Envolvimento da família escolar na perspectiva dos futuros professors
Palavras-chave:
envolvimento dos pais, família, prática de ensino, aluno-professor, formação de professoresResumo
The research, of a qualitative nature, analyzes the processes of family participation in schools from the perspective of 42 pre service teachers. The data were obtained from document analysis, the "Incomplete Sentences" strategy, and focus groups. The results point to the existence of languishing participation associated with a receptive or decision-making role on secondary school issues. We also found a type of participation that is restricted to issues involving only the children themselves and that moves away from values such as co-responsibility or equity.Downloads
Referências
Andrés, S. y Giró, J. (2016). La participación de las familias en la escuela: una cuestión compleja. Revista de evaluación de programas y políticas públicas, 7, 28-47. Doi: 10.5944/reppp.7.2016.16302
Apple, M. y Beane, J. (2005). Escuelas democráticas. Madrid: Morata.
Arias, M. (2016). La democracia sentimental. Política y emociones en el siglo XXI. Barcelona: Página indómita.
Barajas-López, F. y Ishimaru, A. M. (2020). “Darles el lugar”: A place for nondominant family knowing in educational equity. Urban Education, 55(1), 38-65.
Barbour, R. (2013). Los grupos de discusión en investigación cualitativa. Madrid: Morata.
Bolívar, A. y Bolívar-Ruano, R. (2016). Individualismo y comunidad profesional en los establecimientos escolares en España: limitaciones y posibilidades. Educar em Revista, 62, 181-198.
Bolívar, A. (2006). Familia y escuela: dos mundos llamados a trabajar en común. Revista de Educación, 339, 119-146. Recuperado de: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2006/re339/re339-07.html
Brown, J. C., Graves, E. M. y Burke, M. A. (2020). Involvement, Engagement, and Community: Dimensions and Correlates of Parental Participation in a Majority–Minority Urban School District. Urban Education, 1-36. Doi: 10.1177/0042085920902245
Castro, A. y García, R. (2016). Vínculos entre familia y escuela: visión de los maestros en formación. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 9(18), 193-208. Doi: 10.11144/Javeriana.m9-18.vfev
Autoras (2019).
Clandinin, D. y Connelly, F. (2000). Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: The Jossey-Bass education series.
Comisión Europea (2000). Informe Europeo sobre la Calidad de la Educación Escolar. Recuperado de: http://www.parentsparticipation.eu/sites/default/files/pagina/6._comision_eu_2000.pdf
Collet, J., Besalú, X., Feu, J. y Tort, A. (2014). Escuelas, familias y resultados académicos. Un nuevo modelo de análisis de las relaciones entre docentes y progenitores para el éxito de todo el alumnado. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 18(2), 7-33. Recuperado de: https://www.ugr.es/~recfpro/rev182ART1.pdf
Denzin, N. K. y Lincoln, Y. S. (2017). The Sage handbook of qualitative research (5 ed.). London: Sage.
Egido, I. (2015). Las relaciones entre familia y escuela. Una visión general. Participación educativa, 7, 11-17.
Epstein, J. L. (2001). School, family and community partnerships. Preparing educators and improving schools. Colorado: Westview Press.
Feíto, R. (2014). Treinta años de consejos escolares. La participación de los padres y de las madres en el control y gestión de los centros sostenidos con fondos públicos en España. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 18(2) 51-67. Doi: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41289/23463
Fernández-Enguita, M. (2016). La educación en la encrucijada. Madrid: Fundación Santillana.
Fielding, M. (2015). Student voice as deep democracy. En C. McLaughlin (Ed.), The connected school: A design for well-being – supporting children and young people in schools to flourish, thrive and achieve (pp. 26–32). London: Pearson.
Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research. London: Sage.
Flores, O. J. y Kyere, E. (2020). Advancing Equity-Based School Leadership: The Importance of Family–School Relationships. The Urban Review, 1-18.
