Pacifico Agravo e eles: Esta herida llena de peces de Lorena Salazar Masso

DOI:

https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-2723

Palavras-chave:

literatura colombiana, Lorena Salazar Masso, maternidade, Pacífico colombiano, rio Atrato

Resumo

As narrativas da  maternidade, o processo de ser ou não  ser mães são frequentes na literatura, no cinema e na cultura em geral. Um breve percurso pelas agendas feministas do Ocidente. Uma  breve incursão pelas agendas feministas ocidentais  permitirá visualizar a experiência da maternidade/maternagem, chegar ao conceito de parentalidade e dialogar com o romance Esta herida llena de peces (2021) da escritora colombiana Lorena Salazar Masso. Duas mães que compartilham o mesmo filho e uma viagem pelo rio em meio a um conflito que assola os habitantes da região do Pacífico  são  o relevo que apresenta o estado permanente de trânsito e de reajuste colombianos. Os estudos sobre a liminaridade constituem o tecido para encontrar espaços do romance que vinculam aos seus personagens-elas e ao rio Atrato, com a reformulação de forças/valores sociais e culturais. São analisadas as interseceções entre a experiencia de la parentalidade de ambas mães e o rio como espaços liminais de transformação continua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela M. Gonzalez Echeverry, Gulf University for Science & Technology

Doctora en Literatura con subespecialidad en Estudios Culturales/Humanidades por la Arizona State University (ASU), Magister en Literatura Hispanoamericana por la Ohio University (OU) y Licenciada en Derecho por la Universidad de Caldas, Manizales, Colombia. Es profesora Asociada en el Departamento de Humanidades y Ciencias Sociales de la Gulf University for Science and Technology, en Kuwait. Entre sus publicaciones se encuentra el libro titulado Ficciones y Memorias: Poéticas en las Narrativas Contemporáneas (2016). También tiene artículos en revistas académicas sobre literatura y cultura colombiana/latinoamericana. 

Referências

Abad, Paloma. “Lorena Salazar Masso: Si haces ‘zoom’ al abandono estatal del Chocó colombiano, vas a ver a una madre sola y desamparada sin saber qué hacer”. Vogue, 10 mar. 2021, s/p. https://www.vogue.es/living/articulos/lorena-salazar-masso-libro-esta-herida-llena-peces-colombia

Amado Castro, Lorena. “Maternidades líquidas: feminismos y narrativas recientes en Chile”. Revista Chilena de Literatura, n.° 101, 2019, pp. 13-39.

Así es la vida. Dirigida por Arturo Ripstein. Producida por Foprocine, 2001.

Aurora. Directora Paz Fábrega. Producida por Temporal Film, 2021.

Butler, Judith. Deshacer el género. Barcelona, Paidós, 2006.

Calderón Rojas, Jonathan. “Etapas del conflicto armado en Colombia: hacia el posconflicto”. Latinoamérica, n.° 62, 2016, pp. 227-57.

Canet, Carmen y Rosario Troncoso, editoras. Maternidades. Granada, Sonámbulos Ediciones, 2021.

Caputo, Giuseppe. “Primeras impresiones. Charla con Lorena Salazar Masso, autora de Esta herida llena de peces”. YouTube, 23 sep. 2021. https://bit.ly/3zAGi5s

Cixous, Hélène. La risa de la Medusa. Ensayos sobre la escritura. Barcelona, Anthropos, 1995.

Claure, Javier. “Herta Müller. Cada palabra sabe algo sobre el círculo vicioso”. MargenCero, s/p. https://margencero.es/articulos/new03/herta_muller.html

Crang, Mike y Penny Travlou. “The city and topologies of memory”. Environment and Planning D: Society and Space, vol. 19, n.° 2, 2011, pp. 161-77. https://doi.org/10.1068/d201t

Crenshaw, Kimberle. Demarginalizing the intersection of race and sex: a black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. Chicago, University of Chicago Legal Forum, 1989.

De Certeau, Michel. The Practice of Everyday Life. Berkeley, University California Press, 2011.

De Grado Alonso, Laura. “Lorena Salazar: en el Chocó colombiano la violencia es parte del día a día”. Efeminista, 10 abr. 2021. https://efeminista.com/lorena-salazar-esta-herida-llena-de-peces-choco-colombiano-violencia/

“El violador eres tú - Letra completa del himno feminista Un vio­lador en tu camino”. YouTube, subido por La Nación Costa Rica, 5 dic. 2019. https://www.youtube.com/watch?v=tB1cWh27rmI

Enríquez, Mariana. Nuestra parte de noche. Barcelona, Anagrama, 2019.

Fábrega, Paz. "Costarricense Paz Fábrega presenta una mirada sobre la maternidad en San Sebastián". France 24, 23 sep. 2021. https://l1nq.com/EkDXq

Fides, Sonia. “Una madre blanca y su hijo negro, en el violento corazón de la selva colombiana”. El Asombrario, 15 mar. 2021. https://elasombrario.publico.es/una-madre-blanca-y-su-hijo-negro-en-el-violento-corazon-de-la-selva-colombiana/

Flores, Valeria. Tropismos de la disidencia. Santiago de Chile, Palinodia, 2017.

Freixas, Laura. Madres e hijas. Barcelona, Anagrama, 2022.

Friedan, Betty. The Feminine Mystique. Nueva York, W. W. Norton, 1963.

Gordon, Linda. Woman’s Body, Woman’s Right. Nueva York, Grossman, 1976.

