Percepções sobre o futuro do ensino superior entre professores inovadores da Universidade Nacional de Entre Ríos
Palavras-chave:
Ensino superior, Prospectiva, Virtualidade, inovação educativaResumo
A Universidade Nacional de Entre Ríos (Argentina) está em processo de reformas institucionais, mudanças socioculturais, inovações tecnológicas e ajustes orçamentários. Este artigo explora as percepções e expectativas sobre o futuro do ensino superior dos professores que realizam inovações pedagógicas na universidade. Com base em uma estratégia qualitativa, exploratória e sincrônica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com equipes de professores selecionadas. Como resultado, constatou-se que esses professores enfatizaram a necessidade de consolidar métodos de ensino híbridos ou mistos, tornar as trajetórias educacionais mais flexíveis e desenvolver habilidades práticas em cada disciplina. No entanto, eles também destacaram a importância das aulas presenciais para fortalecer as habilidades técnicas de laboratório, o uso de equipamentos específicos e para desenvolver a aprendizagem significativa e as habilidades socioemocionais por meio da interação com outras pessoas. Para isso, concordaram que é necessário criar condições para que os professores tenham mais tempo, dedicação e treinamento contínuo.
Downloads
Referências
Aguayo, P., Blanco Navarro, M., Lozano Mulet, P., & Dussel, I. (2024). Plataformización educativa y profesionalidad docente: tensiones y nudos críticos. EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 87, 74–89. https://doi.org/10.21556/edutec.2024.87.3107
Andrés, G. (2023). La inercia de la presencialidad: actitudes, habilidades y expectativas de docentes de FCEdu-UNER durante la enseñanza virtual de emergencia. Actas de las IV Jornadas de Educación a Distancia en el Nivel Superior. Universidad Nacional de Entre Ríos.
Andrés, G. (2025). La Educación a Distancia en la Universidad Nacional de Entre Ríos durante y después de la pandemia. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología. (en prensa).
Bossolasco, M., Carreras, M., Torres Stockl, C., & Chiecher, A. (2024). ¿Enseñanza presencial, virtual o semipresencial? Tendencias en docentes de educación superior en el contexto de post-pandemia. Praxis Educativa, 28 (2), 1–20. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280210
Brunner, J.J., & Alarcón Bravo, M. (2023). Imaginando escenarios de innovación en la educación superior de América Latina. Revista Educación Superior y Sociedad, 35 (1), 58–80. https://doi.org/10.54674/ess.v35i1.753
Centro Regional de Estudios en Extensión Universitaria (2024). Relevamiento sobre curricularización de la extensión en universidades e institutos universitarios públicos de Argentina. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.
Cobo, C., Cortesi, S., Brossi, L., Doccetti, S., Lombana, A., Remolina, N., Winocur, R, y Zucchetti, A. (Eds.). (2018). Jóvenes, transformación digital y formas de inclusión en América Latina. Penguin Random House.
Corda, M. C., & Viñas, M. (2023). Educación en línea en universidades nacionales de Argentina: diálogos entre plataformas y bibliotecas académicas. Palabra Clave, 13 (1), e195. https://doi.org/10.24215/18539912e195
Díaz de Guijarro, E. (2025). El proceso de privatización y mercantilización de las universidades argentinas: sus causas y continuidades. Praxis Educativa, 29 (1), 1–18. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2025-290108
Ejaz, W., Fletcher, R., Nielsen, R.K., & Mc Gregor, S. (2024). What do people want? Views on platforms and the digital public sphere in eight countries. The Reuters Institute. https://doi.org/10.60625/risj-8pk9-d398
Ferro, U., Semán, P., & Welschinger, N. (2024). Generación pandémica: lazos personales, laborales y políticos en las nuevas juventudes. Cuestiones de Sociología, 29, e162. https://doi.org/10.24215/23468904e162
Freeman, S., Eddy, S., McDonough, M., Smith, M., Okoroafor, N., Jordt, H., & Wenderoth, M. (2014). Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 111 (23), 8410-8415. https://doi.org/10.1073/pnas.1319030111
Hernández, H. C. et al. (2024). Lecciones aprendidas de tres universidades latinoamericanas sobre la enseñanza remota durante la pandemia COVID-19: Un análisis de las experiencias de enseñanza-aprendizaje durante y después del confinamiento. Calidad en la Educación, 61, 139–188. https://doi.org/10.31619/caledu.n61.1473
Igarza, R. (2021). Presencias imperfectas. El futuro virtual de lo social. La marca editora.
