Formação de agentes culturais, ruralidade e património: uma experiência de educação comunitár
DOI:
https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260304Palavras-chave:
pedagogia, patrimônio cultural, agente cultural, diálogo, relação escola-comunidadeResumo
O objetivo do artigo a seguir é expor o processo metodológico pelo qual se deu a implementação de uma proposta pedagógica comunitária no contexto rural, direcionada para a formação de agentes culturais com impacto no campo patrimonial e turístico. Para o desenvolvimento desta proposta, participaram a comunidade acadêmica do Colégio rural Panamericano Puente de Boyacá, seus familiares e os habitantes das aldeias de Ventaquemada e Tunja em Boyacá - Colômbia. Os resultados permitiram concluir que a pedagogia patrimonial precisa ser abordada a partir de processos comunitários que possibilitem a reflexão crítica, a aprendizagem dialógica e a compreensão dos ambientes socioculturais onde ocorrem, sendo este um dos muitos cenários que favorecem a geração de agentes culturais populares. (ACP).
Downloads
Referências
Alfaro Valdez, L. F. (2014). Los agentes culturales y su reconfiguración de lo cultural. En U. d. Cádiz, Manual Atalaya. Apoyo a la gestión cultural (pp. 1-15). Observatorio Cultural del Proyecto Atalaya. http://atalayagestioncultural.es/pdf/03.3Agentescultura.pdf
Argüello Parra, A. (2016). Pedagogía decolonial: hacia una comprensión/acción educativa en las sociedades emergentes. En J. A. (Comp.), Educación, sociedad e interculturalidad: Diálogos desde la comprensión y acción educativa en américa latina (pp. 87-136). Universidad Santo Tomás. https://repository.usta.edu.co/bitstream/handle/11634/23615/capitulo4pedagogiadecolonial2015andresarguello.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Beatriz-Melo, N. (2019). Enseñanza a partir de saberes tradicionales de las comunidades de la etnia Wayuu. Educación y educadores, 22(2), 237-255. www.https://doi.org/10.5294/edu.2019.22.2.4
Becerra Becerra, J. V. (2015). El Campo de la Batalla de Boyacá desde su Arqueología y su Pasado Remoto. En J. Guerrero Barón y L. Wiesner Gracia (Eds.), La segunda batalla de Boyacá: Entre la identidad nacional y la destrucción de la memoria (Vol. 1, pp. 209-232). Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. http://www.uptc.edu.co/export/sites/default/proyectos/ruta_bicentenario/doc/5_licamboy1.pdf
Brito Lorenzo, Z. (2008). Educación popular, cultura e identidad desde la perspectiva de Paulo Freire. En M. Godotti, M. V. Gómez, J. Mafra, A. Fernandes de Alencar y C. L. CLACSO (Eds.), Paulo Freire. Contribuciones para la pedagogía (pp. 29-45). http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/freire/06Brito.pdf
Congreso de Colombia. (9 de febrero de 1994). Ley 119 de 1994. Bogotá, Colombia. https://agenciapublicadeempleo.sena.edu.co/Normatividad/Ley%20119%20de%201994.pdf
Congreso de la República. (12 de julio de 2018). Ley 1216 de 2018. Bogotá, Colombia: D.O. No. 50652.
Cortés, M. I. (2017). Legado de acción cultural popular (ACPO): Reflexiones en torno al reconocimiento patrimonial de la educación campesina en Colombia. 2° congreso latinoamericano de gestión cultural. Pensamiento y acción cultural para la paz y la participación ciudadana. Cali: Red Latinoamericana de Gestión Cultural. http://observatoriocultural.udgvirtual.udg.mx/repositorio/bitstream/handle/123456789/549/CLGC098.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Dirección de Desarrollo Rural Sostenible. (2014). Misión para la Transformación del Campo. Definición de categorías de ruralidad. Departamento Nacional de Planeación. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/Estudios%20Econmicos/2015ago6%20Documento%20de%20Ruralidad%20-%20DDRS-MTC.pdf
Elboj Saso, C. y Oliver Pérez, E. (2003). Comunidades de aprendizaje: Un modelo de educación dialógica en la sociedad del conocimiento. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 17(3), 91-103. https://www.redalyc.org/pdf/274/27417306.pdf
Elboj, C., Valls, R. y Fort, M. (2000). Comunidades de aprendizaje. Una práctica educativa para la sociedad de la información. Culture and Education, 12(1-2), 129-141. www.https://doi.org/10.1174/113564000753837241
Essomba, M. Á. (2019). Educación comunitaria: crear condiciones para la transformación educativa. Rizoma freireano, (27), 1-14. http://www.rizoma-freireano.org/educacion-comunitaria#:~:text=La%20educaci%C3%B3n%20comunitaria%20debe%20comenzar,en%20t%C3%A9rminos%20de%20cohesi%C3%B3n%20social.
Fals Borda, O. (2001). Kaziyadu, registros del reciente despertar territorial en Colombia. Desde abajo.
Figueroa-Ibérico, Á. M. (2020). Vinculación de conocimientos locales a la práctica pedagógica en contextos rurales. Educación y educadores, 23(3), 379-401. www.https://doi.org/10.5294/edu.2020.23.3.2
Fontal, O. (2016). Educación patrimonial: retrospectiva y prospectivas para la próxima década. Estudios Pedagógicos, XLII(2), 415-436. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000200024
Freire, P. (1970). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores. https://fhcv.files.wordpress.com/2014/01/freire-pedagogia-del-oprimido.pdf
Ghiso, A. (2018). Conversaciones. Entre el legado de los que me preceden, y mi quehacer educativo. En A. Guelman, F. Cabaluz y M. Salazar, Educación popular en América Latina y el caribe. Corrientes emancipatorias para la educación pública del siglo XXI (pp. 191- 220). CLASCO.
