Repensar e agir: Experiência do Programa de Educação e Cuidados Nutricionais Universitários (PREANU) da Universidade da Costa Rica no contexto da crise do COVID-19, período 2020-2021

  • Emmanuel Delgado Larios Universidad de Costa Rica
  • Patricia Sedó Masís Universidad de Costa Rica
  • Raquel Arriola Aguirre Universidad de Costa Rica
  • Adriana Murillo Castro Universidad de Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.19137/cuadex-2022-06-03

Palavras-chave:

nutrição, educação nutricional, cuidados nutricionais, COVID-19

Resumo

Reflete sobre a experiência do Programa de Educação e Cuidados Nutricionais Universitários da Universidade da Costa Rica, em resposta ao contexto da crise causada pelo COVID-19, os aprendizados e desafios diante da emergência sanitária, as novas necessidades socioeconômicas e o crescimento da população, insegurança alimentar e nutricional da população, para a qual se exige uma pronta resposta universitária. Novos temas e abordagens foram identificados e a adaptação ou criação de novas metodologias e ferramentas devido à virtualização do trabalho. Entre os desafios e desafios estão os recursos limitados para a sustentabilidade das ações e inovação, bem como as alianças com outras instâncias para dar suporte oportuno e relevante a populações vulneráveis ​​que apresentavam, desde antes da pandemia, e depois talvez mais graves, problemas alimentares. e fatores nutricionais que afetam sua saúde e bem-estar, com lacunas educacionais e tecnológicas e menos oportunidades de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuel Delgado Larios, Universidad de Costa Rica

Licenciado en Nutrición, Universidad de Costa Rica. Docente e investigador de la Escuela de Nutrición.

Patricia Sedó Masís, Universidad de Costa Rica

Licenciada en Nutrición, Maestría en Gerontología de la Universidad de Costa Rica. Maestría en Administración Educativa, Universidad Latina de Costa Rica. Docente e investigadora de la Escuela de Nutrición.

Raquel Arriola Aguirre, Universidad de Costa Rica

Licenciada en Nutrición, Maestría en Ciencias Biomédicas de la Universidad de Costa Rica. Docente e investigadora de la Escuela de Nutrición.

Adriana Murillo Castro, Universidad de Costa Rica

Licenciada en Nutrición, Universidad de Costa Rica. Maestría en Tecnología Educativa con énfasis en Producción de Medios Instruccionales,  Universidad Estatal a Distancia. Docente e investigadora de la Escuela de Nutrición.

Referências

Barbieri, A. (2021). La Universidad de Buenos Aires en la pandemia. Escalante, R. Ed. Universidades en pandemia (1 ed.). Cuadernos de Universidades, No. 14, Unión de Universidades de América Latina y El Caribe, México, pp. 25-48. https://www.udual.org/principal/wp-content/uploads/2021/08/unversidades_pandemia_rectores.pdf

Escalante, R. (2021). Universidades en pandemia. (ed 1.) Cuadernos de Universidades, No. 14, Unión de Universidades de América Latina y El Caribe, México. https://www.udual.org/principal/wp-content/uploads/2021/08/unversidades_pandemia_rectores.pdf

FAO/CEPAL (2020). Sistemas alimentarios y COVID-19 en América Latina y El Caribe: ¿cómo incrementar la resiliencia?. Boletín FAO/CEPAL No.2, abril 2020. https://www.fao.org/3/ca8872es/CA8872ES.pdf

Miguel, J. (2020). La educación superior en tiempos de pandemia: una visión desde dentro del proceso formativo. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos. Vol. L, núm. Esp., 13-40. https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.95

Mora, A., Vargas, J., Araya, O., Camacho, D., Fernández, D., Piedra, S. (2021). La pandemia de COVID-19: efectos sobre el desarrollo humano sostenible y medidas tomadas para enfrentarla. VI Informe del Estado de la Región 2021. San José: Programa Estado de la Nación, Consejo Nacional de Rectores. p. 155-194.

Moya, D. (2021). Liminares. A las universidades de América Latina y el Caribe. Escalante, R. Ed. Universidades en pandemia. (1 ed). En: Cuadernos de Universidades, No. 14, Unión de Universidades de América Latina y El Caribe, México, pp. 7. https://www.udual.org/principal/wp-content/uploads/2021/08/unversidades_pandemia_rectores.pdf

Organización Panamericana de la Salud/Organización Mundial de la Salud (15 de marzo de 2021). Declaración conjunta sobre nutrición en el contexto de la pandemia COVID-19 América Latina y El Caribe. https://www.paho.org/es/documentos/declaracion-conjunta-sobre-nutricion-contexto-pandemia-covid-19-america-latina-caribe

Vicerrectoría de Acción Social (2020). Propuesta estratégica de la Vicerrectoría de Acción Social en el marco de la emergencia COVID-19. San José: Universidad de Costa Rica.

Unión Latinoamericana de Extensión y Acción Universitaria, ULEU (2021). “La extensión crítica, creativa y liberadora como eje fundamental de las universidades de América Latina y El Caribe”. Declaratoria del XVI Congreso Latinoamericano y del Caribe de Acción Social y Extensión Universitaria http://extension.conare.ac.cr/wp-content/uploads/2021/09/XVI-CONGRESO-ULEU.pdf

Universidad de Costa Rica (2020). Políticas Universitarias 2021-2025. San José. https://www.cu.ucr.ac.cr/uploads/tx_ucruniversitycouncildatabases/normative/politicas_institucionales_2021-2025.pdf

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Delgado Larios, E., Sedó Masís, P., Arriola Aguirre, R., & Murillo Castro, A. (2022). Repensar e agir: Experiência do Programa de Educação e Cuidados Nutricionais Universitários (PREANU) da Universidade da Costa Rica no contexto da crise do COVID-19, período 2020-2021. Cuadernos De Extensión Universitaria De La UNLPam, 6(1), pp. 51–72. https://doi.org/10.19137/cuadex-2022-06-03

Edição

Seção

Dossier