Kukulska-Hulme, A. et al. (2024). Innovating Pedagogy 2024: Open University Innovation Report 12. Milton Keynes: The Open University.
Labraña, J., & Brunner, J. J. (2022). Transformación de la educación superior latinoamericana y su impacto en la idea de la universidad: del acceso de élite a la masificación y universalización del acceso. Perfiles Educativos, 44 (176). https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2022.176.60539
Lago Martínez, S., Gala, R., & Samaniego, F. (2024). Educación virtual: narrativas de docentes y estudiantes de la Universidad de Buenos Aires post pandemia. Cuadernos de Investigación Educativa, 15 (2). https://doi.org/10.18861/cied.2024.15.2.3756
Lion, C. (Coord.). (2023). Repensar la educación híbrida después de la pandemia. UNESCO.
Lion, C., Kap, M., & Ferrarelli, M. (2023). Universidades desafiadas: alfabetismos fluidos, hibridaciones y nuevas estrategias de enseñanza. Revista Educación Superior y Sociedad, 35 (2), 130–155. https://doi.org/10.54674/ess.v34i2.768
Mandolesi, M., & Borgobello, A. (2023). Los espacios de formación docente como herramienta para la innovación en una organización de educación superior. Praxis Psy, 23 (38), 6–20. https://doi.org/10.32995/praxispsy.v23i38.207
Merlo, J. J., & Catalán, M. J. (2024). Digital Divide to Virtual Education: evidence from Argentina. Atlantic Review of Economics, 7 (1).
Nieto, H., & De Majo, O. (2011). Historia de la educación a distancia en la Argentina (1940–2010). Signos Universitarios, 46, 85–108. https://p3.usal.edu.ar/index.php/signos/article/view/1874/2342
Pedro, N., Santos, C., & Mattar, J. (eds.) (2023). Competências Digitais: desenvolvimento e impacto na educação atual. Universidade de Lisboa.
Poell, T., Nieborg, D., & van Dijck, J. (2019). Platformisation. Internet Policy Review, 8 (4), 1–13. https://doi.org/10.14763/2019.4.1425
Pogré, P., & Poliak, N. (2024). Transformación en las percepciones de estudiantes universitarios del AMBA (Argentina) acerca del derecho a la educación superior. Tensiones y sentidos en disputa. Tramas y Redes, 6, 97–113. https://doi.org/10.54871/cl4c600f
Resolución N° 2597/2023. [Ministerio de Educación de la Nación Argentina]. Creación de sistemas institucionales de aseguramiento de la calidad. Publicada el 15-11-2023. Recuperada de https://www.boletinoficial.gob.ar/#!DetalleNorma/298712/20231121
Resolución N° 2598/2023. [Ministerio de Educación de la Nación Argentina]. Creación del Sistema Argentino de Créditos Académicos Universitarios. Publicada el 15-11-2023. Recuperada de https://www.boletinoficial.gob.ar/#!DetalleNorma/298713/20231121
Resolución N° 2599/2023. [Ministerio de Educación de la Nación Argentina]. Reglamento sobre la modalidad de educación a distancia en universidades. Publicada el 15-11-2023. Recuperada de https://www.boletinoficial.gob.ar/detalleAviso/primera/298714/20231121
Resolución Asamblea Universitaria N° 41/2023. [Universidad Nacional de Entre Ríos]. Reforma del Estatuto. Publicada el 01-04-2023.
Sánchez Caballé, A., Cela Ranilla, J., & Esteve Mon, F. (2024). Millennials vs Centennials: ¿diferentes formas de aprender? Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 70, 181–193. https://doi.org/10.12795/pixelbit.105609
Santos, E., & Porto, C. (org.) (2019). App-Education. Fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Editora da Universidade Federal da Bahia.
Sequera, J. (2024). “Una historia breve sobre la plataformización de la vida urbana”. En J. Sequera (ed.). La ciudad de las plataformas. Transformación digital y reorganización social en el capitalismo urbano. Icaria. (pp. 11–25).
Universidad Nacional de Entre Ríos. (2023). Proceso de construcción del Plan Institucional Participativo UNER (2018-2022). Documento institucional.
Vasilachis, I. (comp.). (2006). Estrategias de investigación cualitativa. Gedisa.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gonzalo Andrés, María Florencia Gareis, Analía Cherniz, Marianela Belén Fontana, Exequiel Gilez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).