Referências a aspectos subjetivos e sociais durante o isolamento e distanciamento social na infância e adolescência

  • Sandra Gómez Universidad Nacional de Córdoba. Universidad Católica de Córdoba. Universidad Siglo 21, Argentina https://orcid.org/0000-0001-7322-0571
  • Dora Lucía Laino Universidad Nacional de Córdoba, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270309

Palavras-chave:

familia; escola; psicosociología; pandemia; transformação

Resumo

A pesquisa abrangeu várias dimensões relacionadas às transformações na vida cotidiana e escolar produzidas pelas medidas preventivas e compulsórias de isolamento e distanciamento social. Neste artigo, vamos nos concentrar nas repercussões que estão ligadas ao subjetivo-patêmico na perspectiva dos adultos quando falam sobre seus filhos. Nesse sentido, compartilhamos interpretações elaboradas a partir de uma pesquisa virtual realizada com 1280 famílias de diferentes partes do território nacional, administrada em meados do ano de 2021. Ao mesmo tempo, são oferecidas referências descritivas da escolaridade nos lares e articuladas as relações para trabalhar os efeitos psicossociais que as medidas emergenciais impuseram, modificando o cotidiano familiar, escolar, social e laboral. A análise qualitativa das respostas abertas é realizada a partir de uma perspectiva sociopsicogenética que nos permite articular aspectos subjetivos, sociais e cognitivos que são interpretados a partir de uma perspectiva histórica e relacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Gómez, Universidad Nacional de Córdoba. Universidad Católica de Córdoba. Universidad Siglo 21, Argentina

Profesora y Licenciada en Cien­cias de la Educación UNC. Espe­cialista en Psicopedagogía y Espe­cialista en Gestión y Asesoramiento pedagógico por la UNC. Trabaja como docente en la Universidad Católica de Córdoba. Ejerce la docencia y la investigación en la Universidad Nacional de Córdoba. Es asesora pedagógica e investigadora en la Universidad Siglo 21. 

Referências

Bourdieu, P. (1997) El sentido práctico. Siglo XXI.

Bourdieu, P. (1998) Razones prácticas. Sobre la teoría de la acción. Anagrama.

Bourdieu, P.; Wacquant, L. (1995) Respuestas. Por una antropología reflexiva. Grijalbo

Bourdieu, P.; Wacquant, L. (2005) Una invitación a la sociología reflexiva. Siglo XXI.

Erades, N.; Morales, A. (2020) Impacto psicológico del confinamiento por la COVID-19 en niños españoles: un estudio transversal. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes. 7 (3) pp. 27-34

Marcuse, H. (1993) El hombre unidimensional. Planeta

Greimas, A.; Fontanille, J. (2002) Semiótica de las pasiones. De los estados de cosas a los estados de ánimo. Siglo XXI.

XXX, ; XXX. (2022) Transformaciones en la cotidianeidad en tiempos de pandemia desde la perspectiva de las familias. Revista Argonautas.12. (18) pp.7-27

Habermas, J. (1999) Teoría de la acción comunicativa. Tomo 2. Taurus.

Laino, D. (2000) Aspectos psicosociales del aprendizaje. Homo Sapiens.

Laino, D.; Gomez, S. (2020) Aprendizaje en contextos de aislamiento. Adaptación de las prácticas y construcción de nuevos esquemas y hábitos. En Beltramino, Laura (comp.) Aprendizajes y prácticas educativas en las actuales condiciones de época: COVID-19. Córdoba. Argentina: Universidad Nacional de Córdoba.pp.124-131

Piaget, J. (2000). La equilibración de las estructuras cognitivas. Problema central del desarrollo. Siglo XXI.

Piaget, J.; García, R. (1987) Hacia una lógica de significaciones. Centro editor de América Latina

Ramonet, I. (2020) La pandemia y el sistema. -mundo Le Monde diplomatique

https://www.eldiplo.org/wp-content/uploads/2020/04/Ramonet-pandemia-sistema-mundo.pdf

Rosa, H. (2016) Alienación y aceleración. Hacia una teoría crítica de la temporalidad en la modernidad tardía. Katz

Sánchez Boris, I. (2021) Impacto psicológico de la COVID-19 en niños y adolescentes. Medisan. 25 (1):123 Santiago de Cuba. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192021000100123#B24

Organización Panamericana de Salud/ Organización Mundial de la Salud https://www.paho.org/sites/default/files/2020-03/smaps-coronavirus-es-final-17-mar-20.pdf

Unwin, J.; Hillis, S. (2022) Global, regional, and national minimum estimates of children affected by COVID-19-associated orphanhood and caregiver death, by age and family circumstance up to Oct 31, 2021: an updated modelling study. Revista Lancet Child Adolesc Health. Recuperado de https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2352-4642%2822%2900005-0

Wiggershaus, R. (2010) La Escuela de Fráncfort. Fondo de Cultura Económica

Yaguana Martínez, Y.; Calvopiña Esquivel, L.; Espín Beltrán, M.; Romero Cevallos, J. (2021) Impacto psicológico de la Covid-19 en niños y su entorno familiar. Revista Recimundo 5. (4) pp.323-331

Zizek, S. (2003) El sublime objeto de la ideología. Siglo XXI

Infografía con presentación del tema, metodología y aportes del artículo

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Gómez, S., & Laino, D. L. (2023). Referências a aspectos subjetivos e sociais durante o isolamento e distanciamento social na infância e adolescência. Praxis Educativa, 27(3), 1–20. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270309

Edição

Seção

Artículos