Implementação de um currículo com uma perspetiva humanista: percepções dos professores
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2025-290111Palavras-chave:
humanismo, professores do ensino básico, prática pedagógica, educação, alunos do ensino básicoResumo
Foram analisadas as percepções dos professores do ensino básico sobre o currículo numa perspetiva humanista e o tipo de práticas que lhe associam. Baseia-se no paradigma interpretativo, de conceção fenomenológica, através de um questionário e de entrevistas em profundidade. Oitenta e sete professores participaram no questionário e 20 nas entrevistas nas regiões norte e sudeste de Chihuahua, México. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância do humanismo na educação e associam-no a práticas que consideram o reconhecimento dos seus alunos como pessoas únicas, com realidades particulares; um ensino para além do cognitivo que procura o bem-estar socio-emocional; uma consciência planetária que transcende do ecológico para a reflexão sobre os problemas sociais; o respeito pela diversidade, através do trabalho colaborativo e numa perspetiva de Direitos Humanos. Sugere-se que este estudo seja levado a outros contextos para que se tenha uma visão mais ampla deste fenómeno presente no mundo.
Downloads
Referências
Aguilar-Nery, J. (2017). Justicia educativa: itinerario de su historia conceptual en México. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(2), 1–11. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.2.1216
Aguilar, J. C. y Terán, M. M. (2022). Validez de contenido de juicio por expertos en instrumento para medir la influencia de factores psicosociales en el estrés organizacional en empresas del giro hotelero. Revista Compendium: Cuadernos de Economía y Administración, 9(3), 219-231. https://doi.org/10.46677/compendium.v9i3.1130
Apodaca-Orozco, G., Ortega-Pipper, L., Verdugo, L. & Reyes, L. (2017). Modelos Educativos: un reto para la educación en salud. Revista Ra Ximhai 13(2), 77-86. https://www.redalyc.org/pdf/461/46154510006.pdf
Barnett, R. (2001). Los límites de la competencia. Gedisa.
Batista, L. (2006). Educación y desarrollo humano. Enfermería en Costa Rica, 27(1), 28-30. https://www.binasss.sa.cr/revistas/enfermeria/v27n1/7.pdf
Briceño, G. E. (2023). El aporte de la nueva cultura mexicana a la educación para la ciudadanía mundial. Sinéctica, Revista Electrónica de Educación, (60). https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2023)0060-005
Cantor, J. (2018). Aula-ciudad: una apuesta para pensar la convivencia y la ciudadanía en la escuela. Ciudad Paz-ando, 11(2), 72-83. https://doi.org/10.14483/2422278X.13278
Castro, E. (2015). Addressing the Conceptual Challenges of Equity Work: A Blueprint for Getting Started. New Directions for Community Colleges, (172), 5–13. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1002/cc.20159
Clavijo, R. G., & Bautista-Cerro, M. J. (2020). La educación inclusiva. Análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Alteridad, 15(1), 113-124. https://doi.org/10.17163/alt.v15n1.2020.09
Diario Oficial de la Federación (2013). Decreto por el que se reforma el artículo 3º. 26 de febrero.
Expósito-López, J., Romero-Díaz de la Guardia, J. J., & Olmedo-Moreno, E. M. (2023). Diseño y validación de contenido de una rúbrica para medir el valor educativo de aplicaciones para dispositivos móviles. Revista de Educación a Distancia (RED), 23(72). https://doi.org/10.6018/red.542261
Ferrando, F. (2019). Philosophical Posthumanism. Bloomsbury Publishing.
Freire, P. (1982). Pedagogía del oprimido (11 ed.). Paz y tierra.
Freire, P. (2004). Pedagogía de la Autonomía. Paz e Terra.
Freire, P. (2005). Pedagogía del Oprimido. Siglo XXI.
Galicia, L., Balderrama, J. y Navarro, R. (2017). Validez de contenido por juicio de expertos: propuesta de una herramienta virtual. Apertura, 9(2), 42-53. https://www.redalyc.org/journal/688/68853736003/html/
García, R. y Lindquist, R. (2023). Aproximaciones a una propuesta de filosofía política humanista para la educación pública en México. Revista de Educación Superior, 52(206), 17-48. https://doi.org/10.36857/resu.2023.206.2485
Guadarrama, P. (1996). Razones de las confluencias y divergencias del pensamiento latinoamericano con el humanismo socialista. Proyecto Filosofía en español. Anuario Hispano Cubano de Filosofía. http://www.filosofia.org/mon/cub/dt020.htm
Heidegger, M. (2008). Ser y tiempo. Vozes.
Heras-Sevilla, D., Ortega-Sánchez, D. y Rubia-Avi, M. (2022). Conceptualización y reflexión sobre el género y la diversidad sexual. Hacia un modelo coeducativo por y para la diversidad. Perfiles educativos, 43(173). https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2021.173.59808
Huba, M. y Freed, J. (2000). Learner-Centered Assessment on College Campuses: Sifting the Focus from Teaching to Learning. Community College Journal of Research and Practice, 24. https://www.researchgate.net/publication/234672988_Learner-Centered_Assessment_on_College_Campuses_Sifting_the_Focus_from_Teaching_to_Learning
Kaplún, M. (1998). Una pedagogía de la comunicación. Ediciones de la Torre.
Labarca, C. (2016). Educación humanista latinoamericana: propuesta para el desarrollo social. Espacio abierto: cuaderno venezolano de sociología, 25(1), 109-120. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5410611.pdf.
López, C. (2018). La educación holística desde una perspectiva humanista. Revista Scientific, 3(8). https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2018.3.8.16.301-318.
