Novos arranjos no campo da didática: mediações, subjetividades e práticas emergentes

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270106

Palavras-chave:

Agência, Coletivos, Didática, Design, Ensino, Mediações

Resumo

O campo da didática, como objeto de análise e discussão, expande-se a partir das novas mediações e modos de construção do conhecimento que se entrelaçam com práticas e subjetividades emergentes. Este artigo apresenta a necessidade de reconhecer o modo como as expansões didáticas em redes, plataformas e dispositivos transformam a experiência educacional e convidam a habitar processos imersivos em tramas culturais heterogêneas. As tensões que ocorrem nas concepções que envolvem as ampliações das práticas docentes em construções coletivas são abordadas e contemplam as abordagens de múltiplas linguagens, bem como de tempos e espaços alternativos para ensinar e aprender. Propõe-se dar lugar à possibilidade de reconhecer novos arranjos e perspectivas contra-hegemônicas de didáticas que discutam com as tradições, com os movimentos que se impõem com uma pretensão normativa e com as omissões que velam diferenças, desigualdades e exclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbero, J.M. (1999). La educación en el ecosistema comunicativo. Comunicar, 13, 13-21

Baricco, A. (2019) The Game. Anagrama.

Barthes, R. (2002). Variaciones sobre la escritura. Paidós.

Bergson, H. (1963). La evolución creadora. En H. BERGSON, Obras Escogidas. Aguilar.

Camilloni, A. y cols. (1996) Corrientes Didácticas Contemporáneas. Paidós.

De Alba, A. (2020). Currículo y operación pedagógica en tiempos de COVID-19. Futuro incierto. En: H. Casanova Cardiel (Coord.), Educación y pandemia: una visión académica (pp. 289-294). Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación. Disponible en: http://132.248.192.241:8080/xmlui/bitstream/handle/IISUE_UNAM/565/DeAlbaA_2020_Curriculo_y_operacion.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Deleuze, G., & GUATTARI, F. (1978). Kafka. Por una literatura menor. Editorial Nacional

Deleuze, G., & GUATTARI, F. (1985). El Anti Edipo. Capitalismo y Esquizofrenia. Paidós

Deleuze, G., & GUATTARI, F. (1994). Mil Mesetas. Capitalismo y Esquizofrenia. Pre-Textos.

Deleuze, G., & GUATTARI, F. (1994b). Rizoma. Ediciones Coyoacán.

Dewey, J. (2010 [1938]). Experiencia y Educación. Biblioteca Nueva.

Deleuze, G. (2012) "¿Qué es el acto de creación?", en Revista Fermentario, URU, ISSN 1688 6151, N° 6, pág. 1-16. http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario

Fenstermacher, G. (1989). ”Tres aspectos de la filosofía de la investigación en la enseñanza". En: WITTROCK, M. (1989) La investigación en la enseñanza I. Paidós

Gardner, H y Davis, K. (2014) La generación APP. Cómo los jóvenes gestionan su identidad, su privacidad y su imaginación en el mundo digital. Paidós

Hui, Y. (2020). Fragmentar el futuro. Ensayos sobre la tecnodiversidad. Caja Negra.

Jackson, P. (2010[1968]) La vida en las Aulas. Morata.

Kap, M. (2014). Conmovidos por las tecnologías. Pensar las prácticas desde la subjetividad docente. Prometeo.

Kap, M. (2020). Una didáctica transmedia: derivas sobre mutaciones y nuevas mediaciones en el campo de la didáctica. RAC - Revista Argentina de Comunicación- RAC 2020 | Año 8 Nº11 | ISSN en línea 2718-6164, 82-109.

Litwin, E. (1996) "El campo de la didáctica: la búsqueda de una nueva agenda". En: CAMILLONI, A. y cols. (1996) Corrientes Didácticas Contemporáneas. Paidós.

Litwin, E. (1997) Las configuraciones didácticas. Una nueva agenda para la enseñanza superior. Paidós

Maggio, M. (2018). Reinventar la clase en la universidad. Paidós

Parikka, J. (2021). Una geología de los medios. Caja Negra.

Prigogine, I. (1993). ¿Tan solo una ilusión? Una exploración del caos al orden. Tusquets

Rancière, J. (2007) El maestro ignorante. Libros del Zorzal

Sadin, E. (2017). La Humanidad Aumentada. La administración digital del mundo. Caja Negra.

Sadin, E. (2022). La era del individuo tirano. El fin del mundo común. Caja Negra.

Simondon, G. (2013). Imaginación e Invención. Cactus.

Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales. Siglo XXI.

Williams, R. (2000) Marxismo y Literatura. Península

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Kap, M. (2023). Novos arranjos no campo da didática: mediações, subjetividades e práticas emergentes. Praxis Educativa, 27(1), 1–22. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2023-270106

Edição

Seção

Dossier