A extensão crítica como forma de atenuar o desconhecimento mútuo
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2025-09-08Palavras-chave:
extensão universitária, transformação social, universidade abertaResumo
O artigo examina o problema da ignorância mútua entre as pessoas, colocado por W.E.B. DuBois como uma “tragédia epocal” que impede a emancipação social. Este fenómeno é uma manifestação de um problema mais geral: a dificuldade das forças emancipatórias em conceberem e lutarem por uma liberdade que não conhecem plenamente. O texto sugere que a extensão universitária crítica pode ser um instrumento fundamental para enfrentar esta situação, na medida em que promove o diálogo entre o saber académico e o saber popular, facilitando a co-construção do conhecimento. Ao criar esses espaços de interação, promove-se uma compreensão mais holística da realidade social. A experiência de uma Escola de verão da União Latino-Americana de Extensão Universitária ilustra como estas iniciativas promovem o intercâmbio e reforçam projectos emancipatórios, contribuindo para ultrapassar o problema da ignorância mútua.
Downloads
Referências
Arendt, H (2003) La condición humana. Buenos Aires: Paidós.
Britannica, The Editors of Encyclopaedia (2024). Ozymandias. Encyclopedia Britannica. https://www.britannica.com/topic/Ozymandias-poem [Acceso el 1/9/24]
Colacci, R., y Filippi, J. (2020). La extensión crítica será feminista o no será. E+E: estudios de extensión y humanidades, 7(9). 18-29.
Du Bois, W.E.B. (2007) The Soul of Black Folk. Nueva York: Oxford University Press.
Erreguerena, F., Nieto, G., Tommasino, H. (2020) Tradiciones y matrices, pasadas y presentes, que confluyen en la Extensión Crítica Latinoamericana y Caribeña. Cuadernos de extensión de la UNLPam, 4. 177-204.
Fisher, M. (2016) Realismo capitalista: ¿No hay alternativa? Buenos Aires: Caja Negra Editora.
Freire, P. (2005) Pedagogía del Oprimido. Ciudad de México: Siglo XXI.
Marx, K. y Engels, F. (1968) La ideología alemana. Montevideo: Ediciones Pueblos Unidos.
Tommasino, H. y Cano, A. (2016). Modelos de extensión universitaria en las universidades latinoamericanas en el siglo XXI: tendencias y controversias. Universidades, 67. 7-23.
Tomatis, K. L. (2017). Teoría y praxis en la extensión universitaria. Una lectura desde el Mercosur. En Santos, C. et al. Fronteras universitarias en el Mercosur: debates sobre la evaluación en prácticas en extensión. Córdoba: UNC. pp. 15-28.
Shelley, P.B. (2013) “Ozymandias” en Reiman, D.H., Fraistat, N., Crook, N. (eds.) The Complete Poetry of Percy Bysshe Shelley. Baltimore: Johns Hopkins University Press. P. 327.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.