O plágio académico na perspetiva dos estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2025-290219Palavras-chave:
Plágio, Escrita, Ética, Estudantes universitários, Análise qualitativaResumo
O estudo nos diferentes níveis de ensino exige a produção de textos escritos que, muitas vezes, contêm fragmentos de texto sem referência aos autores ou formas incorrectas de citação, ou seja, plágio. O plágio é abordado na dimensão ética, jurídica e textual. O objetivo é apresentar a perspetiva dos estudantes universitários sobre esta prática. Participaram 129 estudantes em linha. A análise da informação foi efectuada com o programa Atlas ti. Os resultados evidenciam o reconhecimento do trabalho e do esforço dos autores; as circunstâncias, o tempo e o nível de ensino em que o plágio foi cometido. Conclui-se, em concordância com vários autores, sobre os desafios enfrentados pelas instituições de ensino de diferentes níveis para evitar o plágio e incentivar a escrita de textos académicos com ideias próprias e originais, atribuindo os créditos correspondentes.
Downloads
Referências
Amiama-Espaillat, C. (2021). El plagio en la Educación Superior dominicana: una oportunidad para desarrollar la escritura académica. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 18(35), 37-48. https://cuaderno.pucmm.edu.do/index.php/cuadernodepedagogia/article/view/411/440
Beltrán, S., Estrada, G., Valdés, F., Vital, D., y Zacaula, F. (2018). Plagio y ética. Universidad Nacional Autónoma de México. https://www.libros.unam.mx/plagioyetica.pdf
Boillos, M. (2020). Las caras del plagio inconsciente en la escritura académica. Educación XX1, 23(2), 211-229. https://doi.org/10.5944/educxx1.25658
Boillos, M. y Rodríguez, A. (2022). La escritura académica en las carreras de Educación en Ecuador: representaciones del alumnado. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, 27(2), 312-331. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n2a02
Carlino, P. (2003). Alfabetización Académica: Un Cambio Necesario, algunas Alternativas Posibles. Educere, 6(20), 409-420. http://erevistas.saber.ula.ve/index.php/educere/article/view/12363
Carrasco, A. (2023). Acompañamiento docente que pueda combatir el plagio. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 28(97), 629-636. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v28n97/1405-6666-rmie-28-97-629.pdf
Cebrián-Robles, V., Raposo, M., Cebrián-de-la-Serna, M. y Sarmiento, J. (2018). Percepción sobre el plagio académico de estudiantes universitarios españoles. Educación XX1, 21(2), 105-129. https://doi.org/10.5944/educxx1.20062
Cisneros, E. (2011). Análisis de datos cualitativos asistido por computadora. Universidad Autónoma Metropolitana y Ed. Porrúa.
Cuervo-Sánchez, S. y Etxague, I. (2023). Las cuatro P en Internet: Pornografía, plagio, piratería y permisos. Revista Científica de Educomunicación, 76(XXXI), 85-96. https://www.revistacomunicar.com/ojs/index.php/comunicar/article/view/115342/5027
Denzin, N. y Lincoln, Y. (2012). Introducción al volumen II. En: Denzin, N. y Lincoln, Y. (comps.), Manual de investigación cualitativa. Volumen II, Paradigmas y perspectivas en disputa. (pp. 27-37). Gedisa.
Espiñeira-Bellón, E., Muñoz-Cantero, J., Gerpe-Pérez, M. y Castro-Pais, M. (2022). El profesorado frente al aprendizaje autorregulado y el plagio académico. Psique, 18(1), 89-103. https://www.researchgate.net/publication/361020253_El_profesorado_frente_al_aprendizaje_autorregulado_y_el_plagio_academico
Flick, U. (2014). El diseño de la investigación cualitativa. Morata.
Gibbs, G. (2012). El análisis de los datos cualitativos en Investigación Cualitativa. Morata
Hermosillo, P. y Verdín, P. (2019). Perspectivas de la escritura académica en la universidad: causas, problemáticas y propuestas, Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 16(31), 41-57. https://doi.org/10.29197/cpu.v16i31.324
Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Morata.
