Uma ligação entre a sociedade, as instituições e a Reserva Natural Urbana “Benicio Delfín Pérez”. Relato de uma experiência de extensão no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2022-06-0201Palavras-chave:
áreas protegidas, centro interativo, educação ambiental, interesse turístico, onexão socialResumo
A Reserva “Benicio Delfín Pérez” é a única área protegida no norte da província de La Pampa. É um espaço com biodiversidade, importantes valores naturais e culturais de interesse local. Esses âmbitos são estabelecidos pelo município de acordo com o sistema nacional de áreas protegidas do país. A partir de um Projeto de Extensão Universitária da UNLPam, foi proposta a criação de um Centro Interativo para fornecer informações específicas, vincular a sociedade com a Reserva e transformá-la, por meio de diversas atividades, em um local de educação ambiental, artística e de interesse turístico, além de promover o sentimento de pertencimento. Aspectos científicos, artísticos e educacionais foram combinados, mesmo em contexto de pandemia. Com base nessa experiência, refletimos sobre uma educação transformadora onde as práticas docentes e o projeto de extensão tornam-se uma oportunidade de gerar formas de articulação, acompanhamento e educação no território.
Downloads
Referências
Bruno, F., Tallade, P., Seltzer, A. C., Iriarte, A. A., Maceda, J. J., Polanco, C., & Pastor, C. (2012). Categorización de la Fauna Silvestre de Vertebrados de la provincia de La Pampa. Informe Interno. Santa Rosa.
Cabrera, M. R. (2017) Reptiles del centro de la Argentina. Editorial de la UNC, Córdoba, Argentina.
Cedeño Ferrín, J., & Machado Ramírez, E. F. (2012). Papel de la Extensión Universitaria en la transformación local y el desarrollo social. Humanidades Médicas, 12(3), 371-390.
Freire, P. (1973). ¿Extensión o Comunicación? La concientización en el medio rural. Ed. Siglo XXI y Tierra Nueva.
Furman, M. (2020). Lo que nos está dejando la pandemia para reinventar la educación. Conferencia TED x Río de la Plata del 14/04/2020.
GTZ (Cooperación Técnica Alemana), (2010). Áreas de Conservación Municipal: Una oportunidad para la conservación de la biodiversidad y el desarrollo local. Reflexiones y experiencias desde América Latina. Brasilia, DF.
Jiménez, S. I., & Palácio, M. C. (2010). Comunicación de la ciencia y la tecnología en museos y centros interactivos de la ciudad de Medellín. Universitas humanística, (69), 227-257.
López A., Vega, M., & Loren, L. (2017). El arte como herramienta para la educación ambiental.
López Jerez, J. (2003). Los centros interactivos: ¿un verdadero proceso constructivista? Mediaciones, 1(1), 105-119.
López Roig, J. (2008). El turismo ornitológico en el marco del postfordismo, una aproximación teórico-conceptual. Cuadernos de turismo, (21), 85-111.
Maggio, M. (2020). Las prácticas de la enseñanza universitaria en la pandemia: de la conmoción a la mutación. Campus Virtuales, 9(2), 113-122.
Novo Villaverde, M. (2002). Ciencia, arte y medio ambiente. Editorial Paraninfo.
Schmelkes, S. (2004). La educación intercultural: un campo en proceso de consolidación. Revista mexicana de investigación educativa, 9(20), 9-13.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.