Análise do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em três professores do educação básica
Palavras-chave:
Conocimiento Didáctico del Contenido, evaluación formativa, razonamiento pedagógico, educación básica, profesoras chilenasResumo
Os professores desempenham um papel fundamental na qualidade da educação. É assim que o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) é uma competência essencial para conectar o conhecimento académico com as necessidades educativas dos alunos. Este estudo de caso analisa a forma como três professores do ensino primário no Chile manifestam o PCK nas suas práticas de sala de aula. Os resultados mostram que o PCK se expressa através de estratégias elaboradas para identificar, explicar e ultrapassar as dificuldades de aprendizagem, destacando o papel formativo da avaliação. Conclui-se que a avaliação formativa é um indicador crucial do PCK em ação, promovendo um ensino e aprendizagem inclusivos, adaptativos e centrados no aluno. Com base nos resultados, são propostas orientações para os programas de formação inicial e contínua de professores, promovendo práticas que reforcem o raciocínio pedagógico e melhorem os processos de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Almonacid-Fierro, A., Merellano-Navarro, E., Feu Molina, S., Vizuete Carrioza, M. y Orellana Fernández, R. (2019). Perspectiva cualitativa en la construcción del conocimiento didáctico del contenido del profesorado de educación física. Retos, 36, 459-488.
Buitrago, R. (2021). El aprendizaje, la enseñanza, los pensamientos y las interacciones en la escuela. Praxis & Saber, 11(25), 9-20.. https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n25.2020.10580.
Ccoto, T. F. (2023). Desempeño docente en la calidad educativa. Horizontes. Revista De Investigación En Ciencias De La Educación, 7(29), 1361–1373. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i29.597.
Coe, R., Aloisi, C., Higgins, S. E. y Major, L. E. (2014). What makes great teaching? Review of the under-pinning research. http://www.suttontrust.com/wp-content/uploads/2014/10/What-Makes-Great-Teaching-REPORT.pdf.
Contreras Carrasco, M. y Jara-Coatt, P. (2021). Percepción docente sobre la evaluación formativa propuesta por el Decreto 67/2018 de evaluación, calificación y promoción escolar del MINEDUC, Chile. Revista de Investigación y Evaluación Educativa, 8(2), 85–100. https://doi.org/10.47554/revie2021.8.25.
Contreras, S., Lorenzo, G., Martín del Pozo, R. y Borquez, V. (2016). ¿Qué y cómo enseñan química los profesores de excelencia en educación media? Caracterización del conocimiento didáctico del contenido en desempeños destacados y competentes. Proyecto FONIDE N° 911415. Universidad de Santiago.
Díaz, G. (2023). Andamiaje: a casi medio siglo de su creación. Cuadernos de Investigación Educativa, 14(1). https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.1.3251.
Díaz Pacheco, C. (2017). El Conocimiento Pedagógico del Contenido en tres docentes ingenieros: Un acercamiento desde el análisis multimodal del discurso. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 17(1), 1-30. http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/27275
Escudero-Ávila, D. y Carrillo, J. (2020). El Conocimiento Didáctico del Contenido: Bases teóricas y metodológicas para su caracterización como parte del conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Educación matemática, 32(2), 8-38. https://doi.org/10.24844/em3202.01.
Espinoza, E. (2022). El trabajo colaborativo en la enseñanza-aprendizaje de la geografía. Revista Universidad y Sociedad, 14(2). 101-109. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000200101.
Fernández-Coronado, P. (2020). El factor afectivo y la motivación en el proceso de enseñanza del español: el profesor en el aula, el tratamiento de los manuales y la creación de materiales para facilitar el aprendizaje. En Perfiles, factores y contextos en la enseñanza y el aprendizaje de ELE/EL2 (pp.183-198). Universidad de Santiago de Compostela.
Gess-Newsome, J., Taylor, J. A., Carlson, J., Gardner, A. L., Wilson, C. D. y Stuhlsatz, M. A. M. (2017). Teacher pedagogical content knowledge, practice, and student achievement. International Journal of Science Education, 41(7), 944–963. https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1265158.
George, E. B. y González-Moreno, P. A. (2020). Evaluación auténtica como alternativa para la mejora en el proceso de enseñanza-aprendizaje de educación física en escuelas primarias. Revista Ciencias de la Actividad Física UCM, 21(2), 1-19. http://doi.org/10.29035/rcaf.21.2.3.
Glaser, B. G. y Strauss, A. L. (1967). The Discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. London: Weidenfeld and Nicolson.
Joseph, S. (2018). Questions Teachers Ask: An Exploratory Study of Teachers’ Approach to Questioning in the Primary and Secondary Classroom. Journal of Education Social Policy, 5(1), 77-87.
Kavanagh, S., Conrad, J. y Dagogo-Jack, S. (2020). From rote to reasoned: Examining the role of pedagogical reasoning in practice-based teacher education. Teaching and Teacher Education, 89, 102991. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.102991.
Kind, V. (2017). Development of evidence-based, student-learning-oriented rubrics for pre-service science teachers’ pedagogical content knowledge. International Journal of Science Education, 41(7), 37–70. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1311049.
Kind, V. y Chan, K. (2019). Resolving the amalgam: connecting pedagogical content knowledge, content knowledge and pedagogical knowledge. International Journal of Science Education, 41(7), 964-978. https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1584931.
