cidade do México. A metodologia utilizada é quantitativa. O estudo foi descritivo e transversal, com uma amostra não probabilística de 100 estudantes universitários heterossexuais; 24 homens e 76 mulheres, com idade média de 24 anos. Os preconceitos foram medidos através de três escalas: cognitiva (escala de estereótipo), afetiva (escala de emoções) e comportamental (escala de distância social). Os resultados abrem a possibilidade de modificar os preconceitos de gênero por orientação sexual para considerar atitudes positivas e bom tratamento das pessoas, reconhecendo que elas têm os mesmos direitos e obrigações perante a lei do país.Downloads
Referências
Allport, G. (1954). La naturaleza del prejuicio. Buenos Aires: Eudeba.
Álvarez Gayou, J. (2000). Homosexualidad. En J. MacCary, y S. MacCary, Sexualidad humana (pp. 295-312). México: Manual Moderno.
Ardila, R. (1998). Homosexualidad y Psicología. Bogotá: Manual Moderno.
Bimbi, B. (2006). Educación y diversidad sexual. Recuperado de http://es.calameo.com
Blackwood, E. (1986). Antropology and homosexuality behvior. New York: Behaworth Press.
Bogardus, E. (1947). Change in racial distances. International Journal of Opinion and Attitude Research, 1(4), 55-62.
Bogardus, E. (1965). The new social research. Nueva York: Davis McKayCompany.
Bolaños Enríquez, T. y Charry Morales, A. (2018). Prejuicios y homosexualidad, el largo camino hacia la adopción homoparental. Especial atención al caso colombiano. Estudios Constitucionales, 16(1), 395-424.
Brown, R. (1995). Prejuicios y Psicología Social. Madrid: Alianza Editorial.
Brown, R. (1998). El prejuicio: su psicología social. Madrid: Alianza Editorial.
Bustos, O. (1998). La formación del género: el impacto de la socialización a través de la educación. Antología de la Sexualidad Humana I. México: Porrúa. https://doi.org/10.25145/c.educomp.2018.16.044
Butler,J. (2009). Performatividad, precariedad y políticas sexuales. ABIR. Revista de Antropología Iberoamericana, 4(3), 321-336.
Carbonell, M. (2005). El derecho a no ser discriminado entre particulares. México: Conapred.
Careaga, G. (2010). Las lesbianas y los homosexuales en México. México: PUEG.
Carrier, J. (1976). Cultural factors affecting urban mexican male homosexual behavior. Archives Sexual Behaviorof, 6, 53-65. https://doi.org/10.1007/bf01541868
Carrillo, C. y Revilla, J. (2011). Heteronormatividad y homofobia. La exclusión social. Revista de Estudios Clínicos e Investigación Psicológica, 1(1), 72-82.
Castañeda, M. (2000). La experiencia homosexual. México: Paidós.
Castro, R. (1998). Aspectos psicosexuales del SIDA: estigma y prejuicio. Salud Pública de México, 30(4), 629-634.
Colás Bravo, P. y Buendía Eisman, L. (1998). Investigación Educativa. Sevilla: Alfar.
Conapred (2010). Documento informativo de homofobia. México: Conapred.
Conapred (2017). Segunda encuesta sobre discriminación en la Ciudad de México. México: EDIS.
Cruz, J. (1997). Análisis y discusión de los sustentos teóricos del marco normativo Internacional en material de discriminación. México: CONAPRED.
Davies, M. (2004). Correlates of negative attitudes toward gay men: sexism, male role norms, and male sexuality. Journal of Sex Research, 41(3), 259-266. https://doi.org/10.1080/00224490409552233
Del Olmo, M. (2005). Prejuicios y estereotipos: un replanteamiento de su uso y utilidad como mecanismos sociales. XXI Revista de Educación, 7, 13-23.
Echeverría Echeverría, R. y Flores Galaz, M. (2011). Prejuicio hacia las personas homosexuales: diferencias por sexo. Revista de Estudios Clínicos e Investigación Psicológica, 1(1), 27-40.