Francis, S. y Marín, P. (2010). Hacia la construcción del saber pedagógico en las comunidades académicas un estudio desde la opinión de docentes universitarios. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 10(2), 1-29. Doi: 10.15517/aie.v10i2.10134
García-Bacete, F. (2006). Cómo son y cómo podrían ser las relaciones entre escuelas y familias en opinión del profesorado. Cultura y Educación, 18(3-4), 247-266. Doi: 10.1174/113564006779173000
Garreta, J. (2014). La participación de las familias en la escuela: una cuestión pendiente. Documentación Social. Revista de estudios sociales y sociología aplicada, 71, 101-124. Recuperado de: https://repositori.udl.cat/bitstream/handle/10459.1/59797/021799.pdf?sequence=1&isAllowed=y
González, T. (2009). Organización y gestión de centros escolares: dimensiones y procesos. Madrid: Pearson Educación.
Hernández, M. y López, H. (2006). Análisis del enfoque actual de la cooperación padres y escuela. Aula abierta, 87, 3-26.
Hill, N. y Tyson, D. (2009). Parental involvement in middle school: A meta-analytic assessment of strategies that promote achievement. Developmental Psychology, 45, 740–763. Doi: 10.1037/a0015362
Hill, N. E., Witherspoon, D. P. y Bartz, D. (2018). Parental involvement in education during middle school: Perspectives of ethnically diverse parents, teachers, and students.The Journal of Educational Research, 111(1), 12-27. Doi: 10.1080/00220671.2016.1190910
Huber, G. L. (2003). Introducción al análisis cualitativo de datos. En A. Medina y S. Castillo (Eds.), Metodología para la realización de Proyectos de Investigación y Tesis Doctorales (pp. 81-129). Madrid: Universitas.
Kamberelis, G., Dimitriadis, G. y Welker, A. (2017). Focus Group Research and/in Figured Worlds. En N. Denzin e Y. Lincoln (Eds.), The SAGE handbook of qualitative research (pp. 692-716). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Krichesky, G. y Murillo F. (2018). La colaboración docente como factor de aprendizaje y promotor de mejora. Un estudio de casos. Educación XXI, 21(1), 135-156.
Includ-Ed, Actuaciones de éxito en las escuelas europeas (2011). Integrated Project Priority 7 of Sixth Framework Programme, 2006-2011. Recuperado de: http://creaub.info/included/ about/
Jeynes, W. H. (2017). A meta-analysis: The relationship between parental involvement and Latino student outcomes. Education and Urban Society, 49(1), 4–28. https://doi.org/10.1177/0013124516630596
Jeynes, W. H. (2018). A practical model for school leaders to encourage parental involvement and parental engagement. School Leadership and Management, 38(2), 147–163.
Jover, G. y Salazar, C. (2015). La manipulación del lenguaje. Cuadernos de pedagogía, 452, 92-97.
Kelchtermans, G. (2009). Who I am in how I teach is the message: self-understanding, vulnerability and reflection. Teachers and teaching: Theory and practice, 15(2), 257-272. Doi: 10.1080/13540600902875332
Kuperminc, G. P., Darnell, A. y Álvarez-Jiménez, A. (2008). Parent involvement in the academic adjustment of Latino middle and high school youth: Teacher expectations and school belonging as mediators. Journal of Adolescence, 31, 469-483. Doi: 10.1016/j.adolescence.2007.09.003Get rights and content
Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Madrid: Morata.
Murillo, F. J., y Hernández-Castilla, R. (2020). ¿La implicación de las familias influye en el rendimiento? Un estudio en educación primaria en América Latina. Revista de Psicodidáctica, 25(1), 13-22.
Nòvoa, A. (2009). Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, 350, 203-218. Recuperado de: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09.pdf
Paniagua, A. (2018). Enhancing the participation of immigrant families in schools through Intermediary Organizations? The case of Parents’ Associations in Catalonia, International Journal of Qualitative Studies in Education, 31(2), 87-101. Doi: 10.1080/09518398.2017.1349959
Pateman, C. (1970). Participation and democratic theory. London: Cambridge University Press.
Rapley, T. (2014). Los análisis de la conversación, del discurso y de documentos en investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata.
Rattenborg, K., MacPhee, D., Walker, A. K. y Miller-Heyl, J. (2019): Pathways to Parental Engagement: Contributions of Parents, Teachers, and Schools in Cultural Context. Early Education and Development, 30(3), 315-336. https://doi.org/10.1080/10409289.2018.1526577
Reinke, W. M., Smith, T. E. y Herman, K. C. (2019). Family-school engagement across child and adolescent development. School Psychology, 34(4), 346–349. https://doi.org/10.1037/spq0000322
Autoras (2017).
