Práticas sócio-comunitárias como pontes de encontro entre saberes
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2020-04-02Palavras-chave:
práticas, extensão universitária, conhecimentos, forneirosResumo
No âmbito das Práticas Comunitárias e do Campo das Práticas, iniciamos espaços de aprendizagem, entre forneiros, estudantes e professores, na procura de conhecimentos práticos e teóricos; acadêmicos e empíricos, com ações concretas para a recuperação, valorização e visibilidade do trabalho em forno artesanal de tijolos. Da mesma forma, coordenamos este espaço de encontro com o Ensino Médio Técnico para gerar uma articulação educacional significativa para os alunos, onde o conhecimento acadêmico e popular combinam-se com os conhecimentos interdisciplinares do ensino médio com objetivo de expressar sua aplicação prática na comunidade.Downloads
Referências
Anijovich, R. (2014). Estrategias de Enseñanza: otra mirada al quehacer en el aula. Buenos Aires. Aique Grupo Editor.
Ausubel, D. (1976). Psicología educativa. México. Editorial Trillas.
Consejo Superior, Resolución 297/2011. Reglamento del Campo de las Prácticas Comunitarias, Universidad Nacional de La Pampa (UNLPam). Santa Rosa, La Pampa.
Consejo Directivo, Resolución 483/2012. Reglamento del Campo de las Prácticas, Facultad de Ciencias Humanas (FCH), Universidad Nacional de La Pampa (UNLPam). Santa Rosa, La Pampa.
Díaz Barriga, F. y Hernández, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista México. Editorial McGraw Hill.
Escobar, A. (2015). “Presentación”. En Leyva Solano, X.; Alonso, J.; Hernández, R. A.; Escobar, A.; Köhler, A.; Cumes, A.; Laako H.; Mignolo, W. (Comp.). Prácticas otras de conocimiento(s): Entre crisis, entre guerras. México. Cooperativa Editorial Retos.
Leyva Solano, X.; Alonso, J.; Hernández, R. A.; Escobar, A.; Köhler, A.; Cumes, A.; Laako H.; Mignolo, W. (2015). Prácticas otras de conocimiento(s): Entre crisis, entre guerras. México. Cooperativa Editorial Retos.
Litwin, E. (2014). El oficio de enseñar: condiciones y contextos. Buenos Aires. Ediciones Paidós.
Rivas, A. (2014). Revivir las aulas. Buenos Aires. Editorial Debate.
Sousa Santos, B. (2008). El rol de la Universidad en la construcción de una globalización alternativa. http://hdl.handle.net/2099/7981
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.