Espelt, E., Javaloy, F. y Cornejo, J. M. (2006). Las escalas de prejuicio manifiesto y sútil, ¿una o dos dimensiones? Anales de Psicología, 22(1), 81-88.
Feldman, R. (1998). Psicología con aplicaciones a los países de habla hispana. México: McGrawHill.
Foucault, M. (2007). Historia de la sexualidad 1. La voluntad del saber. México: Siglo XXI Editores.
García Villanueva J., Barajas Valencia, J. T. y Hernández Ramírez, C. I. (2016). Voces y miradas interpretativas. Cómo se concibe la homosexualidad desde la juventud. Cuaderno de Investigación en la Educación, 31, 32-55.
García Villanueva, J. (2017). A Look Into Masculine Identity in Mexican Young Men. México: Universidad Pedagógica Nacional. http://editorial.upnvirtual.edu.mx/index.php/publicaciones/colecciones/horizontes-educativos/389-a-look-into-masculine-identity-in-mexican-young-men
Glick, P. & Hill, L. (2000). From combative children to ambivalent adults: the development of gender prejudice. New York: Developmental Social Psychology of Gender.
Goffman, E. (1963). Estigma, la identidad deteriorada. Buenos Aires: Amorrortu Editores.
Gómez, A. (2007). Estereotipos. En F. Morales, C. Huici, M. Moya y E. Gaviria, Psicología Social (pp. 213-241). Madrid, España: McGrawHill.
González, A. y Ganem, M. (2010). Actitudes de estudiantes universitarios de derecho y psicología. México: Universidad Iberoamericana.
Herek, G. (1984). Attitudes toward lesbians and gay men. A factor analytic study. Journal of Homosexuality, 10(1-2), 39-51. https://doi.org/10.1300/j082v10n01_03
Herek, G. (1986). On heterosexual masculinity: Some psychical consequences of the social construcion of gender an sexuality. American Behavioral Scientist, 29(5), 563-577. https://doi.org/10.1177/000276486029005005
Herek, G. (1994). Assessing heterosexual attitudes toward lesbians and gay men. A review of empirical research with the ATLG scale. En B. Greene & G. Herek, Lesbian and Gay Psychology. (pp. 206-228). Thousand Oaks: CA: Sage. https://doi.org/10.4135/9781483326757.n11
Herek, G. (2000). The Psychology of Sexual Prejudice. Current Directions in Psychological Science, 9(1), 19-22.
Herek, G. (2004). Beyond "homophobia" thinking about sexual prejudice and stigma in the twenty-first century, sexuality. Research and Social Policy. https://doi.org/10.1525/srsp.2004.1.2.6
Herek, G. & González, M. (2006). Attitudes toward homosexuality among U.S. residents of Mexican descent. Journal of Sex Research, 43(2), 122-135. https://doi.org/10.1080/00224490609552307
Herek, G., Cogan, J., Gillis, R. & Glunt, E. (1998). Correlates of internalized homophobia in a community sample of lesbians and Gay Men. Journal of the Gay and Lesbian Medical Association, 2, 17-25.
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la Investigación. México: McGrawHill.
King, B. & Black, K. (1999). Extent of relational stigmatization of lesbians and their children by heterosexuality college students. Journal of Homosexuality, 37(2), 65-81. https://doi.org/10.1300/j082v37n02_04
Lamas, M. (2013). Usos, dificultades y posibilidades de la categoría género. En M. Lamas. (comp.). El género: la construcción cultural de la diferencia sexual. (pp. 327-366). México: Miguel Ángel Porrúa/UNAM.
Loria, C. (1997). Mujeres y hombres en la escuela y la familia. Estereotipos y perspectivas de género. Guías para talleres breves. México: SEP, Comisión Nacional de la Mujer. https://doi.org/10.25145/c.educomp.2018.16.044
Lozano Verduzco, I. (2009). El significado de la homosexualidad en jóvenes de la Ciudad de México. Enseñanza e Investigación en Psicología, 14(1), 158-168. https://doi.org/10.2307/j.ctt2204qk3.8
Lozano Verduzco, I. y Díaz Loving, R. (2010a). Medición de la homofobia en México: Desarrollo y validación. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación –e Avaliação Psicológica, 2(30), 105-124.
