O performativo na pesquisa educacional: um ensaio sobre espécies que vivem nas margens das estradas
Palavras-chave:
pesquisa narrativa, educação, desempenho, autobiografia, memórias de infânciaResumo
A obra faz parte do fio narrativo de um projeto de ensino, pesquisa e extensão intitulado Río y Mar, tal para cual (Rios e Mar, Tal para Tal), desenvolvido conjuntamente por docentes e discentes das Universidades Nacionais do Litoral e Mar del Plata, desde 2022. Apresenta uma prática de leitura e indagação dialógica sobre a condição política da performatividade, a poética como estratégia de recuperação de memórias da infância, a experiencialidade como característica da pesquisa educacional e a relação entre narrativa e futurologia como horizonte de possibilidade. A escrita polifônica integra contribuições de diversos campos disciplinares, como literatura, filosofia, educação e botânica, entre outros. Como terceiro elo de uma trilogia, ele recapitula conclusões parciais e inclui uma prática de escrita coletiva sobre o ato de narrar a nós mesmos.
Downloads
Referências
Aguirre, J; Proasi, L.; Ramallo, F. y Yedaide, M.M. (2023). Pasiones; Luis Porta. EUDEM.
Alcázar, J. (2015). Performance. Un arte del yo. Siglo XXI.
Anzaldúa, G. (2020). Hablar en lenguas: una carta a escritoras del tercer mundo. En Y. Aguilar, G. Anzaldúa y R. Bautista (2020), Lo lingüístico es político. ONA Ediciones.
Austin, J. L. (1998). ¿Cómo hacer cosas con las palabras? Paidós.
Bardet, M. (13 de noviembre de 2023). Perder la cara [Presentación del libro]. Mercado del Progreso, Santa Fe.
Barthes, R. (1994). La muerte del autor. En El susurro del lenguaje. Más allá de la palabra y la escritura. Paidós.
Barthes, R. (2016). La luz del sudoeste. En Incidentes. La marca editora.
Benjamin, W. (2021). Infancia berlinesa hacia el mil novecientos. Periférica.
Bennett, J. (2022). Materia vibrante. Una ecología política de las cosas. Caja Negra.
Berardi, F. (2019). Futurabilidad. La era de la impotencia y el horizonte de posibilidad. Caja Negra.
Borges, J. L. (1989). Obras Completas. Emecé.
Borges, J. L. (1993). Borges en la Escuela Freudiana de Buenos Aires. Agalma.
Castillo, P. (11 de junio de 2024). Todo es un trabajo, la fantasía y el erotismo también. Donald Winnicott: sueño, fantaseo y vida. Revista barbarie, 24. https://www.barbarie.lat/post/todo-es-un-trabajo-la-fantas%C3%ADa-y-el-erotismo-tambi%C3%A9n-donald-winnicott-sue%C3%B1o-fantaseo-y-vida ).
Coccia, E. (2020). Metamorfosis. Cactus.
Cortés, J. M. (2014). El cuerpo de la ciudad: mapas del deseo. En Desobediencias. Cuerpos disidentes y espacios subvertidos en el arte en América Latina y España: 1960-2010. Egales.
Derrida, J. (1995). Exordio. En Espectros de Marx. Trotta.
Despret, V. (2022). Habitar como un pájaro. Modos de hacer y de pensar los territorios. Cactus.
Díaz, A. (2024). Seguir escribiendo. Escribiendo unos textos que nadie pide. Tóxicxs.
Dogan, M. y Pahre, R. (1993). Las nuevas ciencias sociales. Grijalbo.
Groys, B. (2015). Volverse público. La transformación del arte en el ágora contemporánea. Caja Negra.
Haraway, D. (2022). Cristales, tejidos y campos. Metáforas que conforman embriones. Rara Avis.
Jakobson, R. (1985). Ensayos de Lingüística general. Planeta.
Kafka, F. (1982). La metamorfosis. Hyspamérica.
Latour, B. (2017). Cara a cara con el planeta. Una nueva mirada sobre el cambio climático alejada de las posiciones apocalípticas. Siglo XXI Editores.
Litwin, E. (2008). El oficio de enseñar. Condiciones y contextos. Paidós.
Machado, A. (2010). Poesías completas. Planeta.
Mallarmé, S. (1979). Brisa marina. En La mejor poesía. Crea.
Merian, M. S. (2022). Sobre la maravillosa transformación de las orugas. Buchwald Editorial.
Merian, M. S. (2023). Metamorfosis de los insectos surinameses. Buchwald Editorial.
Molinas, I. (2017). La experiencia estética y el diseño de aulas expandidas. Catalejos. Revista sobre lectura, formación de lectores y literatura para niños, 3(5), 67-85.
Molinas, I. y Porta, L. (2023). Río y mar, tal para cual. Diálogo sobre ficciones compartidas para construir futuro en el campo educativo. Itinerarios Educativos, (18), e0041.
Molinas, I., Fantini, E. y Torres Luyo, M. (2023). La experiencia botánica como maestra: ambientes y materiales que promueven la expansión áulica en la universidad. En S. Fernández y P. Oliveira Pinto (Org.), As políticas educacionais nos países do Cone Sul no contexto das ameaças à estabilidade democrática no continente. AUGM.
Negroni, M. (2021). Oratorio. Bajo la luna.
Negroni, M. (25 de marzo de 2021). La libreta de Irma [archivo de video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=_R1OJop0f3k
Orozco, O. (1984). Poemas. Editorial Universidad de Antioquia.
Ortiz, J. L. (2020). Ah, veo… En Obra Completa. Volumen I: En el aura del sauce. Ediciones UNL-EDUNER.
Pallasmaa, J. (2021). Los ojos de la piel. GG.
Pallasmaa, J. (2021). Los ojos de la piel. GG.
Pessoa, F. (1961). Poemas. Cía. Gral. Fabril Editora.
Pessoa, F. (1994). Poesía. Alianza Editorial.
Piglia, R. (2015). Modos de narrar. En La forma inicial. Conversaciones en Princeton. Eterna Cadencia.
Porta, L. (2021). La expansión biográfica. Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, UBA.
Porta, L. (2024). La materialidad de la memoria. Performance presentada en Segundas Jornadas sobre Disidencias Híbridas. Mar del Plata.
Porta, L. y Molinas, I. (2024). Gestos botánicos y experiencias estéticas en la investigación educativa: laboratorio de indagación disruptiva. Praxis Educativa, 28(2), 1-18.
Porta, L. y Molinas, I. (2025). Expansiones en la agenda de la investigación educativa. Nuevas derivas entre Río y Mar. ESPACIOS EN BLANCO. Revista De Educación, 1(35), 87-96.
Richard, N. (2013). Fracturas de la memoria. Arte y pensamiento. Siglo XXI.
Schaffer, J. (2005). Adiós a la estética. Antonio Machado Libros.
Schaffer, J. (2018). La experiencia estética. La marca editora.
Taylor, D. (2012). Performance. Asunto impreso.
Torres Sifón, S. (6 de marzo de 2023). Aleteo negro, el nuevo trabajo de Cristina Huarte. Plataforma de Arte Contemporáneo. https://www.plataformadeartecontemporaneo.com/pac/aleteo-negro-el-nuevo-trabajo-de-cristina-huarte/
Valencia Sepúlveda, D. (26 de agosto de 2023). Cristina Huarte. Tejer memorias en red. https://artishockrevista.com/2023/08/26/cristina-huarte-tejer-memorias-en-red/
Winnicott, D. (1990). El gesto espontáneo. Cartas escogidas. Paidós.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luis Porta, Isabel Molinas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).