A singularidade (e nem tanto) das práticas sócio-comunitárias na Escola Nacional de Monserrat
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2020-04-04Palavras-chave:
inclusão curricular, práticas socioeducativas / sociocomunitárias, humanismo crítico, extensão crítica, inédito viávelResumo
A extensão nas escolas de aplicação dependentes de universidades federais está abrindo caminhos e construindo trajetórias. Embora a extensão no ensino médio tenha suas especificidades, as preocupações e dificuldades são compartilhadas com a extensão do curso superior.
A inclusão curricular de projetos sociocomunitários na Escola Nacional de Monserrat, em termos de “inéditas viáveis”, é um sinal de que é possível que a extensão deixe de ser uma função isolada e voluntária, desenvolvida nas margens institucionais para se tornar uma compromisso concreto com a formação crítica humanista integral integrada ao currículo, que articula a aprendizagem disciplinar em sala de aula com a aprendizagem experiencial no território.
Se o humanismo se concebe a partir da interculturalidade e da universalização da dignidade humana, os PSC são espaços humanizadores, emocionais, historicizantes, problematizadores, articuladores, democratizantes, dialógicos, promovem direitos, abordam criticamente os problemas sociais como objetos de conhecimento e contribuem para a transformação social.
Downloads
Referências
De Sousa Santos, B. (2003). Crítica de la razón indolente. Contra el desperdicio de la experiencia. Volumen I. Para un nuevo sentido común: La ciencia, el derecho y la política en la transición paradigmática. 18 Derechos Humanos y Desarrollo. Desclée de Brouwer.
Carballeda, A. J. M. (2013). La intervención en lo social como proceso. Una aproximación metodológica. Espacio Editorial. CABA, Argentina.
Fessia, R. (2018). Deodoro Roca; la inteligencia de la Reforma. Publicado el 8 de Junio de 2018 en el Blog oficial de la Cátedra de Historia del Derecho de la Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales de la Universidad Nacional del Litoral (UNL). Santa Fe. (agosto de 2020) https://historiadelderechounl.wordpress.com/2018/06/08/deodoro-roca-la-inteligencia-de-la-reforma/
Freire, P. (2006) [1971]. Pedagogía del Oprimido. Editorial Siglo XXI Editores. Argentina.
Gezmet, S.; Díaz Gavier, M.F.; Chueca, M. (2019) Empezar antes: la curricularización de los proyectos sociocomunitarios en un Colegio dependiente de la Universidad Nacional de Córdoba (UNC). En 12° Jornadas Nacionales de Extensión Universitaria. Universidad Nacional de Jujuy y REXUNI-CIN. San Salvador de Jujuy - 14 y 15 de Noviembre de 2019.
Giralico, J. (2006). Del humanismo radical al humanismo crítico. Revista de filosofía y socio política de la educación. Teré número 4/AÑO 2/2006. Agosto de 2020. https://biblat.unam.mx/hevila/TereRevistadefilosofiaysociopoliticadelaeducacion/2006/vol2/no4/4.pdf
Plan de Estudios del Colegio Nacional de Monserrat – Aprobado por Resolución HCS 1665/2017.
Programa de la “1º Jornada de Equipos de Extensión de Escuelas y Colegios Preuniversitarios: Procesos de Curricularización de Proyectos Sociocomunitarios/Socioeducativos”, Córdoba, 2020.
Pronunciamiento de la “1º Jornada de Equipos de Extensión de Escuelas y Colegios Preuniversitarios: Procesos de Curricularización de Proyectos Sociocomunitarios/Socioeducativos”, Córdoba, 2020.
Sartori, F. (2018) [comp]. Gente del Monserrat. Perfiles socioculturales de un Colegio Sudamericano (siglos XVII y XVIII). Córdoba. Imprenta del Monserrat.
Segato, R. (2018). Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires. 2da Edición. Prometeo libros.
Tarbine, M. E. (2019). Siempre Monserrat. 1º ed. Imprenta del Monserrat.
Tatián, D. (2018). Deodoro Roca y el pasamontañas. Revista la Tinta, publicado 22 de febrero de 2018. https://latinta.com.ar/2018/02/deodoro-roca-reforma-pasamontanas/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.