Escolha da escola em Córdoba-Argentina. Agência e condicionamento nos dois extremos da estrutura social
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2024-280104Palavras-chave:
Escolha da escola, classe alta, classe baixa, desigualdade educativa, estratégias educativasResumo
As políticas educativas das últimas décadas na Argentina modificaram profundamente o sistema, a população e as expectativas e exigências em relação à educação. Neste contexto, a escolha da escola secundária aparece como um aspeto extremamente importante nos processos de desigualdade sócio-educacional.Este artigo baseia-se em dois projectos de investigação qualitativa sobre a escolha da escola e as estratégias familiares em contextos de classe baixa e alta, respetivamente, na cidade de Córdoba. Os resultados permitem-nos derrubar alguns pressupostos da tradição académica, como por exemplo, que as famílias de classe baixa não escolhem ou que as famílias de classe alta têm todas as opções. Identificamos que a escolha é diferentemente significada de acordo com a classe social e envolve estratégias de sondagem, priorização e escolha, a fim de encurtar a distância entre o que é possível e o que é desejado.Este artigo baseia-se em dois projectos de investigação qualitativa sobre a escolha da escola e as estratégias familiares em contextos de classe baixa e alta, respetivamente, na cidade de Córdoba.
Downloads
Referências
Acosta, F. (2012). La escuela secundaria argentina en perspectiva histórica y comparada: modelos
institucionales y desgranamiento durante el siglo XX. Cadernos de História da Educação, 11(1), 131-144.
Arce Castello, V. (2023). Elegir la escuela secundaria: Estrategias familiares y juveniles en sectores marginados
de la Ciudad de Córdoba. Última Década, 31(61), 110–146. https://doi.org/10.5354/0718-2236.2023.72903
Astin, A. W. (1993). La “libre elección” de la escuela: ¿un atractivo ilusorio? En Notas para el Debate 9. Grupo
de Análisis para el Desarrollo, GRADE.
Balarín, M. (2016). La privatización por defecto y el surgimiento de las escuelas privadas de bajo costo en el
Perú. ¿Cuáles son sus consecuencias? Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, 9(2), 181-196.
Ball, S. (2003). Class strategies and the education market. Routledge.
Beech, J. y Princz, P. (2012). Migraciones y educación en la Ciudad de Buenos Aires: tensiones políticas,
pedagógicas y étnicas. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 6(1), 53-71.
Bellei, C., Orellana, V. y Canales Cerón, M. (2020). Elección de Escuela en la Clase Alta Chilena. Comunidad,
Identidad y Cierre Social. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(5), 1-18.
Bonal, X. y Zancajo, A. (2020). Elección de Escuela, Movilidad y Segregación Escolar del Alumnado
Vulnerable en Barcelona. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación,
(4), 197-218. https://doi.org/10.15366/reice2020.18.4.008
Bourdieu, P. (1990). Espacio social y génesis de las clases. Sociología y cultura, 281-309.
Braslasvsky, C. (1985). La discriminación educativa. FLACSO.
Bray, M., Adamson, B. y Mason, M. (2010). Educación Comparada. Enfoques y Métodos. Granica.
Butler, J. (2010). Marcos de Guerra. Las vidas lloradas. Paidós.
Canales, M., Bellei, C. y Orellana, V. (2016). ¿Por qué elegir una escuela privada subvencionada? Sectores
medios emergentes y elección de escuela en un sistema de mercado. Estudios pedagógicos (Valdivia), 42(3),
-109. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000400005
Canevari, J., Catalá, S., Coler, M., Coler, M., Lacal, D., Lara, L., Montes, N. y Susini, S. (2012). Dinámica de la
matrícula de educación secundaria en la Ciudad de Buenos Aires entre los años 1998 y 2010. Población de
Buenos Aires, 9(16), 7-26.
Celis-Giraldo, J. E. y Duque-Escobar, M. (2014). Estudio comparado sobre preferencias profesionales de
doctorados en ingeniería: Colombia-Estados Unidos. Educación y Educadores, 17(2), 306-320.
https://doi.org/10.5294/edu.2014.17.2.6
Córdoba, C. (2014). La elección de escuela en sectores pobres: Resultados de un estudio cualitativo.
Psicoperspectivas, 13(1), 56-67. https://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol13-Issue1-fulltext-310
Di Napoli, P. y Tapia, A. (2021). Llegar, convivir y egresar en una escuela secundaria de la zona sur de la
Ciudad Autónoma de Buenos Aires. En P. Di Leo, A. J. Arias y H. L. Paulin (Dirs.), Singularidades en Común.
