Retos y herramientas generales para el desarrollo de la inteligencia emocional en las aulas universitarias / Challenges and General Tools for the Development of Emotional Intelligence in the University Classrooms
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2018-220305Palavras-chave:
inteligencia emocional, habilidades emocionales, aulas, educación superior, universidadesResumo
La importancia del desarrollo de habilidades socioemocionales en educación superior ha sido enfatizado en diversos documentos internacionales como el informe Delors y el informe DeSeCo. Entre dichas habilidades se encuentra la inteligencia emocional (IE) que ha demostrado tener múltiples beneficios en profesionistas de todas las areas del conocimiento. No obstante, son pocos los trabajos que analicen los desafíos que implica su instrumentación en las aulas universitarias o sistematicen herramientas, a través de modelos teóricos sólidos, que aterricen sus postulados teóricos en actividades prácticas. Por lo anterior, este trabajo tiene dos objetivos: el primero, exponer los retos que implica el fomento de la IE en los salones universitarios, y el segundo, proporcionar herramientas generales para la promoción de la IE en el aula a través diversas técnicas organizadas bajo el modelo de Mayer y Salovey (1997).
Downloads
Referências
Antunes, C. (2009). Educar en las emociones. Buenos Aires: SB.
Bain, K. (2008). Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Barcelona: Universidad de Valencia.
Bracket, M.A., & Katulak, N.A. (2006). Emotional Intelligence in the classroom: Skill-based training form teacher and studentes. En J. Ciarrochi y J.D. Mayer (Eds.), Improving emotional intelligence: A practitioners guid. (pp. 1-27). New York: Psychology Press
Caruso, D.R., & Salovey, P. (2004). The emotional intelligent manager. Estados Unidos de América: Jossey-Bass.
Castillo, R., Fernández-Berrocal, P., & Brackett, M. (2013). Enhancing teacher effectiveness in Spain: A pilot study of de RULER approach to social and emotional learning. Journal of Education and Training Studies, 1(2). doi: 10.11114/jets.v1i2.xxx
Delors, J. (comp.) (1997). La educación encierra un tesoro México: UNESCO
DeMarrais, K., & Tisdale, K. (2002). What happens when researcher inquire into difficult emotions?: Reflections on studying women’s anger through qualitative interviews. Educational Psychologist, 37(2), 115- 123.
Extremera, N., & Fernández- Berrocal, P. (2003a). La importancia de desarrollar la inteligencia emocional en el profesorado. Revista Iberoamericana de Educación, 31, 1-10. Recuperado de https://rieoei.org/ historico/deloslectores/759
Extremera.PDF Extremera, N., & Fernández- Berrocal, P. (2003b). La inteligencia emocional en el contexto educativo: hallazgos científicos de sus efectos en el aula. Revista de Educación, (332), 97-116. Recuperado de ttps://www.researchgate.net/profile/Pablo_Fernandez-
Berrocal/publication/39207918_La_inteligencia_emocional_en_el_contexto_educativo_Hallazgos_cientificos_de_sus_efectos_en_el_aula/inks/587f51a308ae9275d4ede93f/La-inteligencia emocional- en-el-contexto-educativo-Hallazgos-cientificos- de-sus-efectos-en-el-aula.pdf
Extremera Pacheco, N., Durán, A., & Rey, L. (2007). Inteligencia emocional y su relación con los niveles de burnout, engagement y estrés en estudiantes universitarios. Revista de Educación, 342, 239-256. Recuperado de http://www.revistaeducacion.educacion.es/ re342/re342_12.pdf
Goleman, D. (2000). La Inteligencia Emocional Aplicada a las Organizaciones. Barcelona: Kairos
Goleman, D. (2002). La Inteligencia Emocional. México: Vergara.
Gutiérrez Martínez, R.E., & Ángeles Jiménez, Y.I. (2012). Estrés organizacional. México: Trillas
Ibarrola, B. (noviembre, 2003). Dirigir y educar con inteligencia emocional. Trabajo presentado en: VII Congreso de Educación y Gestión, Madrid, España. Recuperado de https://extension.uned.es/archivos_publicos/webex_actividades/4980/iegfernandez4.pdf
Landau, J. & Meirovich, G. (2011). Development of student’ emotional intelligence: Participative classroom environments in higher education. Academy of Educational leadership Journal, 15(3), 89-104.
Maturana, H. (2001). Emociones y lenguaje en educación y política. Chile: Dolmen
Mayer, J.D., & Salovey, P. (1997). What is Emotional Intelligence? En Salovey, P y Sluyter (Eds.). (1997). Emotional Development and Emotional Intelligence. New York: Basic Books.
Morin, E. (1999). Los 7 saberes necesarios para la educación del futuro. Paris: UNESCO
Mortiboys, A. (2016). Como enseñar con inteligencia emocional: guía paso a paso para profesionales de educación media superior, superior y posgrado.México: Patria.
Nathanson, L., Rivers, S., Flynn, L., & Brackett, M. (2016). Creating Emotionally Intelligent Schools with RULER. Emotion Review, 8(4), 1-6. doi: 10.1177/1754073916650495
Quezada, A., & Canessa, E. (2008). La complejidad de los procesos educativos en el aula de clases. Educar,
Curitiva, (32), 103- 119. Recuperado de http://www. scielo.br/pdf/er/n32/n32a09.pdf
Ruiz-Aranda, D., Fernández-Berrocal, R., Cabello, R., & Salguero, J.M. (2008). Educando la inteligencia emocional en el aula: Proyecto interno. Revista de Investigación Psicoeducativa, 6(2). 240-251.
Rychen, D y Hersh Salganik, L. (comp.). (2006). Las competencias clave para el bienestar personal, económico y social. España: Aulae
Sala Roca, J., & Abarca Castillo, M. (2001). La educación emocional en el currículum. Teoría de la Educación, 13, 209-232. Recuperado de https://gredos.usal.es/ spui/bitstream/10366/71918/1/La_educacion_emocional_en_el_curriculum.pdf
Schutte, N. S., Malouff, J., Bobik, C., Coston, T., Greeson, C., Jedlicka, E., & Wendorf, G. (2001). Emotional intelligence and interpersonal relations. Journal of Social Psychology, 141 (4), 523-536.
Sternberg, R. (2000). Handbook of Intelligence. Reino Unido: Cambridge University Press
Teruel Melero, M.P. (2000). La inteligencia emocional en el currículo de la formación inicial de maestros. Revista Interamericana de Formación del Profesorado, (38), 141-152. Recuperado de https://dialnet.unirioja. es/servlet/articulo?codigo=118075
Thi Lam, L., & Kirby, Susan. (2002). Is emotional intelligence an advantage? An exploration of the impact of emotional and general intelligence on individual performance. The Journal of Social Psychology, 142(1), 122-143.
William de Fox, S. (2014). Las emociones en la escuela. Buenos Aires: Aique.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).