Los archivos ficcionales de las taperas del “desierto”: en Lincoln, en Quiñihual
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-2725Palavras-chave:
Arquivos, Arte e literatura, Deserto, Políticas Estaduais, TerritórioResumo
A partir do projeto liberal de formação dos Estados nacionais modernos, nosso território teve que ser desertificado para imaginar, construir e sustentar esse propósito. Para desafiar essas políticas e suas narrativas, torna-se necessário reescrever novas ficções. Aqui começaremos por atentar para as taperas que o projeto modernizador do século XIX nos legou para percebê-las como componente dinâmico da paisagem e, ao mesmo tempo, como dispositivo crítico à espera de ser questionado e exumado como vestígio sobrevivente. Desta forma, o encontro com os rastros poéticos na estação ferroviária de Quiñihual, com os rastros vitais que habitam a revista Tapera del desierto de Lincoln e com o mapa que geramos entre eles, interrompem, ao mesmo tempo que desestabilizam, o relato imposto no território da província de Buenos Aires.
Downloads
Referências
AA. VV. Revista Tapera del Desierto. Lincoln, Diario del Desierto, 2020.
Antelo, Raúl. Archifilologías latinoamericanas: lecturas tras el agotamiento. Córdoba, Eduvim, 2015.
Artières, Philippe. “Escribir el murmullo del mundo”. Archivos del común II. El archivo anómico, editado por Carvajal, Dávila Freire y Tapia, RedCSur, Plataforma de investigación, discusión y toma de posición colectiva desde América Latina y el Museo Reina Sofía, 2019, pp. 22-8, https://redcsur.net/2019/12/30/libro-archivos-del-comun-ii-el-archivo-anomico/.
Canal Feijóo, Bernardo. “El asalto a la selva”. Ñan. Revista de Santiago, n.° 2, Santiago del estero, Talleres Gráficos El liberal, 1934, pp. 60-76.
Canal Feijóo, Bernardo. Ensayo sobre la expresión popular artística en Santiago. Buenos Aires, Compañía Impresora Argentina, 1937.
Carrera, Arturo. “Estación Pringles, centro de utopías realizables”. Estación Pringles, espacio Quiñihual. Buenos Aires, Longseller, 2013, pp. 16-31, https://issuu.com/luviglietta/docs/69
Dalmaroni, Miguel. Una república de las letras. Lugones, Rojas, Payró. Escritores argentinos y Estado. Rosario, Beatriz Viterbo Editora, 2006.
Dermisache, Mirtha. “Fragmento de historia”. Legado Mirtha Dermisache. Obras 1970-1980, http://mirthadermisache.com/obras
Derrida, Jacques. “Biodegradables: Seven Diary Fragments”. Critical Inquiry, n.° 15, vol. 4, 1989, pp. 812-73.
Derrida, Jacques. Mal de archivo. Una impresión freudiana. Madrid, Trotta, 1997.
Didi-Huberman, Georges. “El archivo arde”, Las lenguas del archivo: Filologías para el siglo XXI, coordinado por Goldchluk, G. y Ennis, J., La Plata, Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2021, pp.15-34.
Foucault, Michel. Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. México, Gallimard, 1968.
Gerbaudo, Analía. “Archivos, literatura y políticas de exhumación”. Palabras de archivo, compilado por Goldchluk G. y Pené, M.,Santa Fe-Poitiers, Ediciones UNL-CRLA ARCHIVOS, 2013, pp. 57-87.
Goldchluk, Graciela. “El archivo por venir, o el archivo como política de lectura”. VII Congreso Internacional Orbis Tertius de Teoría y Crítica Literaria, La Plata, 18-20 may. 2009, Memoria Académica, http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar
Leguizamón, Martiniano. Recuerdos de la tierra. Buenos Aires, Feliz Lajouane, 1896.
Lobato, Mirta Zaida. Nueva historia argentina. El progreso, la modernización y sus límites (1880-196), Tomo V. Buenos Aires, Sudamericana, 2000.
López Winne, Hernán y Víctor Malumián. Libros independientes, ¿de qué? Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2016.
McKenzie, Donald F. Bibliografía y sociología de los textos. Traducido por F. Bouza. Madrid, Akal, 2005.
Prieto, Julio. “La línea pseudoalfabética: apuntes sobre lo ilegible en Mirtha Dermisache y León Ferrari”. Cuadernos LIRICO, n.° 21, ago. 2020, pp. 1-32, https://doi.org/10.4000/lirico.9627
Rancière, Jacques. “Desarrollar la temporalidad de los momentos de igualdad”. Entrevista realizada por el Colectivo Situaciones. La noche de los proletarios. Archivos del sueño obrero, traducido por Enrique Biondini. Buenos Aires, Tinta Limón, 2017, pp. 7-15.
Rasic, María Eugenia. “El arte y la poesía de Mercedes Resch ante la amenaza histórica de la gran sequía”. Alea. Estudios neolatinos. Dossier “Habitar la tierra”, vol. 23, n.° 1, Río de Janeiro, Universidad Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), 2021, pp. 187-207.
Rivera Cusicanqui, Silvia. Ch’ixinakax Utxiwa. Buenos Aires, Tinta Limón, 2010.
Rivera Cusicanqui, Silvia. “Sobre la comunidad de afinidad y otras reflexiones para hacernos y pensarnos en un mundo otro”. El Aplante. Revista de estudios comunitarios. Número especial “Común, ¿para qué?”, n.° 1, Puebla, Sociedad Comunitaria de Estudios Estratégicos, 2015, pp. 141-69.
Rivera Cusicanqui, Silvia. Un mundo ch’ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires, Tinta Limón, 2018.
Rodríguez, Fermín A. Un desierto para la nación. La escritura del vacío. Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2010.
Sarmiento, Domingo Faustino. Facundo. Civilización o Barbarie. 1845. Buenos Aires, Emecé, 1999.
Stedile Luna, Verónica. “7. Derivas de las vanguardias en editoriales independientes: el catálogo como política de lectura”. Estado de feria permanente, La Plata, Club Hem, 2020, pp. 129-147.
Usubiaga, Viviana. “Imágenes y palabras al acecho. Artes visuales y poesía hacia el fin de la dictadura en Argentina”. SZTUKA AMERYKI ŁACIŃSKIEJ, n.° 7, 2017, pp. 165-187.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.