Caracterização de uma experiencia bem-sucedida de liderança escolar em uma escola chilena

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280215

Palavras-chave:

Educação, Gestão educacional, Estilo educacional

Resumo

O presente artigo descreve as principais qualidades e estratégias de liderança do director em uma escola da região de Ñuble, no Chile. A análise do estudo de caso é realizado por meio de uma metodologia qualitativa com uma abordagem interpretativa, por meio da realização e análise de 12 entrevistas e um grupo focal com diferentes atores da comunidade educacional. Com base na metodologia proposta pelo International Successful School Leadership Project (ISSPP), o estudo aborda os desafios apresentados no contexto da gestão escolar, as contribuições da equipe de gestão escolar, a integração de alunos de diferentes origens sociais e culturais e o aumento dos níveis de desempenho na escola. O estudo conclui que as qualidades e estratégias que caracterizam a liderança da escola evidenciam uma liderança bem-sucedida, conforme demonstrado pela integração dos três tipos de liderança: transformacional, distribuída e pedagógica.

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Biografia do Autor

Fancy Castro Rubilar, Departamento de Ciencias de la Educación. Universidad de Bio-Bio

Profesora de Estado en Castellano, Magister en Educación mención Gestión Educacional, y Doctora en Diseño Curricular y Evaluación Educacional por la Universidad de Valladolid. Su área de investigación y docencia son Currículo educacional, Gestión escolar, Prácticas docentes, y Formación inicial docente.

Roxana Balbontín Alvarado, Departamento de Artes y Letras. Universidad de Bio-Bio

Profesora de ingles por la Universidad de Concepción. Mágister en Educación por la Universidad de Concepción. Doctora en Educación por la Universidad Nottingham. Su área de investigación incluye estudios sobre la profesión docente, efectivida escolar y liderazgo escolar.

Pablo Bivort Salinas, Facultad de Educación y Humanidades, Universidad del Bío-Bío

Sociólogo y Magíster en Comunicación Política de la Universidad de Chile.
Profesional de la Unidad de Investigación y Proyectos de la Facultad de Educación y Humanidades de la Universidad del Bío-Bío

Juana Castro Rubilar, Departamento de Ciencias de la Educación. Universidad de Bio-Bio

Profesora de Educación General Básica por la Pontificia Universidad Católica, Magíster en Educación mención Curriculum, y Doctora en Educación por la Universidad de Alicante. Su área de investigación y docencia son Formación Inicial Docente y Gestión Escolar.

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Infografía

Publicado

2024-05-09

Como Citar

Castro Rubilar, F., Balbontín Alvarado, R., Bivort Salinas, P., & Castro Rubilar, J. (2024). Caracterização de uma experiencia bem-sucedida de liderança escolar em uma escola chilena. Praxis Educativa, 28(2), 1–18. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280215

Edição

Seção

Artículos