Marciales, N., Manrique, K., y Alvarado, G. (2020). Algunas variables asociadas al plagio académico: un caso en una universidad colombiana, Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, 16(1), 395-425. https://doi.org/10.15332/25005421.6104
Müller, O. (2022). Nada nuevo: la plaga del plagio. Avances en Psicología Latinoamericana, 40(2), 1-4. https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/12433
Nieto, (2020). Niveles de plagio y uso de normas para presentación de trabajos en un programa de pregrado en la ciudad de Barranquilla. Pensamiento Americano, 14(27), 137-144. https://doi.org/10.21803/penamer.14.27.318
Ochoa y Cueva, (2014). El plagio y su relación con los procesos de escritura académica. Forma y Función, 27(2), 95-113. https://doi.org/10.15446/fyf.v27n2.47667
Ovalle, L. (2011). Los discursos del narcotráfico. Una experiencia de análisis textual asistido por computadora. En Cisneros, E. Análisis de datos cualitativos asistido por computadora. Universidad Autónoma Metropolitana y Ed. Porrúa.
Porto, A. (2022). Uso de fuentes digitales y plagio en los trabajos académicos durante la pandemia. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 25(3), 61-74. https://doi.org/10.6018/reifop.523951
Real Academia Española (s./f). https://dle.rae.es/plagio
Rodríguez, J. (2023). Ampliando el horizonte sobre el plagio académico. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 28(97), 661-672. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v28n97/1405-6666-rmie-28-97-661.pdf
Rodríguez, G., Gil, J. y García, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa. Ediciones Aljibe.
Rojas, M. y Olarte, J. (2010). Plagio en el ámbito académico. Revista Colombiana de Anestesiología, 38(4), 537-538. https://www.revcolanest.com.co/index.php/rca/article/view/808
Sandín, M. (2003). Investigación cualitativa en educación. Mc Graw Hill.
Sarmiento, J. y Ocampo, C. (2023). Enfoques Frecuentista y Bayesiano en el Estudio del Plagio Académico. Una Propuesta Innovadora en Investigación. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 21(1), 139-158. https://doi.org/10.15366/reice2023.21.1.007
Soto, R. (2012). El plagio y su impacto a nivel académico y profesional. E-Ciencias de la Información, 2(1), 1-14. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/eciencias/article/view/1213/1276
Strocchi, M., Boysen, P., Barros, V., y Castillo, I. (2022). El plagio en estudiantes de pregrado: un abordaje desde las representaciones sociales. Revista Internacional de Cultura Visual, 12(4), 2-18. https://doi.org/10.37467/revvisual.v9.3769
Sureda-Negre, J., Comas, R., y Gili, M. (2009a). Prácticas académicas deshonestas en el desarrollo de exámenes entre el alumnado universitario español. Estudios sobre Educación, 17, 103-122. https://doi.org/10.15581/004.17.22420
Sureda-Negre, J., Comas, R., y Morey, M. (2009b). Las causas del plagio académico entre el alumnado universitario según el profesorado. Revista iberoamericana de educación, 50, 197-220. https://rieoei.org/historico/documentos/rie50a10.pdf
Sureda-Negre, J., Comas, R., y Oliver, M. (2015). Plagio académico entre alumnado de secundaria y bachillerato: Diferencias en cuanto al género y la procrastinación. Comunicar Revista Científica de Educación y comunicación, 44(XXII), 103-11. https://dspace.uib.es/xmlui/bitstream/handle/11201/1711/545076.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Taylor, S. y Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós.
Tójar, J. (2006). Investigación cualitativa. Comprender y actuar. Morata.
Zamudio, J., Soto, J. y Torres, C. (2019, 15-16 de agosto). Indicios de plagio en ensayos académicos en estudiantes de un doctorado en línea. [Presentación de escrito]. Congreso Internacional de Investigación Academia Journals. Puebla. México. https://www.academiajournals.com/pub-puebla-2019
Zurita, U. (2023). Sobre el plagio, Reflexiones desde el ámbito académico. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 28(97), 673-684. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v28n97/1405-6666-rmie-28-97-673.pdf

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ivonne Balderas Gutiérrez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).