Uso de tecnologias digitais em uma universidade pública argentina: sugestões e requisitos em fontes documentais
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270214Palavras-chave:
Universidade, EaD, TIC, sugestões, exigênciasResumo
Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Seu objetivo é descrever e analisar sugestões e exigências institucionais sobre o uso de tecnologias digitais presentes em documentos oficiais de uma universidade pública argentina. Foi realizada análise de conteúdo de doze fontes documentais e quatro entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas oito palavras-chave da bibliografia específica da área temática e registrada sua presença em relação a alguma sugestão ou exigência institucional, destacando-se o cumprimento da carga horária letiva no campus virtual; aprovação e modificações do SIED; virtualização da educação devido à pandemia; e orientações para o retorno às atividades presenciais. Nas entrevistas, foram expressas expectativas positivas sobre o uso das tecnologias digitais e seu potencial na educação.
Downloads
Referências
Andrés, G. y San Martín, P (2019) Modelo analítico multidimensional para la construcción y la evaluación de
prácticas educativas mediatizadas en Educación Superior. Revista Argentina de Educación Superior, 18, 88-
http://hdl.handle.net/11336/121664
Archenti, N. (2007). Estudio de caso/s. En A. Marradi, N. Archenti y J. l. Piovani (Comps.), Metodología de las
ciencias sociales (pp. 237-24S) . Emecé.
Artavia Díaz, K. Y (2021) Uso de plataformas de mensajería instantánea como ambiente de aprendizaje
flexibles y el desarrollo de habilidades en Educación a Distancia (EaD) Educación Superior, 20(31), 29-45.
http://portal.amelica.org/ amel i/jatsRepo/ 499/ 4992368006/html/
Arzuaga, S V., Casablancas, S y Dari, N. (2022) La pandemia, las universidades y las prácticas de evaluación.
Virtualidad, Educación y Ciencia, 72(24), 72-85. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/view/36312
Boelens, R, De-Wever, B. y Voet, M. (2017) Four key challenges to the design of blended learning A
systematic literature review. Educational Research Review, 22(1), 1-18.
https:// doi.org/10.1016/j.ed u rev.2017.06.001
Borgobello, A. y Espinosa, A. (2021). Enseñanza remota de emergencia: crisis, procesos y cambios en la
educación superior. En S V. Garo y F. Costa (Comps), Notas de Pandemia (pp 29-38) UNR Editora.
http://hdl.handle.net/2133/20523
Borgobello, A., Sartori, M. y Espinosa, A. (2017) Desafíos, descripciones y reflexiones acerca de la
incorporación de TIC en un contexto universitario al sur del mundo. Boletín Científico Sapiens Research, 7(2),
-50. https:// dial netuni rioja.es/servlet/ articu lo?cod igo=6535271
Borgobello, A., Sartori, M. y Roselli, N. (2016). ¿Cómo interactuamos aquí y allá? Análisis de expresiones
verbales en una clase presencial y otra virtual a partir de dos sistemas de codificación diferentes. Revista de
la educación superior, 45(179), 95-110. http://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2016.06.003
Brioli, C., Amaro, R. y García, l. (2011). Referente teórico y metodológico para el diseño instruccional de
Entornos Virtuales de Enseñanza y Aprendizaje (EVEA) Docencia Universitaria, 72(2), 71-100.
Cabero Almenara, J., Torres Barzabal, L. y Hermosilla Rodríguez, J. M. (2019). Las TIC y la creación de una
ciudadanía crítica e-digital. Education in the Knowledge Society, 20(1), 1-10.
https://doi.org/10.14201/eks2019 20 a22
Contreras Domingo, J. (1987) De estudiante a profesor. Socialización y aprendizaje en las prácticas de
enseñanza. Educación, 282, 203-231. https://dialnetunirioja.es/servlet/articulo7codigo=l8561
Copertari, S. (2020) Virtualización de la educación en tiempos de pandemia. Revista Científica Educ@r;ao,
(7), 891-895. https://bitly/3dltQn0
Copertari, S. y Fantasía, Y. (2014). Estado del arte de experiencias sobre prácticas de enseñanza en educación
a distancia en la Universidad Nacional de Rosario. Revista De La Escuela De Ciencias De La Educación, 4, 137-
https://doi.org/10.35305/rece.v0i4.97
Copertari, S., Sgreccia, N. y Fantasía, Y (2014) Educación a distancia concepciones docentes y
democratización de la enseñanza en los postgrados de la UNR. Sophia, 70(2), 23-34.
https:/ /revistas.u gca.ed u .co/i nd ex. p h p/ so p h ia/ articl e/view /252
Curci, R. (2003). Diagnóstico de la Educación Superior Virtual en Venezuela. Informe IESALC-UNESCO.
