Estratégia para o desenvolvimento do Estágio Profissional Supervisionado Escuela de Sociología de la Universidad Nacional, Costa Rica

Palavras-chave:

sociología, alumno en prácticas, experiencia laboral, aprendizaje por experiencia, ; relación universidad-empresa

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a Estratégia desenvolvida para a execução do Estágio Profissional Supervisionado (PPS) na Faculdade de Sociologia da Universidade Nacional. Foi realizado com abordagem qualitativa, que inclui as técnicas de análise documental, grupo focal e pesquisa, e participaram alunos e professores de Sociologia. A partir da análise são definidas as características gerais do processo PPS, estabelecidas as responsabilidades/compromissos do corpo docente responsável pelo curso, dos alunos matriculados no curso e das instituições receptoras da prática. Da mesma forma, conclui-se que o PPS é um processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional que permite aos alunos a aproximação com o campo profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yamileth García Chaves, Universidad Nacional

Bacharel e Graduada em Sociologia pela Universidade Nacional. Mestrado em Administração Educacional, pela Universidade Latina da Costa Rica. Acadêmico, Pesquisador e extensionista da Universidade Nacional da Costa Rica. Entre os temas de interesse estão gênero, educação, desigualdades, território, interseccionalidade.

Fabiola Quirós Segura, Universidad Nacional

Bacharel e Graduado em Sociologia pela Universidade Nacional da Costa Rica. Mestre em Desenho, Gestão e Execução de Projetos Socioeconômicos. Acadêmico e pesquisador da Universidade Nacional da Costa Rica. Linhas de pesquisa, trabalho de cuidado, precarização, informalidade, ciência, inovação e tecnologia.

Referências

Asamblea Legislativa de la República de Costa Rica. (1982). Ley sobre Derechos de Autor y Derechos Conexos N° 6683. http://www.pgrweb.go.cr/scij/Busqueda/Normativa/Normas/nrm_texto_completo.aspx?nValor1=1&nValor2=3396

Cotán, A. (2017). El sentido de la investigación cualitativa. Escuela Abierta, 19, 33-48. https://ea.ceuandalucia.es/index.php/EA/issue/view/2

Escobar, J. y Bonilla-Jimenez, F. (2009). Grupos focales: una guía conceptual y metodológica. Cuadernos hispanoamericanos de psicología, 9(1), 51-67. http://www.tutoria.unam.mx/sitetutoria/ayuda/gfocal-03122015.pdf

Escuela de Sociología (2022). Plan de Estudios de Bachillerato y Licenciatura en Sociología.

Martín-Crespo, M y Salamanca, A. (2007). El muestreo en la investigación cualitativa. NURE investigación: Revista Científica de enfermería, 27, 1-4. https://www.nureinvestigacion.es/OJS/index.php/nure/article/view/340/330

Tafur, R. (2020). El método de encuesta. En Los métodos de investigación para la elaboración de las tesis de Maestría en Educación. Pontificia Universidad Católica del Perú. https://posgrado.pucp.edu.pe/maestria/educacion/ http://blog.pucp.edu.pe/blog/maestriaeducacion/2020/07/23/los-metodos-deinvestigacion-para-la-elaboracion-de-las-tesis-de-maestria-en-educacion/

Revilla, R. (2020). El método de investigación documental. En Los métodos de investigación para la elaboración de las tesis de Maestría en Educación. https://posgrado.pucp.edu.pe/publicaciones/los-metodos-de-investigacion-para-la-elaboracion-de-las-tesis-de-maestria-en-educacion/

Universidad de Costa Rica. (2019). Directrices para el desarrollo de la Práctica Profesional Supervisada de la Escuela de Ciencias de la Comunicación Colectiva. https://eccc.ucr.ac.cr/wp-content/uploads/2022/05/Normativa-Practica-Profesional-ECCC.pdf

Universidad de Costa Rica. (2020). Lineamientos sobre Prácticas Profesionales de la Escuela de Ciencias Políticas. https://ecp.ucr.ac.cr/index.php/es/ecp-2/comisiones/comision-de-practicas-profesionales

Universidad de Costa Rica. (2024). Práctica Profesional Escuela de Ingeniería Civil. https://eic.ucr.ac.cr/4269-2/

Universidad Estatal a Distancia. (2024). Instructivo para la Práctica Profesional de la carrera de Bibliotecología. https://uned.ac.cr/sites/default/files/2024-03/Instructivo%20Practica%20ACT2024.pdf

Universidad Técnica Nacional. (2022). Reglamento de la Práctica Profesional de la Universidad Técnica Nacional. https://www.utn.ac.cr/sites/default/files/attachments/Reglamento%20de%20Practica%20Profesional%2026-4-2023.pdf

Universidad de Costa Rica. (s.f). Procedimiento para la ejecución de la práctica profesional supervisada de la carrera de Bachillerato en Gestión Integral del Recurso Hídrico. https://portal.so.ucr.ac.cr/sites/default/files/documents/Procedimiento%20para%20ejecuci%C3%B3n%20de%20la%20pr%C3%A1ctica%20profesional%20final_0.pdf

Colegio Universitario de Cartago. (2016). Reglamento Práctica Supervisada. https://www.cuc.ac.cr/userfiles/files/normativa/interna/reglamentos/Reglamento%20de%20Practica%20Supervisada.pdf

Registro Nacional de Personas (RENAP) Guatemala. (2022). Manual de normas y procedimientos para la realización de pasantías para los estudiantes de las Facultades de Ciencias Jurídicas y Sociales, Registro Nacional de las Personas (RENAP), Guatemala. https://www.renap.gob.gt/sites/default/files/informacion-publica/manual_de_normas_y_procedimientos_de_pasantias-practicas_universitarias_0.pdf

Universidad de San Buenaventura. (2014). Manual de Prácticas Profesionales en Psicología, Universidad de San Buenaventura, Cali.

Universidad Nacional Autónoma de Honduras. (s.f). Manual para estudiantes en Práctica Profesional, Universidad Nacional Autónoma de Honduras.https://calidad.unah.edu.hn/dmsdocument/16111-dvus-pm-ppyss-01-pdf

Universidad de Margarita. (2017). Manual de pasantías de la Universidad de Margarita. Venezuela. https://portalunimar.unimar.edu.ve/storage/Manual/2017/manual-pasantias-trimestre-octubre-2017__010223021851.pdf

Universidad Católica de Córdoba. (2013). Práctica Profesional Supervisada PPS, Reglamentación y documentación. https://blogs.ffyh.unc.edu.ar/escuelacienciaseducacion/files/2013/04/Reglamento-general-Trabajo-Final-PPS.pdf

Universidad Interamericana de Puerto Rico. (2018). Manual de Práctica, Programa de Bachillerato Trabajo Social, Universidad Interamericana de Puerto Rico.https://metro.inter.edu/secuencial/Manual-Practica-BA.pdf

Fundación Universitaria María Cano. (2003). Manual de Práctica. https://www.fumc.edu.co/wp-content/uploads/resoluciones/arc_808.pdf

Publicado

2025-09-10

Como Citar

García Chaves, Y., & Quirós Segura, F. (2025). Estratégia para o desenvolvimento do Estágio Profissional Supervisionado Escuela de Sociología de la Universidad Nacional, Costa Rica. Praxis Educativa, 29(3), 1–26. Recuperado de https://ojs.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/8762

Edição

Seção

Artículos