Escola através da ecrã. Trabalho docente em Chiapas, México
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260103Palavras-chave:
professorado, ensino básico, pandemia, trabalho escolarResumo
O estudo analisa o trabalho escolar de professores de escolas urbanas e rurais de pré-escolar e ensino básico de Chiapas, perante a emergência sanitária por COVID19. A pesquisa é do tipo hermenêutica qualitativa, realizada a partir de entrevistas a 22 professores. A análise permitiu a construção de três blocos temáticos: Através da ecrã. Carências, angustia e desconforto; O trabalho escolar. Contextos públicos e privados de ensino e escolas em resistência; e o Programa Aprende em Casa. Atualizar na memória, as formas de ação pedagógica e ético-política com que os professores têm desafiado essa condição socioeducativa inédita, oferece um cenário para repensar a reconfiguração da relação entre agentes escolares e famílias, na luta por uma maior equidade do sistema educacional.
Downloads
Referências
Álvarez, M., Gardyn, N., Iardelevsky, A. y Rebello, G. (2020). Segregación educativa en tiempos de pandemia: balance de las acciones iniciales durante el aislamiento social por el Covid-19 en Argentina. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3e), 25-43. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.002
Armitage, R. y Nellums, L. B. (2020). Correspondence. Considering inequalities in the schoolclosure response to Covid-19. The Lancet Global Health, 8(5), 644. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30116-9
Barrón Tirado, M. C. (2020). La educación en línea. Transiciones y disrupciones. En H. Casanova Cardiel, Educación y pandemia. Una visión académica (pp. 66-82). Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación/UNAM.
Bubb, S. y Jones, M. A. (2020). Learning from the COVID-19 home-schooling experience: Listening to pupils, parents/carers and teachers. Improving Schools, 23(3), 209-222. https://doi.org/10.1177/1365480220958797
Cardini, A., Bergamaschi, A., D´Alessandre, V., Torre, E. y Ollivier, A. (2020). Educar en pandemia: entre el aislamiento y la distancia social. Banco Interamericano de Desarrollo.
Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Morata.
Martínez, M. (2008). La investigación cualitativa etnográfica en educación. Trillas.
Meixueiro Yeverino, P. (2020). Infancias, desigualdad y participación escolar en tiempos de pandemia. Ichan Tecolotl. https://ichan.ciesas.edu.mx/infancias-desigualdad-y-participacion-escolar-en-tiempos-de-pandemia/
Mérida Martínez, Y. y Acuña Gamboa, L. A. (2020). Covid-19, pobreza y educación en Chiapas: análisis a los programas educativos emergentes. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3e), 61-82. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.004
Muñoz Moreno, J. L. y Lluch Molins, L. (2020). Educación y Covid-19: Colaboración de las familias y tareas escolares. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3e). https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12182
Murillo, F. J. (2016) Midiendo la segregación escolar en América Latina. Un análisis metodológico utilizando el TERCE. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(4), 33-60. https://doi.org/10.15366/reice2016.14.4.002
Navarrete Cazales, Z., Manzanilla Granados, H. M. y Ocaña Pérez, L. (2020). Políticas implementadas por el gobierno mexicano frente al Covid-19. El caso de la educación básica. RLEE Nueva Época, l, 143-172. https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.100
Ponce García, G. (2020). Cavilaciones de un profesor en el encierro. La pedagogía infectada y su agónica cuarentena. En J. Navarro Saras (Coord.), Los tiempos educativos en el Covid-19. Historias, vivencias y testimonios desde la escuela distante (pp. 121-129). https://revistaeducarnos.com/wp-content/uploads/2020/07/covid19-3.pdf
Rodigou Nocetti, M. y Paulín, H. (2013). Coloquios de investigación cualitativa. Desafíos en la investigación como relación social. Universidad Nacional de Córdoba.
Sandín Esteban, M. P. (2003). Investigación cualitativa en educación. Fundamentos y tradiciones. McGraw Hill.
Sanz, I., Sáinz González, J. y Capilla, A. (2020). Efectos de la crisis del coronavirus en la educación. OEI.
SEP. (2015). Diagnóstico ampliado del programa de la Reforma Educativa UO82. Recuperado el 11/3/2021 de https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/50174/Diagno_stico_Ampliado.pdf
Sen, A. y Kliksberg, B. (2007). Primero la gente: Una mirada desde la ética del desarrollo a los principales problemas del mundo globalizado. Ediciones Deusto.
Silva, T. C., Ramos Silva, E. y Montanari, R. (2020). Dificultades de la educación remota en las escuelas rurales del norte de Minas Gerais durante la pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, 9(8), http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6053
Sumner, A., Hoy, C. y Ortiz-Juárez, E. (2020). Estimates of the impact of Covid-19 on global poverty. United Nations University. https://doi.org/10.35188/UNU-WIDER/2020/800-9
Sunkel, G., Trucco, D. y Espejo, A. (2014). La integración de las tecnologías digitales en las escuelas de América Latina y el Caribe. Una mirada multidimensional. CEPAL. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/36739/1/S20131120_es.pdf
Tranier, J. (2021a). ¿Presencialidad o “materialidad”? La “cabeza” del (cuerpo) docente como demanda social y control de la enseñanza en contextos de pandemia. Revista Movimiento, 9-11. https://www.revistamovimiento.com/educacion/presencialidad-o-materialidad-la-cabeza-del-cuerpo-docente-como-demanda-social-y-de-control-de-la-ensenanza-en-contextos-de-pandemia/
Tranier, J. (2021b). El cuerpo tibio de la docencia. Revista Movimiento, 30, 59-60. https://www.revistamovimiento.com/educacion/el-cuerpo-tibio-de-la-docencia/
Tranier, J., Bazán, S., Porta, L. y Di Franco, M. G. (2020). Concatenaciones fronterizas: pedagogías, oportunidades, mundos sensibles y COVID-19. Praxis Educativa, 24(2), 1-18. https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240203
Trejo Quintana, J. (2020). La falta de acceso y aprovechamiento de los medios y las tecnologías: dos deudas de la educación en México. En H. Casanova Cardiel, Educación y pandemia. Una visión académica (pp. 122-129). Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación/UNAM.
Vázquez Soto, M. A., Bonilla Moreno, W. T. y Acosta Rosales, L. Y. (2020). La educación fuera de la escuela en época de pandemia por Covid 19. Experiencias de alumnos y padres de familia. Revista Electrónica Sobre Cuerpos Académicos y Grupos de Investigación, 7(14), 111-134. https://www.cagi.org.mx/index.php/CAGI/article/view/213
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).