Antonio Argerich como promotor do naturalismo. Sobre uma carta de agradecimento de Émile Zola
DOI:
https://doi.org/10.19137/anclajes-2023-2715Palavras-chave:
Literatura argentina, Naturalismo, Crítica literária, Émile Zola, Antonio ArgerichResumo
O lugar de Antonio Argerich, autor de ¿Inocentes o culpables? (1884), no surgimento do romance argentino, e no contexto da controvérsia em torno do naturalismo, tem sido muito estudado. No entanto, seu papel como crítico tem recebido menos atenção. Com base em um extenso trabalho de arquivo, recuperamos e analisamos uma longa série de intervenções realizadas entre 1882 e 1886. Assim, reconstruímos as condições de produção de sua conhecida dissertação sobre o naturalismo, porém o resgate de uma carta de Émile Zola a Argerich –com o pano de fundo que a explica e as consequências que ela desencadeou, que formam uma complexa rede textual– é a operação central de nosso trabalho. Desta forma, estudamos as inflexões do papel fundamental desempenhado por Argerich como crítico, defensor e promotor do naturalismo, enquanto reconsideramos certos traços distintivos deste debate, o principal que percorreu a crítica literária do período.
Downloads
Referências
Adam. “Picotones”. El Ciudadano, 11 nov. 1882, pp. 1-2.
Argerich, Antonio. Naturalismo. Disertación leída en el Politeama por Antonio Argerich con motivo de la velada literaria a beneficio de Gervasio Méndez. Buenos Aires, Imprenta Ostwald, 1882.
Argerich, Antonio. [seud. Mirlo Blanco]. “La censura previa”. El Diario, 17 ag. 1882, p.1.
Argerich, Antonio. [seud. Mirlo Blanco]. “¡La censura previa!”. El Libre Pensador, 24 ag. 1882, pp. 1-2.
Argerich, Antonio. “Antonio Argerich a L. V. López”. La República, 11 nov. 1882, p. 1.
Argerich, Antonio. “La cuestión naturalismo”. La República, 14 de nov. 1882, p. 1.
Argerich, Antonio. “Arcoiris”. El Álbum del Hogar, vol. 5, n.º 44, 27 may. 1883, pp. 349-51.
Argerich, Antonio. ¿Inocentes o culpables? 1884, Madrid, Hyspamérica, 1984.
Argerich, Antonio. “Opiniones de la crítica”. Revista Nacional, vol. 1, n.° 3, jul. 1886, pp. 141-4.
Angenot, Marc. La parole pamphlétaire : contribution à la typologie des discours modernes. París, Payot, 1982.
“Beneficio”. El Álbum del Hogar, vol. 5, n.º 1, 30 jul. 1882, pp. 1-4.
Cabezón Peña, José María. [seud. Dr. Gamaliel]. “La guerra a Zola”. Artes y Letras, vol. 1, n.º 33, 17 sept. 1893, pp. 522-6.
Cabezón Peña, José María. Emilio Zola y la influencia social de sus obras, prólogo del doctor Celestino L. Pera. Buenos Aires, Imprenta de Obras de J. A. Berra, 1894.
Cabezón Peña, José María. Carta a Lucio V. López del 8 de marzo de 1894, Archivo General de la Nación, Archivo y colección “Los López”, legajo 2387, pieza 6737.
“Cosas del día. Lucio V. López”. El Ciudadano, 11 nov. 1882, p. 2.
“Crónica de la semana”. El Álbum del Hogar, vol. 1, n.º 22, 1 dic. 1878, p. 176.
Cymerman, Claude. La obra política y literaria de Eugenio Cambaceres (1873-1889): del progresismo al conservadurismo. Buenos Aires, Corregidor, 2007.
Duprat, Luis. “Nuestra guerra a Zola”. Artes y Letras, vol. 1, n.º 23, 9 jul. 1893, pp. 356-7.
“El naturalismo de Zola y la crítica de López”. El Siglo, 13 nov. 1882, p. 1.