Grandes, Almudena. La madre de Frankenstein. Bogotá, Tusquets, 2020.

Hillenbrand, Julia. Motherhood and Self-Realization in the Four Waves of American Feminism. Berna, Peter Lang GmbH, Internationaler Verlag, 2016.

“La letra de ‘El violador eres tú’, el himno feminista que se extiende por el mundo”. El País, 7 dic. 2019. https://elpais.com/sociedad/2019/12/07/actualidad/1575750878_441385.html

Las siamesas. Directora Paula Hernández. Producida por Tarea Fina, 2020.

Leoz, Margarita. “Escritura y maternidad: Úrsula K. Le Guin tenía razón”. Cuadernos Hispanoamericanos, 1 ene. 2022. https://bit.ly/3mfR2m1

Lispector, Clarice. Agua viva. Buenos Aires, Corregidor, 2020.

Madres Paralelas. Director Pedro Almodóvar. Producida por El deseo, 2021.

Maillard, Chantal y Piedad Bonnett. Daniel: Voces en duelo. Madrid, Vaso Roto, 2020.

March, Loren. “Queer and trans-geographies of liminality: a literature review”. Progress in Human Geography, vol. 45 (3), pp. 455-471. https://doi.org/10.1177/0309132520913111

Marino, Katherine. Feminismo para América Latina. Ciudad de México, CIDE, 2021.

Maroney, Heather Jon. “Embracing motherhood: new feminist theory”. Canadian Journal of Political and Social Theory, vol. 9, n.° 1-2, 1985, pp. 40-64.

Marqués, Juan. “Esta herida llena de peces de Lorena Salazar Masso”. Las Librerías Recomiendan, 26 jun. 2022, s/p. https://www.laslibreriasrecomiendan.com/libro-de-la-semana/esta-herida-llena-de-peces-de-lorena-salazar-masso/

Morales, Brenda. “Maternidades disidentes en la literatura hispanoamericana contemporánea”. Seminario de Estudios sobre Narrativa Latinoamericana Contemporánea, 1 ago. 2019. https://www.senalc.com/2019/08/01/maternidades-disidentes-en-la-literatura-hispanoamericana-contemporanea/

Nanclares, Silvia. Quién quiere ser madre. Bogotá, Alfaguara, 2017.

Nettel, Guadalupe. La hija única. Barcelona, Anagrama, 2020.

Noguerol, Francisca y Christopher Winks. “Driven up the Wall: Maternity and Literature in Contemporary Latin American Women Writers”. Review Literature and Arts of the Americas, vol. 46, n.° 1, 2013, pp. 13-9. https://doi.org/10.1080/08905762.2013.780893

Park, Christine. Close Company: Stories of Mothers and Daughters. Boston, Ticknor & Fields, 1989.

Piñeiro, Claudia. Una suerte pequeña. Bogotá, Alfaguara, 2015.

Quintana, Pilar. La perra. Bogotá, Random House, 2021.

Reguero Ríos, Patricia. “Lorena Salazar Masso: ‘La violencia en Colombia es parte del paisaje’”. El Salto, 10 mar. 2021. https://www.elsaltodiario.com/literatura/lorena-salazar-masso-colombia-pac%C3%ADfico-choco-violencia-parte-paisaje

Rich, Adrienne. Of Woman Born. Nueva York, W. W. Norton, 1986.

Ruddick, Sara. Maternal Thinking. Boston, Beacon Press, 1980.

Rutas del Conflicto. “El portal periodístico que sigue el rastro del conflicto armado en Colombia”. Rutas del Conflicto, s/f. https://rutasdelconflicto.com/

Salazar Masso, Lorena. Esta herida llena de peces. Medellín, Angosta Editores, 2021.

Sancho Moreno, Magdalena. “De maternidad a maternaje”. Fòrum de Recerca, n.° 21, 2016, pp. 55-69. https://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/184192

Schweblin, Samanta. Distancia de rescate. Bogotá, Random House, 2014.

Shua, Ana María. Los amores de Laurita. Buenos Aires, 1984.

Sosa Villada, Camila. Las malas. Bogotá, Tusquets, 2019.

Stavrides, Stavros. Towards the City of Thresholds. Trento, Common Notions, 2010.

Suárez, Cristina. “Maternidad e identidad en torno al río. Esta herida llena de peces, de Lorena Salazar Masso”. Revista Contrapunto, 17 nov. 2021, s/p. https://revistacontrapunto.com/maternidad-e-identidad-en-torno-al-rio-esta-herida-llena-de-peces-de-lorena-salazar-masso/

Turner, Victor. En la selva de los símbolos. Madrid, Siglo XXI Editores, 1980.

Valdés Gázquez, María y Anna Piella Vila. “La parentalidad desde el parentesco. Un concepto antropológico e interdisciplinario”. Quaderns-e de l’Institut Català d’Antropologia, vol. 21, n.° 2, 2016, pp. 4-20. https://ddd.uab.cat/record/170468

Van Gennep, Arnold. Los ritos de paso. Madrid, Alianza Editorial, 2013.

Wiener, Gabriela. Nueve lunas. Bogotá, Random House, 1975.

Zambra, Alejandro. Poeta chileno. Barcelona, Anagrama, 2020.

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Gonzalez Echeverry, A. M. (2023). Pacifico Agravo e eles: Esta herida llena de peces de Lorena Salazar Masso. Anclajes, 27(2), 35–55. https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-2723

Edição

Seção

Artigos