Kloss, S. y Quintanilla, A. (2023). Think aloud protocols: a tecnique to asses the understanding of feedback. Formación universitaria, 16(6), 1-12. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062023000600001.
Larrain, A., Gómez, M., Calderón, M., Fortes, G., Ramírez, F., Guzmán, V. y Cofré, H. (2022). Descripción del conocimiento pedagógico del contenido de la argumentación en docentes que enseñan ciencias naturales en educación pública en Chile. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 19, (1), 1602. doi: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2022.v19.i1.1602.
Ley 20903 (2016). Crea el Sistema de Desarrollo Profesional Docente y modifica otras normas. 01 de abril de 2016.
Liepertz, S. y Borowski, A. (2018). Testing the consensus model: Relationships among physics teachers’ professional knowledge, interconnectedness of content structure and student achievement. International Journal of Science Education, 41(7), 71–92. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1478165.
Manzanares, J. C. y Guijarro, J. R. (2023). Factores afectivos en la enseñanza de español como lengua extranjera en contextos sinohablantes: una revisión de la literatura. Forma y Función, 36(1). https://doi.org/10.15446/fyf.v36n1.100789.
Martínez-Garrido, C. y Murillo, F. J. (2016). Investigación iberoamericana sobre enseñanza eficaz. Revista mexicana de investigación educativa, 21(69), 471-499.
Mejía, F. (2021). Proceso de aprendizaje profundo de una alumna de primaria en un contexto de alta marginación. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), LI(1), 205-229. https://doi.org/10.48102/rlee.2021.51.1.203.
Mentado, T., Medina, J. L. y Cruz, L. (2017). Preparar para aprender: una manifestación del conocimiento didáctico del contenido en la práctica. Estudios sobre Educación, 33, 27-48. https://doi.org/10.15581/004.33.27-48.
MINEDUC. (2021). Marco para la Buena Enseñanza. Santiago de Chile: CPEIP.
MINEDUC. (2022). Estándares Pedagógicos y Disciplinarios para carreras de Pedagogía en Educación General Básica. Santiago de Chile: CPEIP. 1°. edición.
Mosquera-Suárez, C., Alonso, M., García-Supelano, A.M, Marín-Velasco, A., Prada-Murcia, L., Rincón-Núñez, J. P. y Saldaña-Lozano, L. (2021). El conocimiento didáctico del contenido y su impacto en los conocimientos prácticos de los profesores de Ciencias y en la construcción de conocimientos científicos escolares. Revista científica, (40), 45-62. https://doi.org/10.14483/23448350.15711.
OCDE (2020). Education at a Glance 2020: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/69096873-en.
Pitjeng-Mosabala, P. y Rollnick, M. (2018). Exploring the development of novice unqualified graduate teachers’ topic-specific PCK in teaching the particulate nature of matter in South Africa’s classrooms. International Journal of Science Education, 40(7), 742–770. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1446569.
Requena, M. A. (29-31 de julio de 2020). Autorregulación del aprendizaje y su andamiaje en entornos virtuales. Fases, procesos y estrategias. Ponencia, Quetzaltenango, Guatemala.
Rubio, A. (2021). Preguntas que ayudan a aprender: cómo optimizar el diseño y uso de las preguntas para favorecer el aprendizaje de los estudiantes. Ciencia Cognitiva, 15(2). 20-23.
Sanahuja, A., Moliner, O. y Moliner, L. (2022). La tutoría entre iguales como práctica inclusiva en educación primaria: la participación del alumnado y de las familias. Estudios pedagógicos, 48(1), 109-124. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052022000100109.
Sandoval, M., Simón, C. y Echeita, G. (2020). ¿Qué me ayuda a aprender y participar?: Herramientas para recoger las voces de los estudiantes. Revista de Educación Inclusiva, 13(1), 12-27.
Schön, D. (1983). The reflective practitioner: how professionals think in action. London: Ashgate.
Shulman, L. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4–14.
Shulman, L. (1987). Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1–22.
Shulman, L. (2016). Lee Shulman on Pedagogical Content Knowledge [episodio de podcast]. PodBean Inside Education. https://insideeducation.podbean.com/e/programme-252-lee-shulman-on-pedagogical-content-knowledge-20-4-16/.
Sorge, S., Kröger, J., Petersen, S. y Neumann, K. (2017). Structure and development of pre-service physics teachers’ professional knowledge. International Journal of Science Education, 41(7), 862-889. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1346326.
Stake, R. E. (2020). Investigación con estudio de casos. (6° ed.). Madrid: Morata.
van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Books.
Vega Montaño, E. y Fraustro Rojas, M. (2023). Programa de Formación Docente en Evaluación Auténtica enfocado a estrategias, instrumentación y retroalimentación formativa. Revista de Investigación, Científica y Tecnológica, 7(1), 67-85. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9111042.
Venegas, C. (2021). ¿Qué dice y piensa el profesorado chileno sobre su desempeño e impacto educativo? Evidencias de la década 2011-2020. Revista de estudios y experiencias en educación, 20(43), 225-248. https://dx.doi.org/10.21703/rexe.20212043venegas12.
Vergara, C. (2019). Análisis del Conocimiento Didáctico del Contenido de profesores chilenos de Educación Básica [Tesis doctoral, Universitat de Barcelona]. Repositorio de la Universitat de Barcelona. http://hdl.handle.net/2445/151218.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Claudio Vergara Reyes, César Díaz Pacheco, Daniela Saavedra Muñoz, José Garcés Bustamante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).