“El drama Nana”. Constancia. Revista mensual espiritista bonaerense, vol. 5, n.º 9, 30 sept. 1882, pp. 260-3.
Espósito, Fabio. La emergencia de la novela en la Argentina (1880-1890). Tesis de doctorado, Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2006, https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.295/te.295.pdf
Espósito, Fabio. et al., editores. El naturalismo en la prensa porteña: reseñas y polémicas sobre la formación de la novela nacional: 1880-1892. E-book, Biblioteca Orbis Tertius, vol. 4, La Plata, Universidad Nacional de La Plata, 2011, https://libros.unlp.edu.ar/index.php/unlp/catalog/view/604/573/2041-1
Gnutzmann, Rita. La novela naturalista en Argentina (1880-1900). Amsterdam-Atlanta, Radopi, 1998.
Groussac, Paul. El viaje intelectual: impresiones de naturaleza y arte: primera serie. 1904, prólogo de Beatriz Colombi. Buenos Aires, Simurg, 2005.
J.A. "Naturalistas y románticos". El Álbum del Hogar, vol. 5, n.° 17, 19 nov. 1882, pp. 129-31.
J. A. A. “Inmoral. A propósito de Cambaceres”. Sud-América, 13 sept. 1887, p. 1.
“Juan Moreira”. El Nacional, 29-30 ene. 1899, p. 1.
Laera, Alejandra. El tiempo vacío de la ficción. Las novelas argentinas de Eduardo Gutiérrez y Eugenio Cambaceres. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2004.
Lanhozo O’Donnell, José. “Crítica y estudio literario. ‘Naturalismo’ de Antonio Argerich”. El Álbum del Hogar, vol. 6, n.º 16, 11 nov. 1883, pp. 121-2.
Lanhozo O’Donnell, José. “Crítica y estudio literario. ‘Naturalismo’ de Antonio Argerich”. El Álbum del Hogar, vol. 6, n.º 19, 2 dic. 1883, pp. 146-7.
“La vida de Juan Moreira en las cajas de fósforos”. El Diario, 5 oct. 1891, p. 2.
López, Lucio V. Recuerdos de viaje. Buenos Aires, Imprenta de El Nacional, 1881.
López, Lucio V. Carta a Torcuato de Alvear sobre la necesidad de censurar la obra teatral Nana. Memoria del presidente de la Comisión Municipal al Concejo correspondiente al ejercicio de 1882, tomo primero, Buenos Aires, Imprenta de M. Biedma, 13 ag. 1882, pp. 611-6.
López, Lucio V. “L. V. López a M. Émile Zola”. El Nacional, 10 nov. 1882, p. 1.
López, Lucio V. “L. V. López a M. Émile Zola”. El Ciudadano, 11 nov. 1882, p. 1.
López, Lucio V. Constancia. Revista mensual espiritista bonaerense, vol. 5, n.º 11, 30 nov. 1882, pp. 332-5.
Lugones, Benigno B. “Carta literaria”. La Nación, 16 nov. 1879, p. 1.
Mansilla, Eduarda. Escritos periodísticos completos (1860-1892). Edición crítica, introducción y notas de Marina L. Guidotti, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Corregidor, 2015.
Mirlo Negro. “¡¡Oh!! (A propósito de censura previa). A Mirlo Blanco”. El Libre Pensador, 31 ag. 1882, p. 2.
“Noticias locales. Naturalismo”. El Ciudadano, 11 nov. 1882, p. 2.
Olivera, Carlos. En la brecha 1880-1886. Buenos Aires, F. Lajouane, París, CH. Bouret, 1887.
Pagés Larraya, Antonio. Nace la novela argentina (1880-1900). Buenos Aires, Academia Argentina de Letras, 1994.
Pánax. “Con L. V. López contra los inmundos y asquerosos salvajes unitarios E. Zola y Cía”. El Diario, 12-13 nov. 1882, p. 1.
