Análise do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em três professores do educação básica

Palavras-chave:

Conocimiento Didáctico del Contenido, evaluación formativa, razonamiento pedagógico, educación básica, profesoras chilenas

Resumo

Os professores desempenham um papel fundamental na qualidade da educação. É assim que o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) é uma competência essencial para conectar o conhecimento académico com as necessidades educativas dos alunos. Este estudo de caso analisa a forma como três professores do ensino primário no Chile manifestam o PCK nas suas práticas de sala de aula. Os resultados mostram que o PCK se expressa através de estratégias elaboradas para identificar, explicar e ultrapassar as dificuldades de aprendizagem, destacando o papel formativo da avaliação. Conclui-se que a avaliação formativa é um indicador crucial do PCK em ação, promovendo um ensino e aprendizagem inclusivos, adaptativos e centrados no aluno. Com base nos resultados, são propostas orientações para os programas de formação inicial e contínua de professores, promovendo práticas que reforcem o raciocínio pedagógico e melhorem os processos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almonacid-Fierro, A., Merellano-Navarro, E., Feu Molina, S., Vizuete Carrioza, M. y Orellana Fernández, R. (2019). Perspectiva cualitativa en la construcción del conocimiento didáctico del contenido del profesorado de educación física. Retos, 36, 459-488.

Buitrago, R. (2021). El aprendizaje, la enseñanza, los pensamientos y las interacciones en la escuela. Praxis & Saber, 11(25), 9-20.. https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n25.2020.10580.

Ccoto, T. F. (2023). Desempeño docente en la calidad educativa. Horizontes. Revista De Investigación En Ciencias De La Educación, 7(29), 1361–1373. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i29.597.

Coe, R., Aloisi, C., Higgins, S. E. y Major, L. E. (2014). What makes great teaching? Review of the under-pinning research. http://www.suttontrust.com/wp-content/uploads/2014/10/What-Makes-Great-Teaching-REPORT.pdf.

Contreras Carrasco, M. y Jara-Coatt, P. (2021). Percepción docente sobre la evaluación formativa propuesta por el Decreto 67/2018 de evaluación, calificación y promoción escolar del MINEDUC, Chile. Revista de Investigación y Evaluación Educativa, 8(2), 85–100. https://doi.org/10.47554/revie2021.8.25.

Contreras, S., Lorenzo, G., Martín del Pozo, R. y Borquez, V. (2016). ¿Qué y cómo enseñan química los profesores de excelencia en educación media? Caracterización del conocimiento didáctico del contenido en desempeños destacados y competentes. Proyecto FONIDE N° 911415. Universidad de Santiago.

Díaz, G. (2023). Andamiaje: a casi medio siglo de su creación. Cuadernos de Investigación Educativa, 14(1). https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.1.3251.

Díaz Pacheco, C. (2017). El Conocimiento Pedagógico del Contenido en tres docentes ingenieros: Un acercamiento desde el análisis multimodal del discurso. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 17(1), 1-30. http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/27275

Escudero-Ávila, D. y Carrillo, J. (2020). El Conocimiento Didáctico del Contenido: Bases teóricas y metodológicas para su caracterización como parte del conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Educación matemática, 32(2), 8-38. https://doi.org/10.24844/em3202.01.

Espinoza, E. (2022). El trabajo colaborativo en la enseñanza-aprendizaje de la geografía. Revista Universidad y Sociedad, 14(2). 101-109. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000200101.

Fernández-Coronado, P. (2020). El factor afectivo y la motivación en el proceso de enseñanza del español: el profesor en el aula, el tratamiento de los manuales y la creación de materiales para facilitar el aprendizaje. En Perfiles, factores y contextos en la enseñanza y el aprendizaje de ELE/EL2 (pp.183-198). Universidad de Santiago de Compostela.

Gess-Newsome, J., Taylor, J. A., Carlson, J., Gardner, A. L., Wilson, C. D. y Stuhlsatz, M. A. M. (2017). Teacher pedagogical content knowledge, practice, and student achievement. International Journal of Science Education, 41(7), 944–963. https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1265158.

George, E. B. y González-Moreno, P. A. (2020). Evaluación auténtica como alternativa para la mejora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de educación física en escuelas primarias. Revista Ciencias de la Actividad Física UCM, 21(2), 1-19. http://doi.org/10.29035/rcaf.21.2.3.

Glaser, B. G. y Strauss, A. L. (1967). The Discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. London: Weidenfeld and Nicolson.

Joseph, S. (2018). Questions Teachers Ask: An Exploratory Study of Teachers’ Approach to Questioning in the Primary and Secondary Classroom. Journal of Education Social Policy, 5(1), 77-87.

Kavanagh, S., Conrad, J. y Dagogo-Jack, S. (2020). From rote to reasoned: Examining the role of pedagogical reasoning in practice-based teacher education. Teaching and Teacher Education, 89, 102991. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.102991.

Kind, V. (2017). Development of evidence-based, student-learning-oriented rubrics for pre-service science teachers’ pedagogical content knowledge. International Journal of Science Education, 41(7), 37–70. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1311049.

Kind, V. y Chan, K. (2019). Resolving the amalgam: connecting pedagogical content knowledge, content knowledge and pedagogical knowledge. International Journal of Science Education, 41(7), 964-978. https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1584931.

Kloss, S. y Quintanilla, A. (2023). Think aloud protocols: a tecnique to asses the understanding of feedback. Formación universitaria, 16(6), 1-12. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062023000600001.

