De Cuba para o Leste Europeu (1962) no Dinosauria soy. Memorias (2011), de Graziella Pogolotti
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-2734Palavras-chave:
Graziella Pogolotti, Cuba, séculos XX e XXI, literatura cubana, Guerra Fria culturalResumo
Em 1962, uma delegação cultural composta pelo pintor Servando Cabrera Moreno, o arquiteto Raúl Oliva e a crítica e ensaísta Graziella Pogolotti percorreu os países do Bloco Oriental acompanhando uma exposição de pintura cubana contemporânea em um momento crítico da Guerra Fria. Na autobiografia intitulada Dinosauria soy: Memorias (2011) e em outros textos mais curtos, Pogolotti dá conta dos meandros dessa viagem em que a proposta artística dos pintores cubanos selecionados contrasta com o realismo socialista institucional da esfera soviética. A experiência da delegação cubana é um resultado prático dos acordos de colaboração cultural e seus correspondentes planos de aplicação anuais, semestrais ou quinquenais que o Governo de Cuba assinou com os países do Bloco Oriental a partir de 1960, com o objetivo de estabelecer e consolidar o laços de amizade e solidariedade do socialismo dos dois lados do Atlântico.
Downloads
Referências
Alburquerque Fuschini, Germán. La Trinchera Letrada. Intelectuales latinoamericanos y Guerra Fría. Santiago, Ariadna Ediciones, 2011.
Alburquerque, Luis. “Los ‘libros de viaje’ como género literario”. Diez estudios sobre literatura de viajes, editado por Manuel Lucena Giraldo y Juan Pimentel. Madrid, Consejo Superior de Investigaciones Científicas / Instituto de la Lengua Española, 2006, pp. 67-87.
Bacallao-Pino, Lázaro Magdiel. “El péndulo de Foucault: los intelectuales y la Revolución Cubana”. Andamios. Revista de Investigación Social, vol. 12, n.º 27, 2015, pp. 53-75.
Colomer, Josep. “Salida, voz y hostilidad en Cuba”. América Latina Hoy, n.º 18, 1998, pp. 5-17.
Csikós, Zsuzsanna. “Las relaciones culturales entre Hungría y Cuba, 1959-1989: los artículos del semanal Élet és Irodalom”. Uncertain Trajectories: Latin America after Globalization. The 10th CEISAL International Conference, 13-15 de junio de 2022, Helsinki, Finlandia.
Dadová, Ivana. Las relaciones del pueblo checo y eslovaco con el pueblo cubano entre 1898-2009. Tesis de doctorado. Universidad Carolina de Praga, 2009.
Fornet, Ambrosio. “El Quinquenio Gris: revisitando el término”. Revista Casa de las Américas, n.º 246, enero-marzo, 2007, pp. 3-16.
Gilman, Claudia. Entre la pluma y el fusil. Debates y dilemas del escritor revolucionario en América Latina. Buenos Aires, Siglo XXI, 2003.
Gómez-de-Tejada, Jesús. “El yo cubano y el Bloque del Este: percepciones de los países socialistas europeos en los relatos autobiográficos cubanos”. Revista de letras, vol. 57, n.º 2, 2017, pp. 93-106.
Gómez-de-Tejada, Jesús. “Las ‘cicatrices hermosas’: metaautobiografía, género y acción intelectual en Dinosauria soy. Memorias de Graziella Pogolotti”. Estudios Filológicos, n.º 63, 2019, pp. 45-64, DOI: 10.4067/s0071-17132019000100045.
Hernández-Pérez, Reinier. “De la actualización del paradigma autobiográfico en la literatura cubana”. Romanische Studien, n.º 3, 2016, pp. 37-59.
Hirschman, Albert Otto. Salida, voz y lealtad: Respuestas al deterioro de empresas, organizaciones y estados. México, Fondo de Cultura Económica, 1977.
Iber, Patrick. Neither Peace nor Freedom: the Cultural Cold War in Latin America. Cambridge / Londres, Harvard University Press, 2015.