Universidad Metropolitana.
www.iesalc.unesco.org.ve/programas/internac/univ virtuales/venezuela/vir ve.pdf
Gonzá lez, A. H. (2020). Los SIED en el ámbito unive rsitario de Argentina y el contexto Latinoamericano.
Boletín SIED, 7(1), 4S-Sl. https://revista.sied .mdp.ed u.a r/ index.php/ boletin/article/view/10
Guarnieri, G. (2018). Lógicas de inclusión/exclusión en la sociedad red : las tecnologías como ampliación del
espacio público en la educación superior contemporánea. En M. Casarin (Coord ), En tomo a las ideas de
Manuel Castells. discusiones en la era de la información (pp 95-114) Editorial CEA.
http://hdl.handle net/11086/6454
Hernández, G., Sánchez, P., Rodríguez Varela, E., Caballero, R. S. y Martínez, M. (2014). Un entorno b-learning
para la promoción de la escritura académica de estudiantes unive rsitarios. Revista Mexicana de Investigación
Educativa, 79(61), 349-375. https://bit.ly/30zlsUF
Hodges, C., Moore, S, Lockee, B, Trust, T. y Bond, A. (2020) The difference between Emergency Re mote
Teaching and online learning. Educause Review. https://bitly/3b0Nzx7
Lovey, J. P, De Seta, D, Mandolesi, M, Majul, S y Borgobello, A. (2021) Experiencias docentes en relación con
el uso de TIC a partir de la pandemia. Revista !RICE, 47(1), 95-117. https://bit.ly/3zVL3Hq
Maggio, M., Sarlé, P., Lion, C., Perosi, M. V., Pinto, L., Latorre, M., Masnatta, M. y Penacca, L. (2012). Recreando la
investigación con tecnologías: redes digitales y escritura en colaboración. Revista del !ICE, 31, 149-166.
https://doi.org/10.34096/ riice.n3l371
Majul, S, De Seta, D. y Borgobello, A. (2021) Estrategias de enseñanza y tecnologías en publicaciones previas
a la forzosa virtuali zación de la educación. Ciencia, Docencia y Tecnología, 32(63), 1-30.
https://doi.org/10.33255/3263/1025
Monereo Font, C. y Badia Garganté, A. (2013). Aprendizaje estratégico y tecnologías de la información y la
comunicación Una revisión crítica. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la
Información, 74(2), 15-41. https://revistas.usal.es/ index.php/eks/article/view/10212/ 10622
Morado, M.F. (2018) Entornos virtuales de aprendizaje complejos e innovadores Una experiencia de
creación participativa desde el paradigma emergente. Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-17.
http://dx.doi.org/l0.l5359/ree.22-ll8
Ortiz, L. F. (2007) Campus Virtual la educación más allá del LMS. Revista de Universidad y Sociedad del
Conocimiento, 4(1), 1-7. http://www.uoc.edu/ rusc/ 4/ l /dt/esp/o rti z.pdf
Pérez Alcalá, M. del S. (2009). La comunicación y la interacción en contextos virtuales de aprendizaje.
Apertura, 7(1), 1-17. https://www.redalyc.org/articu1o .oa?id=68820815003
Pierella, M. P y Borgobello, A. (2021) Reflexiones en el tránsito hacia la pospandemia desde experiencias
estudiantiles y docentes en una universidad pública argentina. Trayectorias Universitarias, 7(12), 1-13.
https://doi.org/10.24215/24690090e049
Pierella, M. P., Peralta, N. S. y Pozzo, M. l. (2020). El primer año de la unive rsidad . Condiciones de trabajo
docente, modalidades de admisión y abandono estudiantil desde la perspectiva de los profesores. Revista
Iberoamericana De Educación Superior, 77(31), 68-84. https://d oi.org/10.22201/ iisue.20072872e.2020.3l706
Piovani, J. l. (2007). Otras formas de análisis. En A. Marradi, N. Archenti y J. l. Piovani (Comps.), Metodología de
las ciencias sociales (pp. 296-298). Emecé.
Prados, M. L., Pozzo, M. l. y Pierella, M. P. (2023). Las políticas de acompañamiento estudiantil en la
Universidad Nacional de Rosario y los procesos de virtualización forzosa. Revista De La Escuela De Ciencias De
La Educación, 7(18), 74-93. https://revistacseducacion.unr.edu.ar/ index.php/educacion/article/view/779
San Martín, P. S., Guarnieri, G., Rodríguez, G., Bongiovani, P. y Sartorio, A. (2010). El dispositivo hipermedial
dinámico Campus virtual UNR. UNR Editora. http://hdl.handle.net/2133/ 1390
Simonson, M. (2006). Concepciones sobre la educación abierta a distancia. En E. Barberá (Coord .), Educación
abierta y a distancia. UOC. https://sitioz.com/gyCRh
Woodall, O. (2012). Blended Learning Strategies. Selecting the best instructional method Skillsoft
Corporation. https://bitly/3HgEMW7
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).