El portafolio como propuesta didáctica innovadora en las aulas de educación primaria / The portfolio as an innovative didactic proposal in primary education classrooms
DOI:
https://doi.org/10.19137/https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2019-230207Palavras-chave:
formación docente, recursos educativos, evaluación docente, innovación educativaResumo
En este trabajo presentamos la valoración de una experiencia innovadora llevada a cabo en el Colegio Concertado La Salle de Córdoba, centro educativo en el que uno de los tres investigadores desempeña el rol de maestro. El estudio consiste en la elaboración y puesta en funcionamiento de un recurso metodológico para la enseñanza de la asignatura de Conocimiento del Medio: el portafolio del profesor. El análisis de los datos señala que la estrategia ha mejorado, entre otros aspectos, la creatividad, el trabajo en grupo y el pensamiento crítico y reflexivo de los docentesDownloads
Referências
Bartolomé Pina, M. (1986). La investigación cooperativa. En Bartolomé Pina (Ed), La investigación cooperativa (pp. 51 -78). Barcelona: Educar.
Barragán, R. (2005). El portafolio, metodología de evaluación y aprendizaje de cara al nuevo Espacio Europeo de Educación Superior. Una Experiencia Práctica en la Universidad de Sevilla, Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 4, 121-139.
Cole, D.J.; Ryan, CH.W; Kick, F. y Matthies, B. K. (2000). Portfolios across the curriculum and beyond. Thousand Oaks, California: Sage Publications.
Corominas, E. (2000). ¿Entramos en la era portafolios? Revista Bordón, 52, 509-521.
Esteve. J. M. (2003). La tercera revolución educativa. Ciudad: Paidós.
García Fernández, M.D. (1998). Diseño, desarrollo e innovación del Curriculum. Córdoba: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Córdoba.
Gimeno, J. y Pérez, A. (1998). Comprender y transformas la enseñanza. Ed. Morata: Madrid.
Ibarra, M. (1997). El portafolio como estrategia de diagnóstico en Secundaria. En H. Salmerón (ed.). Diagnosticar en Educación. Granada: FETE/UGT.
Klenowsky, V. (2005). Desarrollo de portafolios para el aprendizaje y la evaluación. Madrid: Narcea
Mazer, J; Simonds, C; Hunt, S. (2012). Application essays as an effective tool for assessing instruction in the basic Communication course: A follow-up study. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 12, 29 – 42.
Medina, A. Sevillano, M. y Domínguez, C. (2006). Metodología Innovadora en el Proceso Educativo. Madrid: UNED.
Pérez Gómez, A.I. (1998). La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata
Rodríguez Espinar, S. (1997). El portafolio ¿Modelo de evaluación o simple historial del alumno? En Salmerón, H. (Coord.). Diagnosticar en Educación, (pp. 183-199). Granada: FETE/UGT.
Sevillano, M.L. (2011). Medios, Recursos Didácticos y Tecnología Educativa. Madrid: Editorial Pearson Education.
Shores, E. y Grace, C. (2004). El portafolio paso a paso. Infantil y Primaria. Barcelona: Editorial Grao.
Weitzman, E.A., y Miles, M.B. (1995). Computer programs for qualitative data analysis: A software sourcebook. Thousand Oaks, CA: Sage.
Zabalza, M. (2001). La autonomía de las escuelas. Aula de innovación educativa, 10,74-75.
Zabalza, M. (2003). Innovación en la Enseñanza Universitaria. Revista de educación, 7, 113-136.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).