Juventudes, Instituciones y Derechos (pp. 151-196). Editorial Teseo.
Elacqua, G. y Fábrega, R. (2006). El consumidor de la educación: El actor olvidado de la libre elección de
escuelas en Chile. En Educación y brechas de equidad en América Latina (pp. 353-398). PREAL.
Fernández Llera, R. y Muñiz Pérez, M. (2012). Colegios concertados y selección de escuela en España: un
círculo vicioso. Revista Presupuesto y Gasto Público, 67, 97-118.
Ferreyra, H. (Dir.). (2015). El acceso y la finalización de la educación secundaria en la población joven: logros,
desafíos y disparidades. Un diagnóstico estadístico de la provincia de Córdoba. Editorial de la Universidad
Católica de Córdoba-Unicef.
Flick, U. (2007). Introducción a la Investigación cualitativa. Morata.
Flores, C. y Carrasco, A. (2013). (Des)igualdad de oportunidades para elegir escuela: Preferencias, libertad de
elección y segregación escolar. Espacio Público.
Fuentes, S. (2013). Elecciones escolares: moral y distinción en la relación familia-escuela. Cadernos de
Pesquisa, 43(149), 682-703.
García, P. D. (2023). Los aportes de la teoría fundamentada y del método comparativo constante al estudio de
las políticas educativas en perspectiva comparada. Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la
Educación, 18, 24-36.
Giovine, M. (2021). Elección y selección: Estrategias educativas de familias de clase alta en Córdoba-Argentina.
Foro de educación, 19(1), 181-198.
Giovine, M. (2022). Discursos y saberes dominantes. Cómo se educan los que mandan. Universdiad Provincial
de Córdoba.
Giovine, M. A., & Antolín Solache, A. (2023). El espacio de las escuelas secundarias de Córdoba capital, 2017:
Una caracterización multidimensional. Revista Espacios en Blanco, 1(33), 133-146.
Glaser, B. y Strauss, A. (1967). The discovery of the grounded theory. Strategies of qualitative research. Aldine.
Gottau, V. (2020). Sapos de otro pozo. Cultura postmaterialista y elección de escuela secundaria en la ciudad de
Buenos Aires [Tesis de doctorado]. Universidad de San Andrés, Buenos Aires, Argentina.
Gutiérrez, A. B. y Mansilla, H. (2015). Clases y reproducción social: El espacio social cordobés en la primera
década del siglo XXI. Política y Sociedad, 52(2), 409-442.
Hendel, V. y Maggi, M. F. (2022). Mucho más que una elección: Apropiaciones de escuelas secundarias en
jóvenes de familias migrantes bolivianas en Argentina. Runa, 43(1), 95-112.
https://dx.doi.org/10.34096/runa.v43i1.10056
Hernández-Castilla, R. (2020). “Ébola” ¿Segregación y/o racismo? La elección de centro educativo por las
familias. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 24(3), 199-223.
Hernández, M. y Raczynski, D. (2015). Elección de escuela en Chile: De las dinámicas de distinción y exclusión
a la segregación socioeconómica del sistema escolar. Estudios pedagógicos (Valdivia), 41(2), 127-141.
https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052015000200008
Joiko, S. y Vásquez, A. (2016). Acceso y elección escolar de familias migrantes en Chile: No tuve problemas
porque la escuela es abierta, porque acepta muchas nacionalidades. Calidad en la educación, (45), 132-173.
https://dx.doi.org/10.4067/S0718-45652016000200005
Jones, C. D., Manzelli, H. y Pecheny, M. (2004). La teoría fundamentada: su aplicación en una investigación
sobre vida cotidiana con VIH/sida y con hepatitis. En A. Kornblit (Comp.), Metodologías Cualitativas: Modelos
y procedimientos de Análisis (pp. 47-75). Biblos.
Kozma, T. (1995). La escuela única: su extensión y dificultades en Hungría. Revista Española De Educación
Comparada, (1), 109-128.
Mancebón Torrubia, M. J. y Pérez Ximénez de Embún, D. (2007). Conciertos educativos y selección académica
y social del alumnado. Review of Public Economics, 180, 77-106.
Mazzola, F. y Eiros Scopp, A. (2019). Los Núcleos de Aprendizajes Prioritarios tensiones y dilemas en los
Diseños Curriculares en Formación Ética y Ciudadana de Provincia de Buenos Aires y Ciudad Autónoma de
Buenos Aires. RELAPAE, (10), 68-81.
