E se transformarmos a escola? Reflexões sobre o reconhecimento dos alunos a partir da Pesquisa Acão Participativa

DOI:

https://doi.org/10.19137/https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2021-250203

Palavras-chave:

escola, Pesquisa Ação Participante, transformação, relações adultocêntricas, reconhecimento

Resumo

Este artigo surge de várias experiências de pesquisa em escolas chilenas e se baseia em uma reflexão sobre a promoção e a prática da Pesquisa Ação Participante (PAR) nessas instituições. Considerando que nas escolas prevalecem as relações adultocêntricas, propomos o PAR como estratégia de intervenção que permite a transformação dessas relações através do reconhecimento dos alunos como atores sociais relevantes. Para fazer isso, caracterizamos, primeiro, o que é a PAR; em seguida, realizaremos uma descrição do contexto escolar chileno. Em terceiro lugar, analisamos as transformações geradas pela PAR, para finalmente tirar conclusões sobre a necessidade de investir na escola e no desenvolvimento dessa estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ignacia Palma Salinas, Núcleo Sentipensante de Metodologías Participativas. Departamento de Sociología, Universidad de Chile.

Socióloga, Universidad de Chile

Máster en Investigación Educativa, University of Bristol

Doctoranda Universidad de Barcelona, Doctorado en Sociología.

Miembro Núcleo Sentipensante de Metodologías Participativas. Departamento de Sociología, Universidad de Chile. 

 

Sofía Monsalves Ibarra, Núcleo Sentipensante de Metodologías Participativas. Departamento de Sociología, Universidad de Chile.

Socióloga, Universidad de Chile.

Miembro Núcleo Sentipensante de Metodologías Participativas. Departamento de Sociología, Universidad de Chile.

Miembro Nucleo de Investigación y Acción en Juventudes, Departamento de Sociología, Universidad de Chile.

Referências

Anderson, G. (2017). Participatory action research (PAR) as democratic disruption: new public management and educational research in schools and universities. International Journal of Qualitative Studies in Education, 30(5), 432–449. https://doi.org/10.1080/09518398.2017.1303211

Arias, M., Mora, A., y Escobar, R. (2013). Cuerpo y subjetividad en estudiantes de la escuela secundaria. Revista Alethia, 5(2), 128–151.

Ascorra, P., López, V., y Urbina, C. (2016). Participación estudiantil en escuelas chilenas con buena y mala convivencia escolar. Revista de Psicología Universidad de Chile, 25(2), 1–18. http://dx.doi.org/10.5354/0719-0581.2016.44686

Bellei, C., Muñoz, G., y Alcaíno, M. (Eds.). (2018). La Nueva Educación Pública. Contexto, contenidos y perspectivas de la desmunicipalización. (CIAE y Universidad de Chile). http://www.educacionpublica.cl/wp-content/uploads/2018/11/DEP.pdf

Botella, M. T., y Ortiz, C. P. (2018). Efectos indeseados a partir de los resultados SIMCE en Chile. Educación, Política y Sociedad, 3(2), 27–44.

Bourdieu, P., 1977. “Cultural reproduction and social reproduction.” En J. Karabel y A. Halsey, eds. Power and ideology in Education. Oxford: Oxford University Press.

Bourdieu, P., 1974. “The school as a conservative force.” En J. Eggleston, ed. Contemporary research in the sociology of education. London: Methuen.

Demo, P. (2009). Investigación Participante. Mito y realidad. Buenos Aires: Lumen- Humanitas.

Duarte, C. (2012). Sociedades adultocéntricas: sobre sus orígenes y reproducción. Última década, Julio, vol. 36, pp. 99-125.

Durkheim, E. (1976) Educación como socialización. Salamanca: Ediciones Sígueme.

Fals Borda, O. (1978). Por la praxis. El problema de cómo investigar la realidad para transformarla. Bogotá, Colombia: FUNDABACO.

Fals Borda, O., y Rahman, A. (1992). La situación actual y las perspectivas de la investigación-acción participativa en el mundo. En M. C. Salaza (Ed.), Tomado de La investigación-acción participativa. Inicios y desarrollos (1st ed.). Editorial Popular.

Ferrada, D., y Del Pino, M. (2018). Dialogic-kishu kimkelay ta che educational research: participatory action research. Educational Action Research, 26(4), 533–549. https://doi.org/10.1080/09650792.2017.1379422

Flores-González, L. M., y García-González, C. A. (2014). Paradojas de la participación juvenil y desafíos de la educación ciudadana en Chile. Magis. Revista Internacional de Investigación En Educación, 6(13), 31–48. https://doi.org/10.11144/Javeriana.M6-13.PPJD

Freire, P. (2012) Pedagogía del Oprimido. Siglo XXI editores. Madrid, España.

Honneth, A. (1992) Integrity and Disrespect: Principles of a Conception of Moralty Based on the Theory of Recognition. Political Theory, vol. 20, no 2.

Palma, D. (1998). La participación y la construcción de ciudadanía. U. ARCIS, Departamento de Investigación, Universidad de Arte y Ciencias Sociales, Santiago de Chile, Chile. Disponible en: http://168.96.200.17/ar/libros/chile/arcis/palma.rtf

Prieto, M. (2005). La Participación de Estudiantes: ¿Un Camino Hacia su Emancipación? Theoria. Ciencias, Artes y Humanidades, 14(1), 27–36. http://www.ubiobio.cl/theoria/v/v14/a3.pdf

Rodríguez, R. G. (2003). Cuerpo , sociedad y escuela: pensar claves para una reflexión relacional. Iberoamericana, III(10), 113–125.

San Martín, V., Nogués, F., y Henríquez, S. (2015). ¿Cuál cable primero? El desarme del sistema educativo en Chile. Temas y Problemas de Nuestra América, 60, 159–186. https://doi.org/10.1016/j.larev.2015.03.002

Segovia, C., y Gamboa, R. (2012). Chile: el año en que salimos a la calle. Revista de Ciencia Política, 23(1), 65–86.

Somma, N. M. (2012). The Chilean student movement of 2011-2012: challenging the marketization of education. Interface: A Journal for and about Social Movements, 4(2), 296–309.

Tuhiwai, L. (2012). Decolonizing Methodologies. Research and Indigenous Peoples (2nd ed.). Zed Books.

Von Bülow, M., & Bidegain, G. (2017). Se Necesitan Dos Para Bailar Tango: estudiantes, partidos políticos y protesta en Chile 2005-2013. En P. Almeida y A. Cordero (Eds.), Movimientos sociales en América Latina. Perspectivas, tendencias y casos (pp. 313–342). CLACSO.

Publicado

2021-05-09

Como Citar

Palma Salinas, I., & Monsalves Ibarra, S. (2021). E se transformarmos a escola? Reflexões sobre o reconhecimento dos alunos a partir da Pesquisa Acão Participativa. Praxis Educativa, 25(2), 1–16. https://doi.org/10.19137/https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2021-250203

Edição

Seção

Artículos