López, L. (2022). Humanismo, empatía y amorosidad en Paulo Freire. Logos, L. (138), 13-35. https://repositorio.lasalle.mx/bitstream/handle/lasalle/2392/Logos_3168-Texto%20del%20art%C3%ADculo-19442-1-10-20220131.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Luna-Conejo, B. (2020). Learning communities and teacher update with a socioformative approach to sustainability: A Documentary Analysis. Religación. Revista De Ciencias Sociales y Humanidades, 5(23), 126-134. https://revista.religacion.com/index.php/religacion/article/view/606
Martí, J. (2005). Nuestra América. Editorial Arte.
Martínez, J. (2023). La nueva escuela mexicana con enfoque humanista: una mirada analítica. Revista ISCEEM, 1(2), 19-28. http://revista.isceem.edu.mx/index.php/revista/article/view/9/11
Maturana, H. (1996). El sentido de lo humano. Dolmen ediciones.
Mendoza-Zuany, R. (2017). Inclusión educativa por interculturalidad: implicaciones para la educación de la niñez indígena. Perfiles Educativos, 39(158), 52–70. http://www.iisue.unam.mx/perfiles/articulo/2017-158-inclusion-educativa-por-interculturalidad-implicaciones-para-la-educacion-de-la-ninez-indigena.pdf
Molano, F. (2016). El humanismo en perspectiva histórica. En D. Arias Gómez y F. Molano Camargo (Ed.). Escuela y formación humanista: miradas desde la investigación educativa, (13-29). Kimpres y Universidad de la Salle.
Morín, E. (2006). El método 6: ética. Madrid: Cátedra.
Olivos, J. R. (2023). El humanismo en la era de los derechos humanos. Revista de la Facultad de Derecho de México, LXXIII(287), 291-308. https://doi.org/10.22201/fder.24488933e.2023.287.87075
Patiño, H. y López, J. (2022). Educación humanista, liberadora y emancipatoria para salvar a la humanidad realizándola. Rev. latinoam. estud. educ., 52(3), 7-14. https://doi.org/10.48102/rlee.2022.52.3.527
Perales, F. de J. y Escobedo, M. M. (2016). La participación social en la educación: entre propuestas innovadoras y tradición educativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 18(1), 69-81. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412016000100005&lng=es&tlng=es.
Rincón, L. (2008). Qué entendemos por formación integral. Universidad Católica de Córdoba. Jornadas para Docentes. Vicerrectorado de Medio Universitario. https://www.ucc.edu.ar/portalucc/archivos/File/VRMU/Mision_VRMU/formacionintegral.pdf
Rincón, W. (2014). Preguntas abiertas en encuestas ¿cómo realizar su análisis? Comunicaciones en estadística, 7(2), 25-43. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7396413
Robles, C. y Muñiz, C. (2020). El humanismo en la práctica docente de las instituciones de educación superior. Palermo Business Review, 22, 73–83. https://www.palermo.edu/negocios/cbrs/pdf/pbr22/PBR_22_04.pdf
Rodríguez, S. (1990). Sociedades Americanas. Biblioteca Ayacucho.
Sánchez, J. y Pérez, C. (2011). Hacia un currículo transdisciplinario: una mirada desde el pensamiento complejo. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, 17, 143-164. https://www.redalyc.org/pdf/652/65221619010.pdf
Santos, M. (2000). Complex thought and pedagogy: Bases for a holistic theory of education. Estudios pedagógicos (Valdivia), (26), 133-148. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052000000100011
Secretaría de Educación Pública (2022). Plan de estudios de la educación básica (marcos y estructura curricular). Subsecretaría de Educación Básica-SEP.
Segura-Castillo, M. A., y Quirós-Acuña, M. (2019). Desde el Diseño Universal para el Aprendizaje: el estudiantado al aprender se evalúa y al evaluarle aprende. Revista Educación, 43(1), 643–655. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.28449
SEP (Secretaría de Educación Pública) (2019). La nueva escuela mexicana: Principios y orientaciones pedagógicas. Ciudad de México: SEP.
Serrano, L. (2021). Educación inclusiva en la educación superior: avances y retos en la Universidad La Gran Colombia. Recuperado el 6 de 02 de 2023, de Universidad la Gran Colombia: https://repository.ugc.edu.co/handle/11396/7119
Téllez, N. y Turcás, D. (2021). La gestión de la carrera licenciatura en educación especial, hacia la inclusión social del educando. Revista Observatorio de las Ciencias Sociales, 2(13), 70-88. Recuperado de: https://www.eumed.net/es/revistas/observatorio-de-las-ciencias-sociales-en-iberoamerica/ocsiagosto21/inclusion-social-educando
Todorov, T. (1999). El jardín imperfecto. Luces y sombras del pensamiento humanista. Paidós.
Torregrosa, D. (2013). El poder de la educación para transformar la sociedad. En Román, B. y de Castro G. (Ed.). Cambio social y cooperación en el siglo XXI [Vol.2]. El reto de la equidad dentro de los límites económicos (82 - 94). Educo.
Velasco, A. (2010). Humanismo iberoamericano y la Independencia de México. Literatura Mexicana, 21(1), 35-52. http://www.scielo.org.mx/pdf/lm/v21n1/v21n1a3.pdf
Villarruel, M., & Villarruel,, M. (2023). La educación superior y la nueva escuela mexicana: sus desafíos y posibilidades. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades 4(1), 1088–1100. https://doi.org/10.56712/latam.v4i1.320
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Perla Meléndez Grijalva, Oscar Manuel Gill Langarica, Celia Carrera Hernández
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).