Por que somos todas mulheres? Uma abordagem exploratória sobre a incidência de mandatos de gênero na experiência formativa de alunos de um professorado de educação elementar

  • Sofía Dueñas Díaz Facultad de Ciencias Sociales. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Grupo de Investigaciones Socioculturales en Educación. https://orcid.org/0000-0002-4471-2873
  • Juliana Román Facultad de Ciencias Sociales. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Núcleo Regional de Estudios Socioculturales. Grupo de Investigaciones Socioculturales en Educación. https://orcid.org/0000-0003-3700-8869

Palavras-chave:

educação, treinamento de professor, feminizacão, experiências formativas, gênero

Resumo

Diversas investigações têm abordado o processo histórico de feminização da docência, enfatizando na produção de sentidos hegemônicos ou mandatos de gênero que isso tem comprometido. Neste artigo, proporemos reflexões iniciais sobre a incidência desses sentidos nas experiências formativas de alunos de professorados de ensino fundamental. Para tanto, analisaremos os discursos a partir dos quais os alunos definem a profissão docente e as formas como os sentidos hegemônicos sobre gênero são abordados em determinados contextos de formação. Com base na análise realizada, propomos que, embora existam “vestígios” de mandatos de feminização nos diferentes contextos que constituem a experiência formativa das alunas, estes estão em tensão com outras abordagens, provocando rupturas. A abordagem metodológica foi realizada a partir de um enfoque etnográfico em um Instituto Superior de Formação de Professores de um município do centro da Província de Buenos Aires (Argentina).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofía Dueñas Díaz, Facultad de Ciencias Sociales. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Grupo de Investigaciones Socioculturales en Educación.

Sofía Dueñas Díaz. Licenciada en Antropología. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires- Facultad de Ciencias Sociales. Grupo de Investigaciones Socioculturales en Educación. Becaria doctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Se especializa en temas vinculados con Educación y Género.

Juliana Román, Facultad de Ciencias Sociales. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Núcleo Regional de Estudios Socioculturales. Grupo de Investigaciones Socioculturales en Educación.

Juliana Román. Tesista. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN) - Facultad de Ciencias Sociales. Núcleo Regional de Estudios Socioculturales (NURES). Grupo de Investigaciones Socioculturales en Educación (GISE).

Referências

Achilli, E. (2005). Investigar en Antropología Social. Los desafíos de transmitir un oficio. Laborde Editor.

Achilli, E. (1996). Práctica docente y diversidad sociocultural. Homo Sapiens Ediciones.

Alliaud, A (1993). Los maestros y su historia: los orígenes del magisterio argentino. Centro Editor de América.

Alonso, G. Herczeg, G., Zurbriggen, R. (2008). Entrar enteras/os/xs a las aulas. Revista venezolana de estudios de la mujer, 13 (31), 59-78.

Bernardi, G. (2000). De las sociedades exóticas a la “exotización” del aula: una aproximación a la problemática educativa dentro de la antropología. IV Jornadas Rosarinas de Antropología Social. Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario.

Bilinkis, M. y García Palacios, M. (2013). Antropología, educación y género en la capacitación docente. Boletín de Antropología y Educación, 4 (6), 13-18.

Caldo, P. (2014). No parecían mujeres, pero lo eran. La educación femenina de las maestras, Argentina 1920-1930. Revista Historia y Sociedad, 26, 237-265.

Caldo, P. (2013). El “hábito” hace a la maestra. Hacia una historia de las prácticas de consumo de las mujeres dedicadas a la docencia en Argentina, 1939-1943. Revista electrónica de la Asociación Española de Americanistas, 10, 1-30. http://revistas.um.es/navegamerica

Esquivel, V., Faur, E., Jelin, E. (eds.) (2012). Las lógicas del cuidado infantil. Entre las familias, el Estado y el mercado. IDES.

Fischman, G. (2007). Entre segundas madres y trabajadoras “ajustadas”: Cambios, ambivalencias y yuxtaposiciones en las representaciones sociales acerca de las maestras en la Argentina. Cadernos de Educação, 28, 41 – 83.

Informe Las mujeres en el mundo del trabajo (2018) https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/informe_ctio_documentodetrabajo.pdf

Lamas, M. (2013). La antropología feminista y la categoría “género”. En: Lamas, M. (compiladora). El género. La construcción cultural de la diferencia sexual (95-125). Programa Universitario de estudios de género.

Lavigne, L. y González Martín, M. (2015). Reflexiones desde la formación docente en educación sexual integral. Una propuesta para el abordaje de la diversidad sexual humana. Revista Temas de Educación. 21 (1), 183-200.

Lins Ribeiro, G. (2004). Descotidianizar. Extrañamiento y conciencia práctica, un ensayo sobre la perspectiva antropológica. En: Arribas V., Boivin M. y Rosato, A (edit), Constructores de otredad. Una introducción a la Antropología Social y Cultural (194-198). Antropofagia.

Morgade, M. (2007). Burocracia educativa, trabajo docente y género: supervisoras que conducen “poniendo el cuerpo”. Educação y sociedade. 28 (99), 400-425.

Morgade, M. (1993). ¿Quiénes fueron las primeras maestras? Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación. 2, 52-60.

Morin, E. (1994). Sociología. Tecnos.

Petrelli, L. (2010). Maestros y profesores haciendo institución. Sujetos, instituciones y experiencia. Una etnografía de los modos en que se estructura el trabajo de los docentes de dos escuelas de la ciudad de Buenos Aires. [Tesis de doctorado]. Universidad de Buenos Aires.

Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica: historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.

Rockwell, E. (1995). La escuela cotidiana. Fondo de Cultura Económica.

Rockwell, E. y Mercado, R. (1990). “La práctica docente y la formación de maestros”. En: E. Rockwell y R. Mercado (coords.), La escuela, lugar de trabajo docente. DIE CINVESTAV.

Scharagrodsky, P. (2007). El cuerpo en la escuela. Memoria Académica. Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, 1-16. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.869/pm.869.pdf

Tenti Fanfani, E (2005). La condición docente: análisis comparado de la Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Siglo XXI Editores.

Tevez, E., Dueñas Díaz S. y Román, J. (2020). La “perspectiva intercultural” en la formación docente: implementaciones, apropiaciones, límites y tensiones en un Instituto de Formación Docente de la Provincia de Buenos Aires (Argentina) en un contexto de desfinanciamiento educativo. Panel: Las instituciones de formación docente en América Latina en contextos de globalización neoconservadora. VI Congreso Asociación Latinoamericana de Antropología. 24 al 27 de noviembre de 2020. Montevideo, Uruguay.

Williams, R. (1977). Marxismo y literatura. Península.

Yannoulas, S. (1993). Educar: ¿Una Profesión de Mujeres? La Feminización del Normalismo y la Docencia en Brasil y Argentina (1870- 1930) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 74 (178), 713-738.

Publicado

2021-05-09

Como Citar

Dueñas Díaz, S., & Román, J. (2021). Por que somos todas mulheres? Uma abordagem exploratória sobre a incidência de mandatos de gênero na experiência formativa de alunos de um professorado de educação elementar. Praxis Educativa, 25(2), 1–14. Recuperado de https://ojs.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/5605

Edição

Seção

Artículos