Moya-Díaz, E. y Hernández-Aracena, J. (2017). El Rol de los Colegios de Elite en la Reproducción
intergeneracional de la Elite Chilena. Revista Austral De Ciencias Sociales, (26), 59-82.
https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2014.n26-04
Narodowski, M. y Gottau, V. (2017). Clases medias y escuela pública. La elección escolar como resistencia.
Perfiles educativos, XXXIX(157), 34-51. Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de
Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.
Narodowski, M. y Moschetti, M. (2015). The Growth of Private Education in Argentina. Evidence and
explanations. Compare: A Journal of Comparative and International Education, 45(1), 47-69.
Navarrete, Z. y Rojas, L. (2017). Formación y práctica docente apoyada en TIC en la Universidad Nacional
Autónoma de México. Notas comparativas. En M. A. Navarro y Z.
Navarreta (Coords.), Innovación en educación: gestión, currículo y tecnologías (pp. 213-224). Plaza y Valdés
Editores; Sociedad Mexicana de Educación Comparada.
Núñez, P.; Seca, V. y Arce Castello, V. (2021). Diversificación de la estructura de la escuela secundaria y
segmentación educativa en América Latina. La experiencia de adolescentes y jóvenes en la Argentina. CEPAL.
Orellana, V., Caviedes, S., Bellei, C. y Contreras, M. (2018). La elección de escuela como fenómeno
sociológico. Una revisión de literatura. Revista Brasileira de Educação, 23, 1-19.
Orozco, I. de la. (2016). Elegir un bachillerato: el prestigio como factor determinante para los alumnos y sus
familias. Innovación educativa (México, DF), 16(70), 111-130.
Rambla, M. y Francesc, X. (2003). Las desigualdades de clase en la elección de escuela. Revista de educación,
, 83-98.
Romagnoli, Ma. C. y Barreda, A. (2009). Desigualdades sociales y educativas en las “elecciones” y los
recorridos escolares. Informe Final. Universidad Nacional de Cuyo.
Ruiz, G. y Acosta, F. (2017). La educación comparada en América Latina: tradiciones históricas, circulación de
temas, perspectivas y usos contemporáneos la comparación en los estudios pedagógicos. Revista Educação,
Sociedade e Culturas, 51, 57-75.
Santos, H. y Elacqua, G. (2016). Segregación socioeconómica escolar en Chile: elección de la escuela por los
padres y un análisis contrafactual teórico. Revista CEPAL, (119).
Santos-Sharpe, A. y Núñez, P. (2022). Desigualdades en la escuela secundaria argentina: recorridos escolares y
proyecciones educativas. Íconos. Revista de Ciencias Sociales, (74), 15-32.
https://doi.org/10.17141/iconos.74.2022.5286
Seoane, V., Rapoport, A. y Pereyra León, M. (2011). Censo nacional de último año de educación técnico
profesional 2009: elección de estudios y expectativas juveniles. Ministerio de Educación de la Nación.
Solís, P., Rodríguez Rocha, E. y Brunet, N. (2013). Orígenes sociales, instituciones, y decisiones educativas en
la transición a la educación media superior: el caso del Distrito Federal. Revista mexicana de investigación
educativa, 18(59), 1103-1136.
Terigi, F. (2008). Los cambios en el formato de la escuela secundaria argentina: Por qué son necesarios, por qué
son tan difíciles. Propuesta educativa, 17(29), 63-66.
Terigi, F. y Brisicioli, B. (2020). Investigaciones producidas sobre “trayectorias escolares” en educación
secundaria (Argentina, 2003-2016). En D. Pinkasz y N. Montes (Coords.), Estados del arte sobre educación
secundaria: la producción académica de los últimos 15 años en torno a tópicos relevantes (pp. 119-172).
Ediciones UNGS.
Tiramonti, G. (2004). La fragmentación educativa y los cambios en los factores de estratificación. En La trama
de la desigualdad educativa. Mutaciones recientes en la escuela media (pp. 15-45). Manantial.
Van Zanten, A. (2007). Reflexividad y elección de la escuela por los padres de la clase media en Francia.
Revista de Antropología Social, 16, 245-277.
Vasilachis, I. (Coord.). (2007). Estrategias de investigación cualitativa. Gedisa.
Verger, A. y Moschetti, M. (2016). Las alianzas público-privadas como enfoque para las políticas educativas:
múltiples significados, riesgos y problemas. Investigación y Prospectiva en Educación, (19). UNESCO.
Weber, M (2002) Economía y sociedad. FCE
Ziegler, S. (2004). La escolarización de las élites: un acercamiento a la socialización de los jóvenes de sectores
favorecidos en la Argentina actual. Revista La trama de la desigualdad educativa. Mutaciones recientes en la
escuela media, 73-99
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).