Lozano Verduzco, I. y Díaz Loving, R. (2010b). Medición de la identidad sexual en México. Revista Puertorriqueña de Psicología, 21, 133-154.
Lozano Verduzco, I. y Rocha Sánchez, T. (2011). La homofobia y su relación con la masculinidad hegemónica en México. Revista Puertorriqueña de Psicología, 22, 101-121.
McKelvey, R., Webb, J., Baldassar, L., Robinson, S. & Riley, G. (1999). Sex knowledge and sexual attitudes among medical and nursing students. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 33 (2), 260-266. https://doi.org/10.1046/j.1440-1614.1999.00549.x
Moral de la Rubia, J., Valle de la O, A. y Martínez Gómez, E. (2013). Evaluación del rechazo hacia la homosexualidad en estudiantes de medicina y psicología con base en tres escalas conceptualmente afines. Psicología desde el Caribe, 30(3), 526-550. https://doi.org/10.1174/021347412800337924
Morales, J. y Moya, M. (1996). Tratado de Psicología Social. Procesos básicos I. Madrid, España: McGrawHill.
Morrison, M. & Morrison, T. (2002). Devolpment and validation of scale measuring modern prejudice toward gay mend and lesbian women. Journal of Homosexuality, 43(2), 15-37. https://doi.org/10.1300/j082v43n02_02
Nicolas, J. (1995). La cuestion homosexual. México: Fontamara.
Ortiz, L. y Granados, J. (2003). Violencia hacia bisexuales, lesbianas y homosexuales de la ciudad de México. Revista Mexicana de Sociología, 2, 3-42. https://doi.org/10.2307/3541566
Pla Julián, I. Donat, A. y Díaz, I. (2013). Estereotipos y prejuicios de género: factores determinantes en Salud Mental. Norte de Salud Mental, 11(46), 20-28.
Quiles del Castillo, M., Betancor, V., Rodríguez, R., Rodríguez, A. y Coello, E. (2003). La medida de la homofobia manifiesta y sutil. Psicothema, 15(2), 197-204.
Ritch, C. (2009). La nueva adolescencia homosexual. Madrid, España: Morata.
Sakalli, N. (2002). Application of the attribution-value model of prejudice to homosexuality. Journal of Social Psychology, 142, 264-271. https://doi.org/10.1080/00224540209603899
Tajfel, H. (1981). Human Groups and Social Categories. Cambridge: Cambridge University Prees.
Toro, J. y Varas, N. (1999). Actitudes de estudiantes universitarios/as en Puerto Rico hacia homosexuales y lesbianas: Comparaciones entre 1984 y 1999. Caracas: Presentado en el XXVII Congreso Interamericano de Psicología. https://doi.org/10.4067/s0718-22282008000200002
Toro, J. y Varas, N. (2004). Los otros: prejuicio y distancia social hacia hombres gay y lesbianas en una muestra de estudiantes del nivel universitario. International Journal of Clinical and Health Psychology, 4(3), 537-551.
Uribe, R. y Arce, A. (2004). Subiendo escalones: reflexiones a partir del trabajo grupal con adolescentes gay. Subjetividad y Género. Revista de Psicología la UAM-X, 137-149.
Velázquez Rendón, D. y Figueroa Campos, M. (2017). Homofobia en el aula: Una mirada cuantitativa de las actitudes de jóvenes universitarios hacia la homosexualidad. Congreso Nacional de Investigación Educativa. COMIE. San Luis Potosí, 1-12.
Young, K. (1969). Psicología social del prejuicio. Buenos Aires: Paidós.
Zajonc, R. (1968). Attitudinal effects of mere exposure. Journal of Personality and Social Psychology, 9(2), 1-27.
Zepeda, J. (2007). ¿Qué es la discriminación y cómo combatirla? México: Conapred.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).