“Informe sobre el Convenio de Cooperación Cultural entre el Gobierno de la República de Cuba y el Gobierno de la República Popular de Bulgaria, firmado en La Habana, el 8 de octubre de 1960”. (Departamento de Asuntos Económicos Internacionales. División de Convenios y Tratados)”. La Habana, 22 de octubre de 1960, pp. 1-3. BULGARIA 1960-1989. ORDINARIO. Temas: Relaciones culturales. Separador 1960. Archivo MINREX.
“Kubai festömüvészek kiállítása az Ernst Múzeumban” [Exposición de pintores cubanos en el museo Ernst]. Népszabadság, s/n. 1962, p. 8.
“Mai kubai festök kiállítása’ az Ernst Múzeumban” [Exposición de pintores cubanos contemporáneos en el Museo Ernst]. Kuba, s/n. 1962, p. 92.
Méndez Martínez, Roberto. “La política cultural en Cuba”. Snuilas. Revista Asiática de Estudios Iberoamericanos, vol. 11, 2000, pp. 161-180.
Menéndez-Conde, Ernesto. Arte abstracto e ideologías estéticas en Cuba. Tesis de doctorado, Duke University, 2009.
Pedemonte, Rafael. “Una relación tensa y ambivalente: el medio intelectual cubano ante ‘lo soviético’ en los primeros años revolucionarios (1959-1966)”. Historia, n.º 50, vol. I, enero-junio, 2017, pp. 141-73.
Pernecsky, Gèza. “Kubai fesötmüvészek kiállítása”. Népszava, 20 de mayo de 1962, p. 4.
Pettinà, Vanni. Historia mínima de la Guerra Fría en América Latina. México, El Colegio de México, 2018.
“Plan para la aplicación del Convenio Cultural entre la República de Cuba y la República Popular de Bulgaria, para 1962”. Gaceta Oficial de Cuba, 6 de mayo de 1963, pp. 4398-4400.
“Plan para la aplicación del Convenio Cultural entre la República de Cuba y la República Popular de Bulgaria, para 1963 [Sofia, 14 de junio de 1963]”. [Transcripción fiel y exacta del original certificada por Miguel A. D’Steffano Pisani, director de Asuntos Legales del MINREX; con visto bueno de Raúl Roa, ministro de Relaciones Exteriores. La Habana, 21 de noviembre de 1963]. BULGARIA 1960-1989. ORDINARIO. Temas: Relaciones culturales. Separador 1963. Archivo MINREX.
Pogolotti, Graziella. “Arte cubano en la Europa socialista”. Granma, Órgano Oficial del Comité Central del Partido Comunista de Cuba, 4 de julio de 2021, s/p.
Pogolotti, Graziella. Dinosauria soy: Memorias. La Habana, Unión, 2011.
Pogolotti, Graziella. “Intervención realizada en el acto por el 30 aniversario de Palabras a los Intelectuales, el 29 de junio de 1991”. Boletín Se dice cubano: un espacio para el pensamiento descolonizador, n.º 9, 2016, s/p.
Pogolotti, Graziella. “Kései üzenet Havannából Budapestre” [Mensaje tardío de La Habana a Budaspest]. Traducido por Simor András Fordítása. Ezredvég, s/n. 1994, pp. 30-32.
Pogolotti, Graziella, et al. “Ne identificăm cu țelurile revoluției”. Contemporanul. Sáptáminal Politic-Social-Cultural, n.º 30 (824), 27 jul. 1962, s/p.
Pogolotti, Graziella. “Pintura cubana en los países socialistas”. Examen de conciencia. La Habana, Unión, 1965, pp. 90-102.
Pogolotti, Graziella. Selección y prólogo. Polémicas culturales de los 60. La Habana, Letras Cubanas, 2006.
Pogolotti, Graziella. “Ventana infinita hacia la luz. Graziella Pogolotti [Entrevista]”. Entrevistada por Mario Cremata-Ferrán. La voluntad de prevalecer, editado por Mario Cremata-Ferrán. La Habana, Boloña, 2017, pp. 197-210.
Sándor, Lánzcs. “Kubai festök képei az Ernst-múzeumban”. Élet és Irodalom. Irodalmi Ulsaj, s/n. 1962, s/p.
Sin título. 1962. Fotografía. Szocialista Müvészetért, 7 de julio de 1962, s/p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.