Pera, Celestino. “Carne cruda... ¡Proh pudor!”. Artes y Letras, vol. 1, n.º 6, 8 ene. 1893, pp. 88-93.
Prieto, Adolfo. El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna. Buenos Aires, Siglo XXI, 2006.
“Redacción”. El Álbum del Hogar, vol. 5, n.º 3, 13 ag. 1882, pp. 17-8; vol. 5, n.º 4, 20 ag. 1882, p. 25.
Romagnoli, Alejandro. “La emergencia de la crítica literaria en Argentina y el debate en torno al naturalismo: las lecturas de Martín García Mérou (cocottes, Miguel Cané y novela nacional)”. Cuadernos del CILHA, n.º 36, 2022, pp. 1-22, https://doi.org/10.48162/rev.34.048
Salto, Graciela Nélida. “El efecto naturalista”. Historia crítica de la literatura argentina, dirigido por Noé Jitrik, Historia crítica de la literatura argentina: La crisis de las formas, vol. 5, dirigido por Alfredo Rubione, Buenos Aires, Emecé, 2006, pp. 129-49.
Sam Wall. “¡Ese señor Zola!”. El Diario, 11 nov. 1882, p. 1.
Schiaffino, Eduardo. La pintura y la escultura en Argentina (1783-1894). Buenos Aires, Ediciones del autor, 1933.
Schlickers, Sabine. “La batalla naturalista en Buenos Aires”. El lado oscuro de la modernización: Estudios sobre la novela naturalista hispanoamericana. Vervuert, Iberoamericana, 2003, pp. 104-18.
“Sonatas. ¡Siempre Zola!”. Artes y Letras, vol. 1, n.º 39, 29 oct. 1893, pp. 621-4.
“Sueltos”. El Álbum del Hogar, vol. 5, n.º 2, 6 ag. 1882, pp. 13-4.
Starobinski, Jean y Bruno Braunrot. “On the Fundamental Gestures of Criticism”. New Left History, vol. 5, n. º 3, 1974, pp. 491-514.
Tamini, Luis B. “El naturalismo”. La Nación, 9 may. 1880, p. 1; 12 may. 1880, p. 1; 13 may. 1880, p. 1; y 14 may. 1880, p. 1.
Zola, Émile. Carta a Antonio Argerich. La República, 10 nov. 1882, p. 1.
Zola, Émile. Carta a Antonio Argerich. El Diario, 10 nov. 1882, p. 1.
Zola, Émile. Le roman expérimental. Sixième édition. Paris, G. Charpentier et Cie, Editeurs, 1887.
Zola, Émile. El naturalismo. Selección, introducción y notas de Laureano Bonet, traducido por Jaume Fuster, Barcelona, Ediciones Península, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada “Atribución - No Comercial -CompartirIgual CC BY-NC-SA”, por meio da qual é permitido copiar, reproduzir, distribuir, comunicar publicamente o trabalho e gerar trabalhos derivados, desde e quando o autor original é citado e reconhecido. No entanto, você não tem permissão para usar o trabalho ou seus possíveis trabalhos derivados para fins comerciais. os/as autores/as devem aderir à licença Creative Commons 4.0 denominada "Atribuição - Não Comercial-CompartilhaIgual" (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a cópia, reprodução, distribuição, comunicação pública da obra e criação de obras derivadas, desde que a autoria original seja citada e reconhecida. No entanto, não é permitido utilizar a obra nem suas possíveis obras derivadas para fins comerciais. Além disso, os/as autores/as cedem à Anclajes os direitos para a publicação de seus textos, mantendo, no entanto, sua propriedade intelectual. Isso significa que a publicação não retém os direitos de reprodução ou cópia (direitos autorais), permitindo que as pessoas responsáveis pela autoria possam disponibilizar as versões finais e divulgá-las em repositórios institucionais, temáticos, páginas pessoais na web ou qualquer outro uso relevante, desde que a fonte original de publicação seja mencionada.