Políticas educacionais durante a pandemia no nível médio. Um olhar sobre o mal-estar do professor
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270310Palavras-chave:
políticas educacionais, pandemia, professores, ensino médioResumo
Neste artigo investigamos o desconforto do professor em relação às políticas educacionais implementadas durante a pandemia para escolas secundárias. Organizamos a análise em torno de três eixos de conflito: 1) tomada de decisões sobre políticas educacionais, 2) falta de recursos para implementar políticas, 3) condições de trabalho docente. Para isso, trabalhamos com entrevistas com professores de diferentes províncias da Argentina, feitas con la Rede para o Estudo Colaborativo de Representações sobre a Pandemia na Argentina (ENCRESPA). Na investigação observa-se que as políticas educacionais são representadas simultaneamente como algo imposto e como algo a ser questionado, reinventado ou resistido.
Downloads
Referências
Achilli, E. (1986). La práctica docente: una interpretación desde los saberes del maestro. Cuadernos de Formación Docente, (2), 1-16. https://upc.edu.ar/wp-content/uploads/2015/09/La-pr%C3%A1ctica-docente.-Una-interpretaci%C3%B3n.pdf
Althousser, L. (1988). Ideología y aparatos ideológicos del Estado: Freud y Lacan. Nueva Visión.
Alucin, S. (2015) Políticas educativas para el nivel secundario. Un análisis antropológico centrado en las perspectivas de los docentes. Revista IRICE, (29), 99 – 128. https://doi.org/10.35305/revistairice.v29i29.700
Alucin, S. (2021) Tan lejos, tan cerca. Revista Científica Educ@ção, 6(10), 1220 – 1238. https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/16
Alucin, S. (2022) Hacia la construcción de un enfoque socio-antropológico para estudiar las políticas educativas.
Revista Entramados 9(11), 116 – 131. https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/entramados/article/view/6036/6281
Austin, J. (1971). Cómo hacer cosas con palabras. Paidós.
Ball, S. (1989). La micropolítica de la escuela. Hacía una teoría de la organización escolar. Paidós.
Brecher, P. (2020). Educación en tiempos de pandemia. Condiciones laborales y percepciones sobre el trabajo docente virtual en la ciudad de Bahía Blanca (Argentina). Revista Científica Educ@ção, (8), 922-945. http://dx.doi.org/10.46616/rce.v4i8.116
ENCRESPA. (2021). Subred Educación. Informe Nro. 1. http://encrespa.web.unq.edu.ar/wp-content/uploads/sites/182/2021/08/Informe-Docentes-final-con-Autorxs-para-WEB-.docx1_.pdf
ENCRESPA. (2021a). Representaciones en torno a la gestión política de la pandemia. http://encrespa.web.unq.edu.ar/wp-content/uploads/sites/182/2021/08/Sintesis-Entrevistas-Subred-Identidades-Politicas.docx.pdf
ENCRESPA. (2022). Subred Educación. Informe Nro. 5. http://encrespa.web.unq.edu.ar/2022/06/25/informe-n5/
Castro, A. y Faraci, M. (2020). Espacialidad y procesos de escolarización. A&P continuidad, 13(7), 126-135. https://doi.org/10.35305/23626097v7i13.281
CFE. (2020). Resolución N° 363. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/res_cfe_363_anexo_ii_eval_proceso_eval_pedagogica_firmado_if-2020-32925508-apn-sgcfeme.pdf
CFE. (2020). Resolución N°367. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/res_367_if-2020-57962940-apn-sgcfeme.pdf
CFE. (2020). Resolución Nº 368. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/res_368_if-2020-57963511-apn-sgcfeme.pdf
CFE. (2020). Resolución N° 369. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/res_369_if-2020-57964636-apn-sgcfeme.pdf
CFE. (2020). Resolución N° 374. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/res_374_calendario_if-2020-76565860-apn-sgcfeme.pdf
CFE. (2021) Resolución N° 386. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/res_cfe_386_-_if-2021-12986679-apn-sgcfeme.pdf
CFE. (2021). Instructivo de transferencias de fondos (COVID-19/EDU). https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/rop_apendice_ii_-_anexo_i_-_instructivo_fondos_covid-19_-_promedu_iv.pdf
Cowan Ross, C. y Nussbaumer, B. (2011). Mediadores sociales. En la producción de prácticas y sentidos de la política pública. CICUS.
