Um caminho de ajudante acadêmico universitário: Alunos pesquisando a sua própria formação acadêmica

DOI:

https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260110

Palavras-chave:

aprendizagens, experiência, pesquisa, democracia, ajudante

Resumo

No presente trabalho, refletimos sobre a nossa experiência em co-pesquisa e participação como alunos inscritos em um projeto de Escola Humanística de uma universidade pública da periferia bonaerense, contando nossa trajetória nela em duas vozes: Metodologicamente, partimos de nossos registros de trabalho, gravações de áudio e fotografias para fazer uma descrição analítica da tarefa, que se divide em três seções: o lugar do outro na construção do conhecimento, a palavra na dispersão e resistência, e os espaços e corpos que comunicar em si. Nossa reflexão dá conta das oportunidades de aprendizagem e transformação geradas a partir da implantação de uma nova prática pedagógica para nós. Assim, observamos que se criou um espaço de articulação com outros que privilegiava a paridade, a comunicação horizontal e, com ela, a construção coletiva de novos saberes a partir de epistemologias locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aulagnier, P. (1993). La violencia de la interpretación. Amorrortu.

Baylon, C. y Mignot, X. (1996). La comunicación. Cátedra.

Bleger, J. (2007). Temas de psicología. Entrevista y grupos de aprendizaje. Nueva Visión.

Bradbury, R. (1996) [1953]. Fahrenheit 451. Minotauro

Bruner, J. (1991). Actos de Significado. Alianza Editorial.

Bruner, J. (1997). La educación, puerta de la cultura. Aprendizaje Visor.

Castoriadis, C. (1994). “La democracia como procedimiento y como régimen”. Intervención en el encuentro realizado en Roma por el Centro Internacional por la Reforma del Estado, febrero 1994.

Freire, P. (1985) [1970]. Pedagogía del Oprimido. Siglo XXI.

Hall, E. T. (1966). The hidden dimension. Doubleday.

Heras, A. I. (1993). The construction of understanding in a sixth grade bilingual classroom. Linguistics and Education, 5(3-4), 275-279.

Heras, A. I. (1995). Living Bilingual, Interacting in Two Languages: An Ethnographic and Sociolinguistic Study of a Fourth Grade Bilingual Classroom (Tesis doctoral). Santa Barbara, Universidad de California

Heras Monner Sans, A. I. (Coord.). (2014). Autores nucleados en la Mesa Colectiva de Trabajo. La autonomía como proyecto. Procesos de reflexión deliberada en experiencias de auto-gestión. De Pueblos y Fronteras, 8, 56-91.

Heras Monner Sans, A. (2014). Lógica colaborativa y generación de conocimiento colectivo: alcances y tensiones en las relaciones investigación-sociedad. Población & Sociedad, 21(2), 137-150.

Heras, A. I. y Miano, A. (2014). Sociolingüística y etnografía. Análisis de interacciones en la Mesa de grupos auto-gestionados. La Trama de la Comunicación, 18, 251-271.

Heras, A. I., Miano, A. y Pagotto, M. A. (2017). Una apuesta por la vida: ética y estética en formas colectivo solidarias. Revista Nómadas, 46, 129-149.

Litwin, E. (1997). Las configuraciones didácticas. Una nueva agenda para la enseñanza superior. Paidós.

Menti, A. B. y Alam, F. (2014). Los gestos y la enseñanza de palabras poco familiares: ¿cuándo emplean las maestras información gestual? Bellaterra Journal of Teaching and Learning Language & Literature, 7(1), 17-32.

Miano, M. y Heras, A. I. (2015). Imágenes y narración: análisis de un espacio pedagógico con niñas y niños en situación de calle. Ciencia, Docencia y Tecnología, 26(50), 161-187.

Miano, M. y A. I. Heras (2018). Niñas y niños toman la palabra: el potencial formativo de la narración. RLCSNJ, 16(2), 979-994.

Schön, D. (1987). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Paidós.

Vygotsky, L. (1986). Pensamiento y Lenguaje. La Pléyade.

Vygotsky, L. (1988). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Grijalbo.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Soto, E. V., & Ferreira, M. L. (2022). Um caminho de ajudante acadêmico universitário: Alunos pesquisando a sua própria formação acadêmica. Praxis Educativa, 26(1), 1–20. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260110

Edição

Seção

Artículos