Larrain, A., Gómez, M., Calderón, M., Fortes, G., Ramírez, F., Guzmán, V. y Cofré, H. (2022). Descripción del conocimiento pedagógico del contenido de la argumentación en docentes que enseñan ciencias naturales en educación pública en Chile. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 19, (1), 1602. doi: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2022.v19.i1.1602.

Ley 20903 (2016). Crea el Sistema de Desarrollo Profesional Docente y modifica otras normas. 01 de abril de 2016.

Liepertz, S. y Borowski, A. (2018). Testing the consensus model: Relationships among physics teachers’ professional knowledge, interconnectedness of content structure and student achievement. International Journal of Science Education, 41(7), 71–92. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1478165.

Manzanares, J. C. y Guijarro, J. R. (2023). Factores afectivos en la enseñanza de español como lengua extranjera en contextos sinohablantes: una revisión de la literatura. Forma y Función, 36(1). https://doi.org/10.15446/fyf.v36n1.100789.

Martínez-Garrido, C. y Murillo, F. J. (2016). Investigación iberoamericana sobre enseñanza eficaz. Revista mexicana de investigación educativa, 21(69), 471-499.

Mejía, F. (2021). Proceso de aprendizaje profundo de una alumna de primaria en un contexto de alta marginación. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), LI(1), 205-229. https://doi.org/10.48102/rlee.2021.51.1.203.

Mentado, T., Medina, J. L. y Cruz, L. (2017). Preparar para aprender: una manifestación del conocimiento didáctico del contenido en la práctica. Estudios sobre Educación, 33, 27-48. https://doi.org/10.15581/004.33.27-48.

MINEDUC. (2021). Marco para la Buena Enseñanza. Santiago de Chile: CPEIP.

MINEDUC. (2022). Estándares Pedagógicos y Disciplinarios para carreras de Pedagogía en Educación General Básica. Santiago de Chile: CPEIP. 1°. edición.

Mosquera-Suárez, C., Alonso, M., García-Supelano, A.M, Marín-Velasco, A., Prada-Murcia, L., Rincón-Núñez, J. P. y Saldaña-Lozano, L. (2021). El conocimiento didáctico del contenido y su impacto en los conocimientos prácticos de los profesores de Ciencias y en la construcción de conocimientos científicos escolares. Revista científica, (40), 45-62. https://doi.org/10.14483/23448350.15711.

OCDE (2020). Education at a Glance 2020: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/69096873-en.

Pitjeng-Mosabala, P. y Rollnick, M. (2018). Exploring the development of novice unqualified graduate teachers’ topic-specific PCK in teaching the particulate nature of matter in South Africa’s classrooms. International Journal of Science Education, 40(7), 742–770. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1446569.

Requena, M. A. (29-31 de julio de 2020). Autorregulación del aprendizaje y su andamiaje en entornos virtuales. Fases, procesos y estrategias. Ponencia, Quetzaltenango, Guatemala.

Rubio, A. (2021). Preguntas que ayudan a aprender: cómo optimizar el diseño y uso de las preguntas para favorecer el aprendizaje de los estudiantes. Ciencia Cognitiva, 15(2). 20-23.

Sanahuja, A., Moliner, O. y Moliner, L. (2022). La tutoría entre iguales como práctica inclusiva en educación primaria: la participación del alumnado y de las familias. Estudios pedagógicos, 48(1), 109-124. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052022000100109.

Sandoval, M., Simón, C. y Echeita, G. (2020). ¿Qué me ayuda a aprender y participar?: Herramientas para recoger las voces de los estudiantes. Revista de Educación Inclusiva, 13(1), 12-27.

Schön, D. (1983). The reflective practitioner: how professionals think in action. London: Ashgate.

Shulman, L. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4–14.

Shulman, L. (1987). Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1–22.

Shulman, L. (2016). Lee Shulman on Pedagogical Content Knowledge [episodio de podcast]. PodBean Inside Education. https://insideeducation.podbean.com/e/programme-252-lee-shulman-on-pedagogical-content-knowledge-20-4-16/.

Sorge, S., Kröger, J., Petersen, S. y Neumann, K. (2017). Structure and development of pre-service physics teachers’ professional knowledge. International Journal of Science Education, 41(7), 862-889. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1346326.

Stake, R. E. (2020). Investigación con estudio de casos. (6° ed.). Madrid: Morata.

van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Books.

Vega Montaño, E. y Fraustro Rojas, M. (2023). Programa de Formación Docente en Evaluación Auténtica enfocado a estrategias, instrumentación y retroalimentación formativa. Revista de Investigación, Científica y Tecnológica, 7(1), 67-85. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9111042.

Venegas, C. (2021). ¿Qué dice y piensa el profesorado chileno sobre su desempeño e impacto educativo? Evidencias de la década 2011-2020. Revista de estudios y experiencias en educación, 20(43), 225-248. https://dx.doi.org/10.21703/rexe.20212043venegas12.

Vergara, C. (2019). Análisis del Conocimiento Didáctico del Contenido de profesores chilenos de Educación Básica [Tesis doctoral, Universitat de Barcelona]. Repositorio de la Universitat de Barcelona. http://hdl.handle.net/2445/151218.

Publicado

2025-09-10

Como Citar

Vergara Reyes, C., Díaz Pacheco, C., Saavedra Muñoz, D., & Garcés Bustamante, J. (2025). Análise do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em três professores do educação básica. Praxis Educativa, 29(3), 1–17. Recuperado de https://ojs.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/9124

Edição

Seção

Artículos