Ghiso, A. (1999). Acercamientos: el taller en procesos de investigación interactivos. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, V (9), 141-153. https://www.redalyc.org/pdf/316/31600907.pdf
Ghiso, A. (2012). El encuentro educativo. Una experiencia dialógica - Creativa- gnoseológica. Educación y ciudad, (23), 57-66. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5704899
Ghiso, A. M. (2016). Diálogo y Participación como generadores de saberes (Reflexionar la Educación y la IAP desde la experiencia). Revista Aportes, (60), 69-86. https://www.dimensioneducativa.com/revista-aportes
Hernández López, C. A., Jiménez Álvarez, T., Araiza Delgado, I. Y. y Vega Cueto, M. (2015). La escuela como una comunidad de Aprendizaje. Ra Ximhai, 11(4), 15-30. https://www.redalyc.org/pdf/461/46142596001.pdf
López Arroyo, C. T. (2013). La enseñanza del patrimonio a partir del entorno próximo a los centros educativos. Análisis documenta. Proyecto Clio, (39), 1-58. http://clio.rediris.es/n39/articulos/lopezarroyo.pdf
López Ramírez, L. (2006). Ruralidad y educación rural. Referentes para un programa de Educación rural en la Universidad Pedagógica Nacional. Revista Colombiana de Educación, (51), 138-159. https://doi.org/10.17227/01203916.7687
Martinell, A. (2014). Los agentes de la cultura. En Observatorio Cultural del Proyecto Atalaya y A. J. Rueda (Eds.), Manual Atalaya de apoyo a la gestión cultural. http://atalayagestioncultural.es/capitulo/gestion-cultural/agentes-cultura
Martinell, A. (1999). Los agentes culturales ante los nuevos retos de la gestión cultural. Revista Iberoamericana De Educación, (20), 201-215. https://rieoei.org/historico/documentos/rie20a09.htm
Ministerio de Cultura. (2018). Plan Especial de Manejo y Protección del Sitio histórico de la Batalla de Boyacá. Tunja.
Ortega, P. (2018). La educación popular y su re-significación en la pedagogía crítica. En A. Guelman, F. Cabaluz y M. Salazar, Educación popular y pedagogías críticas en América Latina y el Caribe (pp. 117-140). CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctvt6rk9v.9
Palacios, G. A. (2010). Cómo enseñar arte en la escuela (Reseña). Pulso: Revista de Educación, (33), 249-251. Universidad de Alcalá. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5823521
Piedrahita, J., Giraldo, Y., Guzmán, C., Pino, Y., Castaño, A., Salazar, M. y Ospina, H. F. (2018). Pedagogía crítica y educación popular. Polifonía de voces desde la periferia colombiana. En E. Quintar, A. Guelman, M. Salazar (Coords.), Educación popular y pedagogías críticas en América latina y el caribe. Corrientes emancipatorias para la educación pública del siglo XXI (pp. 95-116). CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctvt6rk9v.8
Pinassi, A. (2019). Espacio vivido patrimonial: una mirada alternativa del patrimonio cultural desde la ciencia geográfica. Ería. Revista cuatrimestral de geografía, 1, 99-107. www.https://doi.org/10.17811/er.1.2019.99-107
Piñango Romero, M. E. (2020). Proyectos académicos comunitarios: Vía de acción, participación y reflexión para dialogar en la comunidad. Praxis educativa, 24(3), 1-11. https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240309
Prats, L. (2005). Concepto y gestión del patrimonio local. Cuadernos de Antropología Social, (21), 17-35. https://www.redalyc.org/pdf/1809/180913910002.pdf
Quintriqueo, S., Torres, H., Gutiérrez, M. y Saéz, D. (2011). Articulación entre el conocimiento cultural mapuche y el conocimiento escolar en ciencia. Revista educación y educadores, 14(3), 475-492.
Ramírez Iñiguez, A. A. (2017). La educación con sentido comunitario: Reflexiones en torno a la formación del profesorado. Educación, XXVI (15), 79-94. https://doi.org/10.18800/educacion.201702.004
Sarmiento Moreno, L. A. y Lima Jardilino, J. (2007). Acción Cultural Popular en los albores: La filosofía del movimiento pedagógico y la educación popular en Colombia. EccoS- Revista Científica, 9(2), 409-433. https://www.redalyc.org/pdf/715/71590209.pdf
SENA. (31 de octubre de 2019). Guía de métodos y técnicas didácticas. SENA. https://www.sena.edu.co/es-co/ciudadano/Lists/glosario_sena/DispForm.aspx?ID=9&ContentTypeId=0x0100D3A8BC444C104E43840BB7D7E24AAA81#:~:text=%E2%80%8BCorresponde%20a%20las%20distintas,de%20roles%2C%20socializaci%C3%B3n%20de%20conceptos.
Torres Carrillo, A. (2007). Educación Popular. Trayectoria y actualidad. Universidad Bolivariana de Venezuela. https://ipecal.edu.mx/wp-content/uploads/Educacion_Popular_Trayectoria_y_Actualid.pdf
Yanes Córdoba, V. (2007). La narrativa visual como metodología del sentido: articulación metodológica e implicaciones terapéutico-educativas. Arteterapia. Papeles de arteterapia y educación artística para la inclusión social, 2, 233-246. https://revistas.ucm.es/index.php/ARTE/article/view/ARTE0707110233A/8983
Zapata Pérez, L. (2017). El instructor y la formación por proyectos en el SENA. Rutas de Formación, (5), 60-67. http://revistas.sena.edu.co/index.php/rform/article/dow
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).