Atuar pró-infância na e pela universidade de Manicaragua. Concepção pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.19137/cuadex-2020-04-06Palavras-chave:
concepção pedagógica, agir pró-infância, agentes educacionais, famílias disfuncionais, contextos.Resumo
O artigo propõe uma concepção pedagógica que valoriza a ação pró-infância em
seus diferentes contextos de atuação em Manicaragua. Sua construção, dentro e a partir da
universidade, promove transformações no sistema educacional cubano em resposta às
vulnerabilidades relacionadas à disfunção familiar, responsável pela ocorrência de maus-
tratos infantis. Agentes educacionais, como professores formados ou em formação e fora da
área educacional, são preparados por meio do projeto pedagógico comunitário municipal
Por uma Infância Feliz, principal etapa em que se envolvem de forma cooperativa. Os
espaços de análise, reflexão, troca e tomada de decisão que ali acontecem geram uma
multiplicidade de aprendizados sobre cultura e direitos preventivos, ambientes pacíficos,
bem-estar e satisfação como expressão de felicidade. Esses postulados da concepção são
consistentes com a articulação universidade-sociedade em sua relação com as crianças,
famílias, comunidades, o papel do ensino e a determinação dos conteúdos universitários.
Downloads
Referências
Addine, F. (2002). Compendio de Pedagogía (1 ed.). Pueblo y Educación.
Addine, F. (2004). Didáctica, teoría y práctica (1 ed.). Pueblo y Educación.
Arteaga, S. (2005). Modelo Pedagógico para Desarrollar la Educación Para La Paz Centrada en los Valores Morales en la Escuela Media Superior Cubana [Tesis doctoral, Universidad Pedagógica Félix Varela de Cuba].
Bartolomé, M. (1994). La investigación cooperativa. Ediciones Rialp.
Bausela, E. (2003). La investigación cooperativa, una modalidad de la investigación- acción. Psicodidáctica, 15 (16), 121-130.
Bosque, I. (2008). Nueva gramática de la lengua española. (Real Academia Española.). Editorial Espasa.
Chávez, J. (2003). Acercamiento necesario a la pedagogía general. Pueblo y Educación.
Delgado, H. y Pérez, M. R. (2018). Revisión onto-epistemológica para la inclusión educativa. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 9 (2), 1-16.
Horruitiner, P. (2006). La Universidad Cubana: el modelo de formación (p. 249). Félix Varela.
Jara, O. (2019). La extensión es el motor de la relación universidad-sociedad. Extensión en red. Argentina, (10), e013, 2019. https://doi.org/10. 24215/18529569e013.
Labarrere, G. (1988). Pedagogía (1 ed.). Pueblo y Educación.
Lara, L. y Osorio, A. (1991). El agente educativo y su función pedagógica. CIUP.
Lugo, B. (2002). Violencia intrafamiliar mortal. Cubana de Higiene y Epidemiología, 3 (1), 2.
Márquez, D. (2008). Concepción pedagógica del proceso de formación profesional de los estudiantes de la carrera de Estudios Socioculturales [Tesis doctoral, Instituto de Ciencias Pedagógicas de Pinar del Río].
Max – Neef, E. y Hopenhayn, (2010). Desarrollo a escala humana Opciones para el futuro. Biblioteca CF+S. http://habitat.aq.upm.es
MES, (2018). Reglamento para el trabajo docente y metodológico del Ministerio de la Educación Superior, Cuba.
ONU, (1989). Convención de los Derechos del Niño (ONU).
Pérez, M. R. y Samper, A. (2015). Intervención mediadora del docente con las familias. Internacional de Educación para la Justicia Social 4(2), 163-183. Doi: http://dx.doi.org/10.15366/riejs2015.4.2
Pérez, M. R. (2019). Preparación de agentes educativos para implementar la labor preventiva desde la perspectiva de los derechos de los niños [Tesis doctoral, Universidad Pedagógica Félix Varela de Cuba].
Rosas, L. (2001). La concepción pedagógica como categoría de análisis para el proceso de formación de maestros de las escuelas rurales. Latinoamericana de Estudios Educativos, 31(2), 9-58.
Torres, H. y Padrón, A. (2014). Elementos esenciales de una concepción pedagógica para la formación de valores en ingenieros y arquitectos. Referencia Pedagógica, 02(1), 1-13.
Torres, N. (2013). La formación de una Cultura de Paz desde la Educación Artística en la Secundaria Básica [Tesis doctoral, Universidad Pedagógica Félix Varela de Cuba].
Valle, A. (2012). La investigación pedagógica. Otra mirada. Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comité Editorial de la Revista Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam:
Por la presente, declaro que soy autor/a del artículo titulado (nombre del artículo), de carácter original e inédito. En caso de que este artículo fuera aceptado para su publicación en Cuadernos de Extensión Universitaria de la UNLPam, autorizo a la revista a publicarlo en forma digital y a difundirlo en sus redes sociales.
Asimismo, adhiero a la licencia Creative Commons denominada “Atribución - No Comercial CC BY-NC-SA”, mediante la cual se permite copiar, reproducir, distribuir, comunicar públicamente la obra y generar obras derivadas, siempre y cuando se cite y reconozca al autor original.