Professores rurais em tempos de COVID19. Condições de vida e trabalho docente nas zonas rurais de La Rioja, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280110Palavras-chave:
educação rural; pandemia; professores; trabalho doméstico; ensinoResumo
Este artigo reflete sobre as condições de vida e de trabalho docente dos professores rurais durante o período da pandemia da COVID19 em nosso país. Estão incluídos alguns resultados de um projeto de pesquisa concluído denominado “Educação rural e educação de jovens e adultos na província de La Rioja”. Um estudo de caso no Departamento de Chilecito” com local de trabalho no Departamento de Educação e Ciências da Saúde da Universidade Nacional de Chilecito entre 2019 e 2022. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as características das práticas educativas na educação rural e de jovens e adultos no província de La Rioja, particularmente no departamento de Chilecito. Entendemos que na configuração dessas práticas as políticas destinadas a essas modalidades do sistema educacional são tecidas à luz das configurações institucionais e das trajetórias dos sujeitos envolvidos.
Downloads
Referências
Achilli. E. (2009). Escuela, familia y desigualdad social. Una antropología en tiempos neoliberales. Laborde
editores.
Andrade Oliveira, D., Edmilson Pereira, J. y Clementino, A. M. (2021). Trabajo docente en tiempos de
pandemia: una mirada regional latinoamericana. Criatus Design e Editora, IEAL/CNTE/Red Estrado.
Brumat, M. R. (2011). Maestros rurales: condiciones de trabajo, formación docente y práctica cotidiana. Revista
Iberoamericana de Educación, (55).OEI.
Brumat, M. R.y Moreiras, D. A. (2021). Prácticas de enseñanza en la modalidad domiciliaria: cruces con la
educación rural y el uso de Tic. Xihmai, 16(31).
Brumat, M. R. (2023). Diálogos en educación rural y educación de jóvenes y adultos. Editorial Arandú.
Buscaglia, T. (9 de abril de 2021). Coronavirus en la Argentina. El conmovedor esfuerzo de los maestros rurales
para seguir enseñando durante la cuarentena. La Nación.
Butel Pantazzis, E. (2019). Representaciones Sociales Sobre Inclusión Escolar y Trayectorias Estudiantiles en
Escuelas Rurales del Departamento Chilecito. Informe final de Investigación. Secretaría de Ciencia y Técnica,
Universidad Nacional de Chilecito.
Cragnolino, E. y Lorenzatti, M. C. (2003). Formación docente y escuela rural. Dimensiones para abordar
analíticamente esta problemática. Páginas, 2(2 y 3), 63-76. Narvaja Editor.
CTERA. (2020). Encuesta Nacional “Salud y condiciones de trabajo docente en tiempos de emergencia sanitaria
Covid-19”. http://mediateca.ctera.org.ar/items/show/428
De la Fare, M. (2010). Principales ideas, discusiones y producciones en educación de Jóvenes y adultos en
argentina: aportes para una reconstrucción histórica. Ministerio de Educación de la Nación. DINIECE.
Di Piero, E. y Miño, J. (2000). Nivel secundario y pandemia: Un análisis de las propuestas virtuales a nivel
subnacional en clave de desigualdades. En L. Beltramino (Comp.), Aprendizajes y prácticas educativas en las
actuales condiciones de época: COVID-19 (pp. 152-160). Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de
Filosofía y Humanidades.
Ezpeleta, J. (1991). Escuelas y Maestros. Condiciones del trabajo docente en la Argentina. CEAL.
Geertz, C. (1987). La interpretación de la Cultura. Gedisa.
IEAL. (2021).Situación laboral y educativa de América Latina en el contexto de la pandemia COVID-19:
Principales tendencias. Internacional de la Educación para América Latina.
Lorenzatti, M. del C. (junio de 2003). Regímenes Especiales: una definición política para la educación de
jóvenes y adultos. Coloquio Nacional A 10 años de la Ley Federal ¿mejor educación para todos? Escuela de
Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Humanidades, UNC. Córdoba.
Lorenzatti, M.C., Brumat, M. R. y Beinotti, G. (2014). Políticas de formación docente inicial para educación
rural en Argentina (2007-2013). Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa,7(2).
Miranda, R., Bazán C. y Nureña, C. R. (2021). Bienestar docente e impacto de la pandemia de COVID-19 en
escuelas rurales multigrado. Un estudio cualitativo con docentes de tres regiones del Perú.
Pautassi, L. (2021). A un año de la pandemia: Los cuidados en el centro y en los márgenes. Desenvolvimento
em debate, 9(1),213-229.
Rockwell, E. (1987). Repensando institución: una lectura de Gramsci. Documento DIE, Departamento de
Investigaciones Educativas, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN.
Rockwell, E. (1995). De huellas, bardas y veredas. En La escuela cotidiana. Fondo de Cultura Económica.
Rockwell, E. (2005). La apropiación, un proceso entre muchos que ocurren en ámbitos escolares. En Memoria,
conocimiento y utopía. Pomares.
Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).