Teatro universitário de Havana em seu aniversário 80. Recorrências e desafios na visão e práxis da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2023-07-04Palavras-chave:
Teatro Universitario de La Habana, patrimonio inmaterial, extensión universitaria, Universidad de La HabanaResumo
A partir destas páginas é abordada a relação entre o patrimônio imaterial universitário, a extensão universitária, a docência e a pesquisa em comunicação baseada na experiência investigativa/criativa de um exercício de culminação de estudo que teve como eixo central o Teatro Universitario de Havana. Se reflete sobre a pesquisa para a produção comunicativa no plano metodológico enfatizando o binômio criatividade-rigor científico. Num segundo momento recolhe-se, em chave patrimonial e comu- nicativa, a projeção na esfera pública e dos valores da Universidade de Havana, além de sua concepção institucional, para ver como uma comunidade com valores e identidades coletivas tem perpetuado tra- dições tornándose em patrimônio imaterial. A partir desta base, é delineada a interrelação entre a ex- tensão universitária e o campus académico que se evidencia na trajetória documentada pela aluna de tese do Teatro Universitário de Havana. De si, uma história de trabalho sem interrupções –com seus altos e baixos- na constituição de um movimento de artistas amadores no corpo de estudantes universitários cubanos. Finalmente, como conclusões, se expõem os desafios e debates do movimento extensionista em uma comunidade cada vez mais complexa, interligada e dinâmica como é a Universidade de Havana.Downloads
Referências
Barba, E. y Savarese, N. (2007). El arte secreto del actor. Diccionario de antropología teatral. Ed. Alarcos.
Batista, A., Hernández, L., y González, O. (2017). Gestión integrada de procesos sustantivos en una universidad innovadora: deber ser de la Extensión Universitaria. Revista Congreso Universidad, 6(2).
Cano, A. (2017). La extensión universitaria y la Universidad Latinoamericana: hacia un nuevo “orden de anticipación” a 100 años de la revuelta estudiantil de Córdoba. Revista +E versión en línea, 7(7), 6-23.
Díaz-Canel, M. M. (2019). En las aulas se define el futuro del país. En Periódico Juventud Rebelde, 27 de enero de 2019, p. 4.
Felipe, C., Baujín, J. (2014). El patrimonio cultural de La Universidad de La Habana. Edit. Universidad de La Habana
González, O., Batista, A., Rial, R. M e Imbert Mayola, J. C. (2021). Proyecto extensionista de protagonismo estudiantil en el movimiento cultural universitario. Revista Universidad y Sociedad, 13(2), 204-216.
Ministerio de Educación Superior. (2004). Programa Nacional de Extensión Universitaria. MES. Cuba. https://www.mes.gob.cu/sites/default/files/documentos/EU_PNEU. pdf
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2018). Declaración de la III Conferencia Regional de la Educación Superior para América Latina y el Caribe. Revista Integración y Conocimiento, 2(7), 96-105. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/22610/22229
Rubio, E. y De Armas, L. (2010) Calidad de la extensión universitaria desde los significados compartidos por los participantes en el proceso. Cuadernos de Educación y Desarrollo, vol. 2, no. 20, Málaga, España.
Torres- Cuevas, E. M. (2013). El itinerario de un Alma Mater. Recuperado de: http:// www.anales.bnjm.cu/index.php/revista-bncjm/article/view/525/534
Ulloa, F. y Almuiñas, J. L. (2018). La extensión universitaria orientada a la promoción de la cultura artística: un reto de las instituciones de educación superior de América Latina. Revista Cubana de Educación Superior, 1, 19-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.