As fissuras do crisol: comunidade, nação e gênero em Ada María Elflein e Salvadora Medina Onrubia
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2025-2928Palavras-chave:
Ada María Elflein, Salvadora Medina Onrubia, Literatura argentina, Cultura de massa, NacionalismoResumo
Embora as trajetórias literárias de Ada María Elflein e Salvadora Medina On rubia pareçam antagônicas no contexto da Argentina do centenário, os contos que pu blicaram nesses anos compartilham um vínculo inesperado: são ficções onde a noção de cidade e personagens de extração popular desempenham um papel fundamental asso ciado à reflexão sobre a identidade argentina. A imagem do crisol de raças, do passado patriótico e das tensões de género que estes processos desencadeiam na configuração da comunidade nacional constituem aspectos-chave nestas histórias face à emergência do discurso nacionalista e aos conflitos derivados da modernização processo na Argen tina das primeiras décadas do século XX. Assim, Elflein e Medina Onrubia estabelecem uma aliança tácita que discute a visão viril associada ao mundo crioulo e expõe as fissu ras daquela Argentina que se considera moderna.
Downloads
Referências
Adamovsky, Ezequiel. El gaucho indómito: de Martín Fierro a Perón, el emblema imposible de una nación desgarrada. Siglo XXI, 2019.
Anderson, Bennedict. Comunidades imaginadas. Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo. FCE, 1993.
Ansolabehere, Pablo. Literatura y anarquismo en Argentina (1879-1919). Beatriz Viterbo Editora, 2011.
Blanco, Oscar. “Modulaciones de un realismo (/naturalismo) militante. Direcciones invertidas: del naturalismo argentino a la literatura de Boedo”.
Boedo. Políticas del realismo compilado por Miguel Vitagliano. Blatt & Ríos, 2012, pp. 15-52. “Bibliografía – Leyendas argentinas”, Caras y Caretas, n.º 564, 1909, s/p.
Carballo, Alejandra Karina. “Anarquismo y naturalismo en la obra temprana de Salvadora Medina Onrubia”. Journal of Gender and Sexuality Studies/Revista de Estudios de Género y Sexualidades, vol. 48, n.º 1, 2022, pp. 115-35.
Castelnuovo, Elías. Larvas. Claridad, 1932.
Charrúa, Clara. “‘Y marchan al olvido mis dolores’: Realismo, melodrama y ficción anarquista en la obra de juventud de Salvadora Medina Onrubia”. Descentrada, vol. 7, nº 1, 2023, s/p.
Cimadevilla, Pilar. “Entre Moreno y Arlt: Ada María Elflein en la Patagonia”. Caracol, nº 25, 2023, pp. 772-802.
Crespo, Natalia. “Ada Elflein: archivo y patrimonialización”. CoReLA, n.º 7, 2022, pp. 54-71.
Crespo, Natalia. “Batallar en los bordes. Heroínas de guerra en cuentos de Ada Elflein”. Revista Páginas, 14 (36) 2022, pp. 1-18, https://doi.org/10.35305/rp.v14i36.674
Crespo, Natalia. “La aliada: prensa y literatura en Ada Elflein”. De cada cosa un poquito. Prensa y literatura en el largo siglo XIX argentino, dirigido por Andrea Bocco et al. EdUNaF-Editorial de la Universidad Autónoma de Entre Ríos, 2023, pp. 165-89.
Dalmaroni, Miguel. Una república de las letras. Lugones, Rojas, Payró. Escritores argentinos y Estado. Beatriz Viterbo Editora, 2006.
Delgado, Josefina. “Salvadora, Alfonsina y la ruptura del pudor”. Rupturas. Historia crítica de la literatura argentina, vol. VII, dirigido por Celina Manzoni. Emecé 2009, pp. 487-510.
De Leone, Lucía. “Papeles de recienvenida”. Almafuerte / El libro humilde y doliente de Salvadora Medina Onrubia. Buena Vista Editores, 2014, pp. 11-34.
Elflein, Ada María. De tierra adentro. Hachette, 1964.
Elflein, Ada María. Leyendas argentinas. Cabaut y Cía, 1906.
Escales, Vanina. ¡Arroja la bomba! Salvadora Medina Onrubia y el feminismo anarco. Marea Editorial, 2019.
Gramuglia, Pablo Martínez. Lecturas del Martín Fierro: del folleto al clásico nacional. Santiago Arcos, 2020.
Gómez Paz, Julieta. “Imagen de Ada María Elflein”. De tierra adentro, por Ada María Elflein. Hachette, 1964, pp. 11-52.
Laera, Alejandra. El tiempo vacío de la ficción: Las novelas argentinas de Eduardo Gutiérrez y Eugenio Cambaceres. FCE, 2004.
Laera, Alejandra. “La mujer en el desierto. Esteban Echeverría y las lecturas nacionales del romanticismo francés”. Cuadernos de Literatura, vol. 20, n.º 39, 2016, pp. 149-64.
Masiello, Francine. Entre civilización y barbarie. Mujeres, nación y cultura literaria en la Argentina moderna. Beatriz Viterbo Editora, 1997.
Medina Onrubia, Salvadora. Almafuerte / El libro humilde y doliente. Buena Vista Editores, 2014.
Molloy, Sylvia. “La flexión del género en el texto cultural latinoamericano”. Cuadernos de Literatura, vol. 8, n.º 15, 2002, pp. 161-67.
Nouzeilles, Gabriela. Ficciones somáticas. Naturalismo, nacionalismo y políticas médicas del cuerpo (Argentina 1880-1910). Beatriz Viterbo, 2000.
Prieto, Adolfo. El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna. Editorial Sudamericana, 1988.
Rancière, Jacques. Política de la literatura. Libros del Zorzal, 2011.
Rogers, Geraldine. Caras y Caretas. Cultura, política y espectáculo en los inicios del siglo XX argentino. EDULP, 2008.
Saítta, Sylvia. “Anarquismo, teosofía y sexualidad: Salvadora Medina Onrubia”. Mora, nº 1, 1995, pp. 54-9.
Servelli, Martín. A través de la República: corresponsales viajeros en la prensa porteña de entre-siglos XIX-XX. Prometeo, 2018.
Servelli, Martín. “Paisajes de la patria para mujeres que viajan solas. La casa argentina de Ada María Elflein”. Geografías imaginarias. Espacios de resistencia y crisis en América Latina coordinado por Marta Sierra. Cuarto Propio, 2014.
Suárez, Nicolás. Cómo miramos el siglo XIX. Relato y comunidad en la literatura y el cine argentinos. Eudeba, 2023.
Szurmuk, Mónica. Miradas cruzadas: narrativas de viaje de mujeres en Argentina 1850-1930. Instituto Mora, 2007.
Torre, Claudia. “Mujeres de viaje: Lina Beck Bernard, Jennie Howard y Ada Elflein”. Viajes y viajeros: un itinerario bibliográfico. Biblioteca Nacional, 2013, pp. 211-27.
Vicens, María. “Decir nosotras, ese placer nuevo. Amistad, deseo y autoría en la Argentina del siglo XIX”. Historia feminista de la literatura argentina. Mujeres en revolución. Otros comienzos, coordinado por Graciela Batticuore y María Vicens. EDUVIM, 2022, pp. 347-82.
Vicens, María. Escritoras de entresiglos: un mapa trasatlántico. Autoría y redes literarias en la prensa argentina (1870-1910). UNQ, 2020.
Vicens, María. “Mujer, cuerpo y aventura en la narrativa de viaje de Ada María Elflein (La Prensa, 1913-1919)”. Zama, nº 11, 2019, pp. 47-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 María Vicens

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.