Representações sociais de jovens escolarizados em relação à inserção no mercado de trabalho da cidade de Río Cuarto em 2019: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260313Palavras-chave:
Representação Social, Juventude Escolar, Inserção Laboral, Mercado de Trabalho, Rio CuartoResumo
Esta pesquisa foi realizada no âmbito da graduação dos autores, com o objetivo de investigar a representação social dos jovens na escola em relação à sua inserção no mercado de trabalho em Río Cuarto (Córdoba) em 2019. Em questões metodológicas, trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo, impulsionado pelo propósito de reconhecer as características das representações sociais que os estudantes da cidade têm sobre seus futuros processos de inserção no mundo do trabalho, enfatizando em suas percepções sobre o vínculo entre seus estudos e as expectativas e avaliações do mercado de trabalho local. A partir de um desenho de pesquisa transversal que se vale de uma fonte primária de dados, sob a técnica de entrevistas em profundidade, realizada com alunos do último ano da escolaridade obrigatória, pertencentes a uma instituição de ensino de gestão pública e outra de gestão privada.
Downloads
Referências
Aisenson, D., Monedero, F., Legaspi, L., Batlle, S., Aisenson, G., Kaliman, F., Sarmiento, G., Vidondo, M., Nicotra, D., Valenzuela, V. y Tofanin, L. (2003). Desarrollo de carrera en estudiantes universitarios. Anuario de Investigaciones Secretaría de Investigaciones, (11). Facultad de Psicología-Universidad de Buenos Aires.
Aisenson, G., Legaspi, L., Valenzuela, V., Duro, L., Celeiro, R., Inaebnit y Pereda, Y. (2009). Aportes al estudio de las representaciones sociales del trabajo y del estudio en jóvenes de distintos niveles de escolaridad media. Anuario de investigaciones, (16), 147-155. Universidad de Buenos Aires.
Aisenson, D. B. (2011). Representaciones sociales y construcción de proyectos e identitaria de jóvenes escolarizados. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 21, 155-182. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Recuperado el 16 de octubre de 2021 de https://www.redalyc.org/pdf/3845/384539803007.pdf
Aronson, P. (2007). El retorno de la teoría del capital humano. Fundamentos en humanidades, 8(2), 9-26. Universidad Nacional de San Luis.
Beck, U. (1998). La sociedad del riesgo. Hacia una nueva modernidad. Paidós.
Bonfiglio, J., Salvia, A., Tinoboras, C. y Van Raap, V. (2008). Educación y trabajo: Un estudio sobre las oportunidades de inclusión de los jóvenes tras cuatro años de recuperación económica. En A. Salvia (Comp.), Jóvenes promesas. Editorial Miño y Dávila.
Comisión Económica para América Latina y el Caribe/Organización Iberoamericana de Juventud (CEPAL/OIJ). (2003). Juventud e inclusión social en Iberoamérica, LC/R.2108. CEPAL.
Corica, A. y Otero, A. (2017). Después de estudiar, estudio... Experiencia de jóvenes egresados de la escuela media. Población & Sociedad, 24(2), 31-64.
Del Cueto, C. y Luzzi, M. (2013). La estructura social en perspectiva. En Luzzi, M. (Coord.), Problemas socioeconómicos de la Argentina contemporánea. Desde 1976 hasta la actualidad (2019) (pp. 243-268). Universidad Nacional de General Sarmiento.
Giménez, S. y Gili, V. (2009). Representaciones Sociales sobre el trabajo en jóvenes sanjuaninos. XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires.
Gluz, N. (2012). Reduccionismos en los diagnósticos, selectividad social en los resultados. Los sentidos de la exclusión en las políticas educativas argentinas. En N. Gluz y J. Arzate Salgado (Coords.), Del universalismo liberal a “los particularismos” neoliberales: debates para una reconstrucción de lo público en educación. UNGS (Instituto del Desarrollo Humano) /UAEM (Facultad de Ciencias Políticas y Sociales.
Gontero, S. y Weller, J. (2015). ¿Estudias o trabajas? El largo camino hacia la independencia económica de los jóvenes de América Latina. CEPAL.
Instituto Nacional de Estadística y Censos (INDEC). (2019). Informe Técnico. Mercado de trabajo. Tasas e indicadores socioeconómicos (EPH) Vol. 3 N° 5. INCEC.