Santos-Guerra, M. A. (2003). La participación es un árbol. Padres y madres, desde la ciudadanía, hacen la escuela. En J. Gómez y F. Luengo (Coords.), Proyecto Atlántida. Escuelas y familias democráticas (pp.8-28). Recuperado de http://www.proyecto-atlantida.org/download/Escuelas%20y%20familiaLibro.pdf
Silveira, H. (2016). La participación de las familias en los centros educativos. Un derecho en construcción. Revista electrónica Interuniversitaria de formación del profesorado, 19(1), 17-29. Doi: 10.6018/reifop.19.1.245511
Smith, T. E., Reinke, W. M., Herman, K. C. y Huang, F. (2019). Understanding family–school engagement across and within elementary- and middle-school contexts. School Psychology, 34(4), 363– 375. Doi: 10.1037/spq0000290
Sorensen, P. (2014). Collaboration, dialogue and expansive learning: the use of paired and multiple placements in the school practicum. Teaching and teacher education, 44, 128-137. Doi: 10.1016/j.tate.2014.08.010
Susinos, T. y Haya, I. (2014). Developing student voice and participatory pedagogy: a case study in a Spanish primary school. Cambridge Journal of Education, 44(3), 385-399. Doi: 10.1080/0305764X.2014.914155
Tyack, D. y Cuban, L. (2001). En busca de la utopía. Un siglo de reformas de las escuelas públicas. México: Fondo de Cultura Económica.
Valdivia, C. (2008). La familia: concepto, cambios y nuevos modelos. La revue du REDIF, 1, 15-22.
Vega, A. (2012). Indicadores de participación de los padres en la escuela. Un enfoque innovador para una educación de calidad. Madrid: Wolters Kluwer.
Vigo, B., Dieste, B. y Thurtson, A. (2016). Aportaciones de un estudio etnográfico sobre la participación de las familias a la formación crítica del profesorado en una escuela inclusiva. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(1), 1-14. Doi: 10.6018/reifop.19.1.246341
Wang, M., Hill, N. y Hofkens, T. (2014). Parental involvement and and African American and European American adolescent academic, behavioral, and emotional development in secondary school. Child Development, 85, 2151–2168. Doi: 10.1111/cdev.12284
Wolf, S. (2020). “Me I don’t really discuss anything with them”: Parent and teacher perceptions of early childhood education and parent-teacher relationships in Ghana. International Journal of Educational Research, 99. Doi: 10.1016/j.ijer.2019.101525
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Comitê Editorial Revista Práxis Educativa:
Declaro que sou o autor do artigo intitulado (nome do artigo), que o mesmo é original e de minha autoria e que não foi publicado anteriormente em qualquer outro formato ou meio. Declaro saber que a revista não me cobrará nenhum tipo de taxa em hipótese alguma, nem receberei qualquer tipo de remuneração monetária.
Caso seja aceito para publicação na Práxis Educacional, autorizo a referida revista a publicá-lo digitalmente e a divulgá-lo em suas redes sociais.
Se o trabalho for publicado, aderi à licença Creative Commons denominada "Atribuição - Compartilhamento Não Comercial pela mesma Licença CC BY-NC-SA", por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados , desde que o autor original seja citado e reconhecido. Esta licença está em uso desde setembro de 2018. Em 2016 foi aderido ao CC BY NC ND 4.0; e nos anos de 2017 e 2018 (janeiro-agosto) CC BY NC 4.0.
Esta licença CC BY-NC-SA Share Alike não permite, entretanto, o uso comercial da obra. Como autor, a revista poderá estabelecer acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista, permite-me autoarquivar os artigos publicados, na sua versão post-print, em repositórios institucionais, temáticos , páginas web pessoais ou qualquer outro uso relevante. com o reconhecimento de ter sido publicado pela primeira vez nesta revista.
SA Práxis Educacional adere à DORA (Declaração sobre Avaliação de Pesquisa) assinada em São Francisco, Califórnia, em 16 de dezembro de 2012, e à Declaração do México (Declaração Conjunta LATINDEX - REDALYC - CLACSO - IBICT).