CTERA. (2020). Informe Ejecutivo: Situación laboral y educativa de América Latina en el contexto de la pandemia COVID-19. https://mediateca.ctera.org.ar/files/original/7007143d74b50f0044b24d0db7268538.pdf
Di Liscia, M.S. y Lionetti, L. (2021). Vacunación y viruela en la encrucijada del sistema educativo argentino (1884-1960). Anales de la Educación Común, 2(1-2), 15-34. https://cendie.abc.gob.ar/revistas/index.php/revistaanales/article/view/483/1178
Freud, S. (2006). El malestar en la cultura. En S. Freud, Obras Completas, Volumen XXI. Amorrortu.
Fontaine, G. (2015). El análisis de políticas públicas. Conceptos, teorías y métodos. Antrophos.
Gluz, N., Vecino, L. y Martínez-del-Sel, V. (2022). Trabajo docente en tiempos de pandemia: agudización de las desigualdades e intensificación de la tarea en la provincia de Buenos Aires. Íconos. Revista de Ciencias Sociales, (74), 73-94. https://doi.org/10.17141/iconos.74.2022.5305
Laclau, E. y Mouffe, C. (1987). Hegemonía y estrategia socialista. Hacia una radicalización de la democracia. Siglo XXI.
Lascoumes, P. y Le Galès, P. (2014). Sociología de la acción pública. Colegio de México.
MEN. (2020). Resolución N°108. https://www.boletinoficial.gob.ar/detalleAviso/primera/226752/20200316
MEN. (2020). Resolución Nº106. https://www.boletinoficial.gob.ar/detalleAviso/primera/226751/20200316
MEN. (2021). A las aulas. Síntesis de acciones y plan de trabajo 2021 para garantizar la plena presencialidad en el sistema educativo argentino. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/28-11-20_a_las_aulas_-_sintesis_de_acciones_y_plan_de_trabajo_2021.pdf
Meo, A. y Dabenigno, V. (2021). Teletrabajo docente durante el confinamiento por COVID19 en Argentina. Condiciones materiales y perspectivas sobre la carga de trabajo, la responsabilidad social y la toma de decisiones. Revista Sociología de la Educación, 14(1), 103-127. https://doi.org/10.7203/RASE.14.1.18221
Minteguiaga, A. y Ramirez Gallegos, R. (2008). ¿Queremos vivir juntos?: la igualdad y la búsqueda de un lugar común. En R. Ramirez Gallegos (Coord.), Igualmente pobres, desigualmente ricos (pp. 345-372). PNUD.
Rockwell, E. (1987). Repensando institución: una lectura de Gramsci. Documento DIE, Departamento de Investigaciones Educativas, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN.
Sabatier, P. A. (1986). Top-down and Bottom-up Approaches to Implementation Research: A Critical Analysis and Suggested Synthesis. Journal of Public Policy, 6(1), 21-48. http://www.jstor.org/stable/3998354
Shore, C. (2010). La antropología y el estudio de la política pública: reflexiones sobre la formulación de las políticas. Revista Antípoda, (10), 21-59. https://doi.org/10.7440/antipoda10.2010.03
Soja, E. (2014). En busca de la justicia espacial. Tirant Humanidades.
Terigi, F. (2008). Los cambios en el formato de la escuela secundaria argentina: por qué son necesarios, por
qué son tan difíciles. Propuesta Educativa, 17(29), 63-71.
https://www.redalyc.org/pdf/4030/403041701008.pdf
Zelmanovich, C. y Molina, Y. (2012). Estudio exploratorio sobre las Figuras y Formaciones del Malestar en
la Cultura Educativa actual en espacios educativos latinoamericanos, desde la perspectiva de los
profesionales. INFEIES, 1, N° (1), 1-25.
http://www.infeies.com.ar/numero1/bajar/Investig_Zelmanovich&Molina.pdf
Ziegler, S. (2007). Política curricular y tácticas de reautorización docente: acerca de la recepción de la
reforma educativa de los años 90´ en Argentina. Propuesta Educativa, (27), 71-79.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).