Corpos Heterogêneos, uma experiência de extensão universitária para promover a aceitação da diversidade corporal
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2025-09-05Palavras-chave:
imagem corporal, crianças, preconceito de peso, riscoResumo
O artigo aborda as principais características de um projeto de extensão universitária que visa conscientizar sobre a discriminação corporal e suas implicações psicossociais. Para promover a aceitação da diversidade corporal, foram realizadas atividades como debates de cinema, oficinas em escolas primárias, uma jornada em uma escola secundária e produções audiovisuais com estudantes de enfermagem.
Essas ações buscaram questionar os discursos peso-cêntricos na saúde, evidenciar os impactos da estigmatização e fomentar atitudes inclusivas.
O projeto integrou ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a conexão entre a universidade e a comunidade. Por meio de atividades interdisciplinares, destacou-se a importância de abordar a discriminação corporal a partir de uma perspectiva empática, reconhecendo os efeitos dos padrões sociais sobre a autoestima e a saúde mental.
Essa abordagem promoveu o aprendizado experiencial, envolvendo os estudantes na criação de materiais educativos e ações comunitárias. Apesar das limitações econômicas e logísticas, o projeto alcançou aproximadamente 550 estudantes de escolas primárias, 50 de uma escola secundária e 300 universitários, promovendo debates e reflexões sobre a diversidade corporal. A iniciativa reforça a importância da extensão universitária como uma ferramenta para gerar impacto social e avançar em direção a uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Downloads
Referências
Aguirre, P. (2004). Ricos flacos y gordos pobres: la alimentación en crisis. Buenos Aires: Capital intelectual.
Azafrán, S. y Saldarriaga, LM (2014). La internalización del ideal de delgadez: Factor de riesgo de alteraciones de la imagen corporal y los hábitos de alimentación, generados por la influencia de pares. Revista de Psicología Universidad de Antioquia, 6(1), 75-90.
Bautista-Díaz, ML, Márquez Hernández, AK, Ortega-Andrade, NA, García-Cruz, R., & Alvarez-Rayón, G. (2019). Discriminación por exceso de peso corporal: Contextos y situaciones. Revista mexicana de trastornos alimentarios, 10(1), 121-133.
Camilloni, A. (2015). Docencia, investigación y extensión: Un vínculo necesario. Cuadernos de extensión universitaria de la Universidad Nacional de La Pampa, (1), 1.
Camilloni, ARW (2016). La evaluación en proyectos de extensión incluidos en el currículo universitario. Revista de Extensión Universitaria +E, (6), 24-35. Universidad Nacional del Litoral.
Cascales, M. (2015). Obesidad, la pandemia del siglo XXI. Finca Monogr la Real Acad, 14-46.
Corral, EM (2012). El smartphone como motor de una nueva incertidumbre social: la importancia de las redes sociales en la comunicación móvil de los jóvenes españoles en la sociedad de la inmediata. Prisma Social: revista de investigación social, (8), 4.
Cruz, JMD y García-Horta, JB (2016). Igualdad, Equidad de Género y Feminismo, una mirada histórica a la conquista de los derechos de las mujeres. Revista CS, (18), 107-158.
Festa, V. (2021, 3 de noviembre). ¿Cuánto pesa no a pesar de lo que se debería? Radio Kermés. https://www.radiokermes.com/noticias/8956-cuanto-pesa-no-pesar-lo-que-se-deberia
FAO, UCE (1990). Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura.
Hernández Arteaga, I., Rosero Galindo, CY, & Montenegro Coral, FA (2015). Obesidad: una pandemia que afecta a la población infantil del siglo XXI. Curare, 2(1), 29-42.
Instituto Nacional de Tecnología Industrial (INTI). (2021, 9 de julio). Ley de Tallas: el INTI avanza con el primer estudio antropométrico argentino. Ministerio de Economía, Secretaría de Coordinación de Producción. https://www.argentina.gob.ar/noticias/ley-de-talles-el-inti-avanza-con-el-primer-estudio-antropometrico-argentino
Joffre-Velázquez, VM, García-Maldonado, G., Saldívar-González, AH, Martínez-Perales, G., Lin-Ochoa, D., Quintanar-Martínez, S., & Villasana-Guerra, A. (2011) . Bullying en alumnos de secundaria. Características generales y factores asociados al riesgo. Boletín Médico del Hospital Infantil de México, 68(3), 193-202.
Rojas, AS (2011). Análisis desde Michel Foucault referentes del cuerpo, la belleza física y el consumo. Polis, revista latinoamericana, 10(28).
Silva, JPD (2005). Salud mental, estresores y recursos psicosociales en jóvenes estudiantes en situación de riesgo.
Vergara González, L. (2020). Imagen corporal y redes sociales en jóvenes de sexo femenino en etapa de adolescencia temprana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.