Jodelet, D. (2008). El movimiento de retorno al sujeto y el enfoque de las representaciones sociales. Revista Cultura y representaciones sociales, 3(5), 32-63. Universidad Autónoma de México. Recuperado el 7 de octubre de 2021 de http://www.scielo.org.mx/pdf/crs/v3n5/v3n5a2.pdf
Kornblit, A. L. (2004). Representaciones sociales y valores de los jóvenes argentinos en relación con el trabajo. Organización de Estados Iberoamericanos: Monografías virtuales: Ciudadanía, democracia y valores en sociedades plurales Nº 4. Recuperado el 12 de noviembre de 2021 de https://www.oei.es/historico/valores2/monografias/monografia04/reflexion04.html
Laval, C. y Dardot, P. (2013). La nueva razón del mundo: Ensayo sobre la sociedad neoliberal. Gedisa.
Ley N° 9.870 de Educación Provincial. Boletín Oficial. Córdoba. 15 de diciembre de 2010.
Ley Nº 24.195 Federal de Educación. Boletín Oficial. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, República Argentina. 29 de abril de 1993.
Ley N° 26.206 de Educación Nacional. Boletín Oficial. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, República Argentina. 27 de diciembre de 2006.
Mayer, L. (2019). Viajar para aprender y aprender viajando. Estrategias educativas de sectores aventajados de Argentina. Universidad Politécnica Salesiana; Universitas, 30(3), 41-62.
Miranda, A. (2008). Los jóvenes, la educación secundaria y el empleo a principios del siglo XXI. Revista de trabajo, 4(6), 185-198.
Miranda, A., Corica, A., Aranciba, M. y Merbilhaá, J. (2014). Educación más trabajo = menor desigualdad. La inserción educativa y laboral de los egresados 2011. En P. Pérez y M. Busso (Coords.), Tiempos contingentes: inserción laboral de los jóvenes en la Argentina posneoliberal. Miño y Dávila.
Miranda, A. (2015). Aportes para una lectura crítica del vínculo entre la juventud, la educación y el mundo del trabajo. En A. Miranda (Ed.), Sociología de la educación y transición al mundo del trabajo: juventud, justicia y protección social en la Argentina contemporánea. Editorial Teseo.
Mora, M. (2002). La teoría de las representaciones sociales de Moscovici. Revista Athenea Digital, 2, 1-25.
Pérez Rubio, A. (2004). Los jóvenes y el trabajo. Un estudio sobre Representaciones sociales. Organización de Estados Iberoamericanos; Monografías Virtuales, (4), 1-10.
Organización Iberoamericana de la Juventud y Comisión Económica para América Latina y el Caribe. (2014). Invertir para transformar: la juventud como protagonista del desarrollo. OIJ.
Organización Internacional del Trabajo. (2012). La crisis del empleo de los jóvenes: ¡Actuemos ya!. Conferencia Internacional del Trabajo, 101.ª reunión. Informe V. OIT.
Organización Internacional del Trabajo- (2013). Tendencias Mundiales del Empleo Juvenil 2013, una generación en peligro. OIT.
Rapoport, M. (2010). Historia económica, política y social de la Argentina (1880-2003). Emecé.
Sennett, R. (2005). La corrosión del carácter. Las consecuencias personales del trabajo en el nuevo capitalismo. Anagrama.
Southwell, M. (2011). La educación secundaria en Argentina. Notas sobre la historia de un formato. En G. Tiramonti (Dir.), Variaciones sobre la forma escolar: límites y posibilidades de la escuela media. FLACSO-Homo Sapiens.
Terigi, F. (2007). Los desafíos que plantean las trayectorias escolares. Fundación Santillana. III Foro Latinoamericano de Educación Jóvenes y docentes. La escuela secundaria en el mundo de hoy. 28, 29 y 30 de mayo de 2007. Recuperado el 3 de octubre de 2021 de http://www.ieo.edu.ar/promedu/trayescolar/desafios.pdf.
Terigi, F. (2009). Trayectorias escolares. Del problema individual al desafío de política educativa. Ministerio de Educación de la Nación Argentina.
Weller, J. (2007). La inserción laboral de los jóvenes: características, tensiones y desafíos. Revista de la CEPAL Nº 92. CEPAL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).