Educação ambiental e projetos curriculares para a educação secundária básica na província de Buenos Aires: análise crítica no contexto da nova legislação nacional
um estudo em escolas secundárias da província de Buenos Aires
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270312Palavras-chave:
educação ambiental; Educação secundária; currículo escolar; desenho curricular; legislação educacionalResumo
As formas de inclusão da Educação Ambiental (EA) no currículo são uma preocupação de longa data no campo didático latino-americano. Aqui analisamos os projetos curriculares em vigor para o Ensino Secundário Básico na província de Buenos Aires, Argentina. Embora nas regulações hierarquicamente superiores (Lei Provincial de Educação e Marco Geral da Política Curricular) a EA baseia-se em perspectivas críticas e etnográficas, sua presença transversal nos projetos curriculares é heterogênea. Algumas disciplinas apresentam um currículo de EA vazio, enquanto outras mostram perspectivas fragmentadas e contraditórias. Apenas em Ciências Sociais, Geografia e Construção da Cidadania existe uma visão crítica e etnográfica, ligada aos conflitos ambientais contemporâneos. Na Geografia, recuperamos a dimensão experiencial e a fruição do meio ambiente como uma contribuição para as pedagogias do conflito ambiental e para a implementação das novas regulações nacionais de EA.
Downloads
Referências
Iribarren, L. (2017). Dispositivos de formación docente en educación ambiental, una investigación acción en el Bajo Delta del Paraná. (Tesis Doctoral. Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales.). Recuperado de https://hdl.handle.net/20.500.12110/tesis_n6434_Iribarren (consulta: 31/08/2023)
Iribarren, L. R., Seoane, C., Cucci, G., Pitton, M., Corbetta, C., Villanueva, A. G., & Naumec, C. (2021, December). Dispositivos de formación docente en educación ambiental antes y durante la pandemia en el AMBA, experiencias interdisciplinares basadas en conflictos ambientales. Revista de Educación en Biología, 3(núm. Extraoridinario), 666-668.
Iribarren, L., Guerrero Tamayo, K., Garelli, F., & Dumrauf, A. (2022). Pedagogías del conflicto ambiental: aportes desde una experiencia participativa de formación docente en un territorio en disputa. Praxis Educativa, 26(1), 1-24. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260102
Bardin, L. (1977). Análisis de contenido. Akal.
Blaser, M. (2013). Notes towards a political ontology of “environmental” conflicts. En L. Green (Ed.), Contested Ecologies: Dialogues in the South on Nature and Knowledge (pp. 13-27). Human Sciences Research Council Press. Bourdieu, P. (2012). La distinción. Taurus.
Canciani, M. L. y Telias, A. (2022). Educación Ambiental Integral: reflexiones teóricas para la construcción de un currículum complejo. Revista Argentina de Investigación Educativa, II(4), 135-149. https://portalrevistas.unipe.edu.ar/index.php/raie/article/view/173
Canciani, M. L., Telías, A. y Sessano, P. (2017). Problemas y desafíos de la educación ambiental. Un abordaje en 12 lecciones. Ediciones Novedades Educativas.
Condenanza, L. M., & Cordero, S. (2013). Educación Ambiental y legislación educativa en Argentina. Hacia un estado de la cuestión / Environmental Education and educational legislation Towards a state of the matter. Praxis Educativa, 17(1), 47-55. Recuperado a partir de https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/582 (consulta: 31/08/2023)
Corbetta, S. y Sessano, P. (2021). Fundamentos políticos y conceptuales para diseñar las políticas de educación ambiental en el sistema educativo argentino. Praxis & Saber, 12(28), e11560. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n28.2021.11560
de Alba, A. (1991). Curriculum: Crisis, mito y perspectivas. Miño y Dávila. de Alba, A. (Comp.). (1998). El campo de currículo. Antología. Vol. I y II. CESU-UNAM.
de Alba, A. (2018). Horizonte ontológico-semiótico, ambiente y educación. En F. Reyes Escutia (Coord.), Construir un NosOtros con la tierra. Voces latinoamericanas por la descolonización del pensamiento y la acción ambientales (pp. 213-236). Editorial Ítaca.
Díaz, R. y Rodríguez de Anca, A. (2014). Activismo intercultural: una mirada descolonizadora, crítica e interseccional. En A. Villa y M. Martínez (Comp.), Relaciones escolares y diferencias culturales: la educación en perspectiva intercultural (pp. 171-197). Noveduc.
