Serviço de tutoria ministrado por professores da nova escola secundária, no Peru

Palavras-chave:

treinamento, orientação, professor, escola secundária, tutoria

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar o nível de conhecimento que os professores possuem sobre o serviço de tutoria na nova escola secundária do C.E.S. "San Juan Bosco" Puno 20. Pesquisa com abordagem quantitativa, descritiva de campo, não experimental e transversal, com uma população de 30 professores que atuam no C.E.S. "San Juan Bosco" Puno, sobre o serviço de reforço escolar no novo colégio. A amostra foi não probabilística intencional. As técnicas utilizadas foram a pesquisa e teste de conhecimento. Conclui que os professores, possuem conhecimentos sobre tutoria, requerem novas alternativas de formação formal para fortalecer o serviço da ação de orientação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledu Analí Ferreyros Calisaya, Universidad Nacional de Juliaca

DOCTORIS SCIENTIAE EN: EDUCACIÓNUNIVERSIDAD NACIONAL DEL ALTIPLANO, PERÚ.

Ronald Lyonel Ferreyros Calisaya, Poder Judicial Azangaro - Puno, Perú.

Abogado

Referências

Álvarez Gonzales, M. (2017). Hacia un modelo integrador de la tutoría en los diferentes niveles educativos. Revista Universidad de Murcia. Educatio Siglo XXI. 35 (2), 21-42. https://www.researchgate.net/publication/321250632_Hacia_un_modelo_integrador_de_la_tutoria_en_los_diferentes_niveles_educativos

Aquino, Y. (2012). Orientación Personal Social en la Consolidación de Proyectos de Vida en Estudiantes. Universidad Nacional Rómulo Gallegos. Venezuela.

Castaño, E, Blanco, A; Ascencio, E (2012). Competencias para la tutoría: Experiencia de formación con profesores universitarios. REDU: Revista de docencia universitaria. 10 (2), 193-210. file:///C:/Users/User/Downloads/Dialnet-CompetenciasParaLaTutoria-4021056.pdf

Chuquilin, J. (2011). La educación secundaria en Perú y sus profesores: cambios y continuidades. Revista Educación.35 (2). 1-39 https://www.redalyc.org/pdf/440/44021172005.pdf

Decreto Supremo Nº 007-2001-ED. (2001). Normas para la Gestión y Desarrollo de las Actividades en los Centros y Programas Educativos. https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/104837/_007-2001-ED_-_16-10-2012_04_06_28_-DS-007-2001-ED.pdf.

Gainza, M; Lahera, F y García, A. (2016). La Orientación Educativa como Recurso de Asistencia para el Perfeccionamiento del Aprendizaje en la Educación Preuniversitaria. Opuntia Brava. 8 (2) 83-92. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/253/248

González Benito, Ana. y Vélaz de Medrano Ureta, Consuelo. (2014). La acción tutorial en el sistema escolar. España: Editorial UNED. https://books.google.com.pe/books?id=HPqaBAAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=Gonz%C3%A1lez+Benito,+Ana.+y+V%C3%A9laz+de+Medrano+Ureta,+Co

González, A; Vélaz de Medrano, C; López, E. (2018). La Tutoría en Educación Primaria y Secundaria en España: una aproximación empírica. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía. 29 (2), 105 – 127. file:///C:/Users/User/Downloads/23156-48764-1-SM.pdf

Hernández, R, Fernández, C y Baptista, M. (2006). Metodología de la investigación. 5º Edición. McGraw-Hill. México.

Huertas-Fernández, JM y Romero-Rodríguez, S. (2019). La autonomía emocional en el profesorado de Secundaria. Análisis en el marco de un proceso de Coaching personal. REOP. 30 (3), 120 – 139. https://www2.uned.es/reop/pdfs/2019/30-3-huertas-fernandez.pdf

Latapí, P (2011). La enseñanza tutorial: elementos para una propuesta orientada a elevar la calidad. Revista de Educación Superior. Publicaciones ANUIES. 68.

Mellado, L; De la Montaña, J L; Luengo, M; Bermejo, M. (2017). Evolución de los modelos docentes personales, a través de la metáfora, de futuros profesores de Orientación Educativa de Secundaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa. 22 (73), 367-398. Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662017000200367

Ministerio de Educación (2007). Manual de Tutoría y Orientación Educativa. Programa Educación básica para Todos Lima. Perú. Recuperado de http://tutoria.minedu.gob.pe/assets/manual-de-tutoria-y-orientacion-educativa.pdf

Narro, J y Arredondo, M (2013). La tutoría. Un proceso fundamental en la formación de los estudiantes universitarios. Perfiles educativos. 35 (141). 132-151.

Plan Nacional de Acción por la Infancia y la Adolescencia PNAIA. (2012-2021) https://www.mimp.gob.pe/webs/mimp/pnaia/presentacion.php.

Romo, L, A. (2014). Los programas institucionales de tutoría: actores, procesos y contextos. México: ANUIES.

Sánchez Cabeza, P. (2017). La orientación educativa en la Universidad desde la perspectiva de los profesores. Universidad y Sociedad. 9 (2) 39-45. Recuperado de: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202017000300006

Sánchez, M. (2016). Formación de Tutores como Estrategia para Mejorar el Rendimiento Académico de los estudiantes Universitarios. Integración Académica en Psicología. 4 (12) 56-68.

Tarrida, A. (2012). Perfil competencial del Tutor o de la Tutora de enseñanza Secundaria. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía. 23 (2). 22-41. Recuperado de http://revistas.uned.es/index.php/reop/article/viewFile/11416/10915

Weiss, E. (2016). La Apropiación de una Innovación. La Hora de Orientación y tutoría en Escuelas Secundarias. Revista Electrónica De Investigación Educativa.18 (2) 1-26. Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412016000200001

Publicado

2021-05-09

Como Citar

Ferreyros Calisaya, L. A., & Ferreyros Calisaya, R. L. (2021). Serviço de tutoria ministrado por professores da nova escola secundária, no Peru. Praxis Educativa, 25(2), 1–11. Recuperado de https://ojs.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/4976

Edição

Seção

Artículos