Sobre Fotos tuyas e Las fotos de Inés Ulanovsky
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2025-2935Palavras-chave:
Inés Ulanovsky, Las fotos, Fotos tuyas, Literatura argentina, século XXIResumo
A argentina Inés Ulanovsky em Fotos tuyas e Las fotos concede notável importância à fotografia como prova, mas também como símbolo de ausências. Para isso, detém-se em objetos que pareciam sem valor ou que estavam reservados apenas ao nível íntimo, os traz à luz e os transforma em guardiões ou testemunhas de outros momentos. Dessa forma, consegue formar uma espécie de raiz que resulta na solidificação e exposição de histórias que se pretendiam apagar e que, a partir desses livros, permanecem vivas e atualizadas. Fotos tuyas e Las fotos mostram uma certafunção “filiativa” e “afiliativa”. Da mesma forma, vale destacar o trabalho de Ulanovsky com o arquivo. A argamassa que sustenta os livros é o peso da memória e suas implicações no contexto da pós-ditadura argentina.
Downloads
Referências
Amado, Ana María. “Herencias. Generaciones y duelo en las políticas de la memoria”. Revista Iberoamericana, vol. LXIX, n.º 202, enero-marzo 2003, pp. 137-53.
Arfuch, Leonor. El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividad contemporánea. Fondo de Cultura Económica, 2002.
Arfuch, Leonor. Memoria y autobiografía. Exploraciones en los límites. Fondo de Cultura Económica, 2013.
Argañaraz, María Eugenia. “Retratos de experiencias: formas de narrar la vida en Las fotos y «¡Que tengan buen viaje!» de Inés Ulanovsky”. Poligramas n.º 53, 2021, pp. 1-15, https://doi.org/10.25100/poligramas.v0i53.11428
Ávila, Benjamín, director. Infancia clandestina. Producida por Benjamín Ávila, Luis Puenzo, 2012.
Barthes, Roland. La cámara lúcida. Nota sobre la fotografía. Paidós, 2005.
Basile, Teresa. “Apropiación y restitución en la narrativa de los hijos de desaparecidos de la dictadura argentina: los desaparecidos vivos”. Kamchatka. Revista de análisis cultural n.° 15, junio 2020, pp. 335-67, http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.11982/pr.11982
Basile, Teresa. Infancias. La narrativa argentina de HIJOS. EDUVIM, 2019.
Bechis, Marco, director. Garage Olimpo. Producida por Marco Bechis, Enrique Piñeyro, Amedeo Pagani, Éric Heumann, 1999.
Bisama, Álvaro. El brujo. Alfaguara, 2016.
Carri, Albertina, directora. Los rubios. Producida por Barry Ellsworth, Marcelo Céspedes, Pablo Wisznia, Paola Pelzmajer, 2003.
Ciancio, María Belén. “¿Cómo (no) hacer cosas con imágenes? Sobre el concepto de posmemoria”. Constelaciones: Revista de Teoría Crítica, vol. 7, 2015, pp. 503-15.
Derrida, Jacques. Entrevista en Staccato, programa televisivo de France Cultural, 19/12/1997.
Derrida, Jacques. Mal de archivo. Una impresión freudiana. Trotta, 1995.
Didi-Huberman, Georges. “Cuando las imágenes tocan lo real”. Traducido por Juan Antonio Ennis. Salónica FX Archivo Documentos y materiales, n.º 1 mayo 2007, s/p.
Didi-Huberman, Georges. El archivo arde. Editado por Georges Didi-Huberman y Knut Ebeling. Traducido por Juan Antonio Ennis, Kadmos, pp. 7-32, https://filologiaunlp.files.wordpress.com/2012/05/el-archivo-arde1.pdf
Elgueta, Gloria. “Secretos, verdad y memoria”. Políticas y estéticas de la memoria, editado por Nelly Richard, Cuarto Propio, 2000, pp. 33-40.
Fernández, Nona. Fuenzalida. Mondadori, 2012.
Flusser, Vilém. Hacia una filosofía de la fotografía. SIGMA, 1990.
Halbwachs, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Albin Michel, 1994.
Hirsch, Marianne. "Surviving Images: Holocaust Photographs and the Work of Postmemory." The Yale Journal of Criticism, vol. 14 n.° 1, 2001, pp. 5-37. Project MUSE, dx.doi.org/10.1353/yale.2001.0008
Hirsch, Marianne. La generación de la posmemoria: Escritura y cultura visual. Traducido por Pilar Cáceres, Columbia University Press, 2012.
Hirsch, Marianne. Marcos familiares. Fotografía, narrativa y posmemoria. Traducido por Irene Depetris Chauvin, Prometeo, 2021.
Huyssen, Andreas. En busca del futuro perdido. Cultura y memoria en tiempos de globalización. Fondo de Cultura Económica, 2002.
Jelin, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Fondo de Cultura Económica, 2021.
Jelin, Elizabeth. Pan y afectos. La transformación de las familias. Fondo de Cultura Económica, 2010.
Kordon, Diana y Lucila Edelman. Por-venires de la memoria: efectos psicológicos multigeneracionales de la represión de la dictadura: hijos de desaparecidos. Madres de Plaza de Mayo, 2007.
López Casanova, Martina. Apuntes de clase seminario posgrado, “Autoras, escritura y contextos. Lecturas desde el feminismo”, Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina, Módulo I: “Tópicos (espacio propio y violencia contra las mujeres) Tradiciones”, 2023.
Ludmer, Josefina. “Contar el cuento”. Para una tumba sin nombre, por Juan Carlos Onetti, Librería del Colegio, 1975, pp. 9-48.
Pighin, Daniela. “Transmisión del pasado traumático: posmemoria y enseñanza de la historia reciente”. Memoria Académica, UNLP-FaHCE, n.º 27, 2018, pp. 118-26 Clío & Asociados. Memoria Académica, www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.9490/pr.9490.pdf
Pizarnik, Alejandra. Poesía Completa. Lumen, 2019.
Richard, Nelly. Latencias y sobresaltos de la memoria inconclusa (Chile: 1990-2015). EDUVIM, 2017.
Richard, Nelly. Residuos y metáforas (Ensayos de crítica cultural sobre el Chile de la transición). Cuarto Propio, 1998.
Ricoeur, Paul. Sí mismo como otro. Siglo XXI, 1996.
Roqué, María Inés, directora. Papá Iván, producida por David Blaustein, Gustavo Montiel Pagés, Ángeles Castro Gurría, Hugo Rodríguez, 2004.
Said, Edward. El mundo, el texto y el crítico. Traducido por Ricardo García Pérez, Debate, 2004.
Sichel, Berta. “Lotty Rosenfeld. Por una poética de la rebeldía”. Texto sobre la exposición Lotty Rosenfeld. Por una poética de la rebeldía. Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, 8 de marzo – 21 de julio de 2013, https://artishockrevista.com/2013/03/20/lotty-rosenfeld-una-poetica-la-rebeldia/
Strejilevich, Nora. El lugar del testigo. Escritura y memoria (Uruguay, Chile y Argentina). EDUVIM, 2022.
Trabucco Zerán, Alia. La resta. Tajamar Editores, 2021.
Ulanovsky, Inés. Fotos tuyas. Secretaría de Cultura de la Nación, 2006.
Ulanovsky, Inés. Las fotos. Paisanita Editora, 2020.
Viart, Dominique. “El relato de filiación. Ética de la restitución contra deber de memoria en la literatura contemporánea”. Traducido por Macarena Miranda, Cuadernos LIRICO, n.º 20, 2019, pp. 1-14, doi.org/10.4000/lirico.8883
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 María del Pilar Vila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.