Escobar, A. (2018). Otro posible es posible: Caminando hacia las transiciones desde Abya Yala/Afro/Latino-América. Ediciones Desde Abajo. García, D. (2021-2022). La Educación Ambiental como política de Estado en la Argentina. Desafíos en clave latinoamericana. Revista Estado y Políticas Públicas, 17, 129-153. https://revistaeypp.flacso.org.ar/files/revistas/1635737163_129-153.pdf
González Gaudiano, E. J. (2012). La ambientalización del currículum escolar: Breve recuento de una azarosa historia. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 16(2), 15-24.
González Gaudiano, E. J., Meira Cartea, P. A. y Gutiérrez Pérez, J. (2020). ¿Cómo educar sobre la complejidad de la crisis climática? Hacia un currículum de emergencia. Revista mexicana de investigación educativa, 25(87), 843-872. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662020000400843&lng=es&nrm=iso
Leff, E. (2014). La Apuesta por la Vida. Imaginación sociológica e imaginarios sociales en los territorios ambientales del sur. Vozes Editora.
Machado Aráoz, H. (16 de abril de 2020). La pandemia como síntoma del Capitaloceno: la arrogancia de la Razón. La tinta. Recuperado de: https://latinta.com.ar/2020/04/16/pandemia-capitaloceno-razon/ (consulta: 28/12/22).
Novo, M. (1995). La educación ambiental. Bases éticas, conceptuales y metodológicas. Editorial Universitas S. A.
Reigota, M. (2000). La transversalidad en Brasil: una banalización neoconservadora de una propuesta pedagógica radical. Tópicos de Educación Ambiental, 2(6), 19-26.
Rodríguez, J. M. (2013). Una propuesta innovadora para la inclusión de la Educación Ambiental en la escuela media para adultos. Revista de Educación en Biología, 16(2), 120-126. https://doi.org/10.59524/2344-9225.v16.n2.22403
Sánchez, C. A. y Correa, G. E. (2019). Pedagogías socioambientales en el Valle de Punilla. Novedades Educativas, 31(343), 54-59.
Sauvé, L. (2004). Una cartografía de corrientes en educación ambiental. En M. Sato e I. Carvalho (Eds.), A pesquisa em educação ambiental: cartografias de uma identidade narrativa em formação. Artmed. Sauvé, L. (2010). Educación científica y Educación ambiental: un cruce fecundo. Enseñanza de las Ciencias, 28(1), 5-18. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/189092 Sessano, P. (2022). Radiografía crítica de la Ley de Educación Ambiental Integral. ¿En qué acierta, qué trae de nuevo? ¿En qué falla, qué adeuda? ¿Qué devela? ¿Para qué, cómo puede ser útil? La (re) verde. Recuperado de: https://laereverde.com/2022/09/28/radiografia-critica-de-la-ley-de-educacion-ambiental-integral-en-que-acierta-que-trae-de-nuevo-en-que-falla-que-adeuda-que-devela-para-que-como-puede-ser-util/ (consulta: 28/12/22).
Torres Carrillo, A. (2015). Educación Popular y movimientos sociales en América Latina. Biblos.
Ley N.º 26026 de Educación Nacional. Boletín Oficial. Buenos Aires, 28 de diciembre de 2006.
Ley N.º 27621 de Educación Ambiental Integral. Boletín Oficial. Buenos Aires, 3 de junio de 2021.
Gobierno de la provincia de Buenos Aires-Dirección General de Cultura y Educación. (2006). Diseño Curricular para la Educación Secundaria: 1o año ESB. Dirección General de Cultura y Educación.
Ley N.º 13688 de Educación Provincial. Boletín Oficial. La Plata, Buenos Aires, 10 de julio de 2007.
Gobierno de la provincia de Buenos Aires-Dirección General de Cultura y Educación. (2007a). Marco General de Política Curricular. Niveles y Modalidades del Sistema Educativo. Dirección General de Cultura y Educación.
Gobierno de la provincia de Buenos Aires-Dirección General de Cultura y Educación. (2007b). Diseño Curricular para la Educación Secundaria: 2o año (SB). Dirección General de Cultura y Educación.
Gobierno de la provincia de Buenos Aires-Dirección General de Cultura y Educación. (2007c). Diseño Curricular para la Educación Secundaria: Construcción de Ciudadanía: 1o a 3o año. Dirección General de Cultura y Educación.
Gobierno de la provincia de Buenos Aires-Dirección General de Cultura y Educación. (2008). Diseño Curricular para la Educación Secundaria: 3o año (ES). Dirección General de Cultura y Educación.
Gobierno de la provincia de Buenos Aires-Dirección General de Cultura y Educación. (2022). Mes y Semana de la Educación Ambiental. Dirección General de Cultura y Educación. https://abc.gob.ar/secretarias/sites/default/files/2022-06/Mes%20y%20semana%20de%20la%20EducaciA%CC%83%C2%B3n%20Ambiental_0.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).