Práticas sócio-comunitárias como pontes de encontro entre saberes

  • María Eugenia Comerci CONICET, Departamento de Geografía, Facultad de Ciencias Humanas, UNLPam
  • Federico Schoenfeld Departamento de Geografía, Facultad de Ciencias Humanas, UNLPam

DOI:

https://doi.org/10.19137/cuadex-2020-04-02

Palavras-chave:

práticas, extensão universitária, conhecimentos, forneiros

Resumo

  No âmbito das Práticas Comunitárias e do Campo das Práticas, iniciamos espaços de aprendizagem, entre forneiros, estudantes e professores, na procura de conhecimentos práticos e teóricos; acadêmicos e empíricos, com ações concretas para a recuperação, valorização e visibilidade do trabalho em forno artesanal de tijolos. Da mesma forma, coordenamos este espaço de encontro com o Ensino Médio Técnico para gerar uma articulação educacional significativa para os alunos, onde o conhecimento acadêmico e popular combinam-se com os conhecimentos interdisciplinares do ensino médio com objetivo de expressar sua aplicação prática na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Eugenia Comerci, CONICET, Departamento de Geografía, Facultad de Ciencias Humanas, UNLPam

Doctora en Ciencias Sociales. Magister en Estudios Culturales. Prof. y licenciada en Geografía. Investigadora Adjunta del CONICET/UNLPam, Departamento de Geografía. Profesora Asociada regular de Geografía.

Federico Schoenfeld, Departamento de Geografía, Facultad de Ciencias Humanas, UNLPam

Profesor de Geografía. Docente auxiliar interino de Geografía de Argentina y docente de nivel medio. UNLPam, Departamento de Geografía.

Referências

Anijovich, R. (2014). Estrategias de Enseñanza: otra mirada al quehacer en el aula. Buenos Aires. Aique Grupo Editor.

Ausubel, D. (1976). Psicología educativa. México. Editorial Trillas.

Consejo Superior, Resolución 297/2011. Reglamento del Campo de las Prácticas Comunitarias, Universidad Nacional de La Pampa (UNLPam). Santa Rosa, La Pampa.

Consejo Directivo, Resolución 483/2012. Reglamento del Campo de las Prácticas, Facultad de Ciencias Humanas (FCH), Universidad Nacional de La Pampa (UNLPam). Santa Rosa, La Pampa.

Díaz Barriga, F. y Hernández, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista México. Editorial McGraw Hill.

Escobar, A. (2015). “Presentación”. En Leyva Solano, X.; Alonso, J.; Hernández, R. A.; Escobar, A.; Köhler, A.; Cumes, A.; Laako H.; Mignolo, W. (Comp.). Prácticas otras de conocimiento(s): Entre crisis, entre guerras. México. Cooperativa Editorial Retos.

Leyva Solano, X.; Alonso, J.; Hernández, R. A.; Escobar, A.; Köhler, A.; Cumes, A.; Laako H.; Mignolo, W. (2015). Prácticas otras de conocimiento(s): Entre crisis, entre guerras. México. Cooperativa Editorial Retos.

Litwin, E. (2014). El oficio de enseñar: condiciones y contextos. Buenos Aires. Ediciones Paidós.

Rivas, A. (2014). Revivir las aulas. Buenos Aires. Editorial Debate.

Sousa Santos, B. (2008). El rol de la Universidad en la construcción de una globalización alternativa. http://hdl.handle.net/2099/7981

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Comerci, M. E., & Schoenfeld, F. (2020). Práticas sócio-comunitárias como pontes de encontro entre saberes. Cuadernos De Extensión Universitaria De La UNLPam, (4), 35–58. https://doi.org/10.19137/cuadex-2020-04-02

Edição

Seção

Dossier