Programas de melhoria da formação docente nas universidades argentinas (2010-2015). Perspectivas e experiências entre as determinações das políticas nacionais e a autonomia universitária

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280109

Palavras-chave:

programas educacionais; treinamento de profesores; universidade nacional; ciências humanas; autonomía

Resumo

Neste artigo, investigamos os modos de apropriação do Projeto de Apoio às Ciências Humanas (PROHUM) em três universidades nacionais argentinas: La Plata, General Sarmiento e Luján. Foi realizado um estudo de caso instrumental coletivo em escala microssocial, triangulando dados de documentos institucionais e entrevistas em profundidade com autoridades. A pesquisa buscou determinar o grau de autonomia desses atores nas definições institucionais alcançadas. Entre as medidas comuns, foi dada prioridade ao fortalecimento do número de cargos docentes em disciplinas de ensino nas disciplinas incluídas no PROHUM. As medidas de consolidação de equipes para as etapas iniciais dos cursos de graduação também tiveram lugar de destaque. Entre as diferenças, destacam-se os critérios que orientaram as decisões em cada caso: a massividade ou a situação de evasão nos primeiros anos. Nos três casos, ficou evidente um alto grau de autonomia na definição de melhorias na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bourdieu, P. y Wacquant, L. (1995). Respuestas por una antropología reflexiva. Editorial Grijalbo.

Buchbinder, P. (2005). Historia de las universidades argentinas. Editorial Sudamericana.

Carli, S. (2012). El estudiante universitario. Hacia una historia del presente de la educación pública. Siglo XXI.

Chiroleu, A., Suasnábar, C. y Rovelli, L. (2012). Política universitaria en la Argentina: Revisando viejos

legados en busca de nuevos horizontes. Universidad Nacional de General Sarmiento.

Clark, B. (1983). El sistema de educación superior. Una visión comparativa de la organización académica.

Universidad Autonomía Metropolitana.

Felipe, C. (2020). La institucionalización y legitimación de los estudios universitarios en Educación Física: El

caso de la Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 1953). Debate universitario, 8(16), 39-52.

https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.12100/pr.12100.pdf

Frederic, S. y Soprano, G. (2005). Cultura y política en etnografías sobre la Argentina. Universidad Nacional de

Quilmes/Prometeo Libros.

García de Fanelli, A. (2008). Contrato-programa: instrumento para la mejora de la capacidad institucional y la

calidad de las universidades. IIPE UNESCO.

Krotsch, P. (2001). Educación superior y reformas comparadas. Universidad Nacional de Quilmes.

Krotsch, P., Camou, A. y Prati, M. (2007). Evaluando la evaluación. Políticas universitarias, instituciones

y actores en Argentina y América Latina. Prometeo.

Marquina, M., Chiroleu, A. y Rinesi, E. (Coord.). (2012). La política universitaria de los gobiernos Kirchner.

Continuidades, rupturas, complejidades. Editorial de la Universidad Nacional de General Sarmiento.

Marquina, M. y Polzella, Á. (2015). El impacto de la Nueva Gestión Pública en las universidades y la

emergencia de nuevos roles. Comparando contextos, sistemas y abordajes teóricos para su estudio en distintos

casos nacionales. Revista Argentina de Educación Superior, 7(11), 9-27.

Marquina, M., Gimenez, G., Rodriguez, W. y Mazzeo, I. (2022). Implicancias del Aseguramiento de la Calidad

(AC) en las universidades argentinas. Revista Educación Superior y Sociedad, 34(1), 104-130.

https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/577

Mollis, M. (1996). El sutil encanto de las autonomías. Una perspectiva histórica y comparada. Revista

Pensamiento Universitario, (4/5), 102-115.

Montenegro, J. (2020). La Reforma Puiggrós a la Ley de Educación Superior y sus efectos en el acceso a la

Universidad Nacional de La Plata: El caso de la Facultad de Ciencias Médicas [Tesis de doctorado].

Universidad Nacional de La Plata. http://memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.1824/te.1824.pdf

Neiman, G. y Quaranta, G. (2006). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En I. Vasilachis de

Gialdino (Coord.), Estrategias de investigación cualitativa (pp. 213-238). Gedisa.

Peterson, M. (2007). The study of colleges and universities as organizations. En P. Gumport (Comp), Sociology

of Higher Education. Contributions and their contexts (pp. 147-184). Johns Hopkins University Press.

Revel, J. (2005). Un momento historiográfico. Trece ensayos de historia social. Manantial.

Suasnábar, C. y Rovelli, L. (2011). Políticas universitarias en Argentina: entre los legados modernizadores y la

búsqueda de una nueva agenda. Innovación educativa, 11(57), 21-30.

https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.9838/pr.9838.pdf

Universidad Nacional de La Plata (2023). Estadísticas

UNLP: https://unlp.edu.ar/gestion/plan_estrategico/indicadores/la-unlp-en-numeros-17580-22580/

Universidad Nacional de Luján (1996). Informe de autoevaluación institucional realizado en 1996.

Disponible en www.coneau.gob.ar/archivos/publicaciones/evex/lujan.pdf,

http://www.unlu.edu.ar/doc/proy-inst-est/proy-inst-est-unlu.pdf.

Universidad Nacional de Luján (2021). UNLu Anuario Estadístico, Área de Estadísticas Universitarias, 2021,

http://www.estadisticaseducativas.unlu.edu.ar/sites/www.estadisticaseducativas.unlu.edu.ar/files/site/2021/Anua

rio%20Institucional%202021.pdf

Universidad Nacional de General Sarmiento (2023). UNGS: Estadísticas universitarias.

https://www.ungs.edu.ar/institucional/informacion-y-estadisticas-universitarias/formacion.

Vezub, L. (2007). La formación y el desarrollo profesional docente frente a los nuevos desafíos de la

Escolaridad. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 11(1). Chrome

extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.ugr.es/~recfpro/rev111ART2.pdf

Infografía con presentación del tema, metodología y aportes del artículo

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Garatte, L. (2024). Programas de melhoria da formação docente nas universidades argentinas (2010-2015). Perspectivas e experiências entre as determinações das políticas nacionais e a autonomia universitária. Praxis Educativa, 28(1), 1–15. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280109

Edição

Seção

Artículos